Páginas

domingo, fevereiro 08, 2009

Daviz no seu segundo mandato na Beira

Escrito por Francisco Raiva

Outro Simango tomou posse na manha de ontem para o segundo mandato na cidade da Beira. A praça do município da Beira foi pequena para acolher os milhares de Beirenses que foram testemunhar a investidura de Daviz Simango.

Nem a chuva que tem estado a cair nos últimos dois dias na cidade da Beira impediu que a moldura humana acorresse a praça do município da Beira para assistir in-loco a cerimónia de empossamento de Daviz Simango que teve imensas dificuldades para prestar juramento como edil da cidade devido ao barulho ensurdecedor dos munícipes que o aclamavam.

Depois da assinatura da declaração do compromisso de honra, Daviz Simango dirigiu-se aos Beirenses prometendo muito trabalho.

Por sua vez, o ministro de Administração estatal, Lucas Chomera, mostrou-se igualmente satisfeito pelo comportamento dos Beirenses, que por suas palavras, mostraram que em Moçambique é possível instalar-se uma verdadeira democracia.

A investidura de Daviz Simango coincidiu com o seu aniversário. Precisamente hoje o edil da Beira completa 45 anos de vida, facto que tornou a festa mais animada com corte de bolo e champanhe pelo meio.

Individualidades presenciam empossamento de Daviz

Várias figuras da arena política religiosa e cultural marcaram presença na cerimonia da investidura de Daviz Simango. A Renamo mais uma vez pautou pela ausência.

A liderança da Renamo a nível da cidade da Beira preferiu ausentar-se da cerimónia de tomada de posse de Daviz Simango para o seu segundo mandato em frente à edilidade da cidade da Beira. Todavia, Maria Moreno, chefe da bancada parlamentar da Renamo na Assembleia da República e alguns deputados e membros desta formação estiveram presentes.

A outra figura de destaque no encontro foi o Arcebispo da Beira, Dom Jaime Pedro Gonçalves, que agradeceu os feitos do edil no mandato anterior e prometeu muita ajuda.

Fonte: O País Online

4 comentários:

  1. Thanks pelo update ... vai ser interessante ver o desenrolar do conflicto interno na Renamo e a consequente consolidacao da democracia em Mocambique ... a Moreno esta a mostrar independencia de pensamento, o que eh muito positivo

    ResponderEliminar
  2. O povo da Beira sempre foi muito unido. Eles quando entendem que 'uma coisa e assim, ou que esta errada, nao se calam, juntam-se e lutam pelos seus ideiais'
    , o que e de se aplaudir, pois mostram que estao preparados para lutar pela democracia em Mocambique. Nao me admira o facto da lideranca da Renamo nao ter estado presente, o contrario seria mesmo de admirar. Parabens a M. Moreno por mostrar ter 'personalidade' e de nao ser 'Maria vai com as outras', mas pode ser que sofra represalias ou que seja 'punida por indisciplina'. Maria Helena

    ResponderEliminar
  3. De princípio não entendo porque alguns preferem continuar a zangar-se com Daviz. O muito interessante é que Daviz continua humilde e mesmo Afonso Dhlakama estaria na mesa de honra se fosse para Beira.

    ResponderEliminar
  4. Zangam-se com o Dviz devido ao seu sucesso, muitos gostaria de ve-lo fracassar, o Dhlakama é um deles... mas não há como mudar o curso do rio, o Daviz soma e segue, ainda assistiremos a muitas victoras deste humilde mas carismatico e grandioso homem. Bem haja Daviz!

    ResponderEliminar