Although the majority of the inhabitants of the temporarily occupied Ukrainian peninsula continue to support Putin's actions and aggression against their real homeland, something has gradually begun to dawn on many. In addition, those Crimeans who have never been for the occupation became more active. Leia mais
Páginas
quinta-feira, maio 12, 2022
sábado, maio 07, 2022
Como o mundo respondeu o apelo das ONU à ajuda a Mocambique
Mocambique aplicando as sancões contra o regime de Ian Smith
Há quem pensa que sanções começaram agora contra o regime de Putin, porém, em 1965 sob proposta do governo britânico a ONU impôs sanções contra Rodésia do Sul quando Ian Smith declarou unilateralmente, a independência da Rodésia do Sul e com um governo racial, isto é de brancos, rejeitando a exigência do governo britânico por um governo multirracial.
2. Num Moçambique independente, em 1976,
o governo moçambicano decidiu, com todos os riscos, aplicar efetivamente as
sanções contra a Rodésia do Sul tendo contudo, custado uma perca que em 1984 se
estimava-se em cerca de 556 milhões de dólares ou como o Conselho
Económico e Social das Nações Unidas, estimou, foi uma perca entre £70.000.000
e £82.000.000.
As Nações Unidas fizeram um apelo para ajuda económica de Moçambique e alguns países responderam ao apelo, só que no geral a sua contribuição foi muito insignificante para reparar os danos causados. Foi neste contexto que em 1979 os países capitalistas avançados [leia-se países ocidentais] providenciaram 70,6 milhões de dólares ou seja 24,7% de toda a assistência prestada, a Escandinávia [ainda de países ocidentais] o equivalente a 50,5%, os Estados Árabes a cerca de 23,2% e os países socialistas cerca de 0,3% do total.” (Fonte: Joel Neves Tembe, Cadernos de História de Moçambique, 1, 2011,)