domingo, junho 30, 2013

Encontro entre Armando Guebuza e Afonso Dhlakama

Um provável encontro entre Armando Guebuza e Afonso Dhlakama será na próxima semana. 

Fonte: Rádio Mocambique, edicão das 14:00 horas

Adenda (AIM):

PRESIDENTE GUEBUZA DISPOSTO A REUNIR-SE COM O LÍDER DA RENAMO

30-06-2013 13:55:17

Maputo, 30 Jun (AIM) – O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, está disposto a reunir-se com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, num encontro que deverá ocorrer próxima semana na capital do país, Maputo. 

O facto foi anunciado no princípio da tarde de hoje, no palácio presidencial, em Maputo, pelo Conselheiro e Porta-Voz do estadista moçambicano, Edson Macuácua.

sábado, junho 29, 2013

Mulheres vítimas de assédio sexual nos chapas: “Ninguém é de ninguém”

Pouco se fala do problema, mas as mulheres são assediadas sexualmente nos transportes públicos. Os homens tocam-nas e apalpam-nas. “Lá dentro ninguém é de ninguém, é o que dizem os homens”, afirma Felismina Zandamela, que se encontra no terminal do transporte da Praça dos Combatentes, vulgo Xiquelene.

Maria de Lurdes, à espera do transporte no mesmo local, acrescenta: “Os my love (carros de caixa aberta que transportam passageiros) ajudam, mas também são desconfortáveis para nós as mulheres, que não usamos calças. Os homens tocam-nos, abraçam-nos, como se fôssemos suas esposas”. Carlota Tembe nunca viajou num my love, mas garante que o desconforto não só acontece naqueles carros de caixa aberta, mas também no transporte público (EMTRM).

“Aquele TPM estava cheio, mas é o único que me leva ao destino, e já eram 19 horas. Tive que apanhar, mas arrependi-me”, conta. “Nem conseguia ver o homem que estava atrás de mim, só sentia o seu suor, e ele deslizava a mão no meu corpo, até nas minhas nádegas ele tocou, e quando eu reclamava ele dizia que não tinha culpa, o chapa é que estava muito cheio”. Paulo Timana, gestor de projectos da Associação Nacional da Rapariga (ANARA), concorda: “Os homens aproveitam-se do facto de o carro estar lotado e encostam-se, abraçam e tocam nelas”.

A ANARA e a Associação Rede para Advocacia e Lobby Social Uthende (RUTH), realizam campanhas pela não-violência contra as mulheres nos transportes em Maputo e Matola. No Primeiro de Maio, Dia do Trabalhador, marcharam com cartazes que diziam Não ao assédio à rapariga no acesso ao transporte. Ler mais

PRESIDENTE GUEBUZA CONFERENCIA COM MEMBROS DO OBSERVATÓRIO ELEITORAL

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, recebeu hoje, numa audiência ocorrida em Maputo, os membros do Observatório Eleitoral (OE) com os quais reflectiu sobre a segurança neste país que se prepara para acolher, a 20 de Novembro próximo, as quartas eleições autárquicas. 

Dinis Matsolo, membro desta organização da sociedade civil moçambicana, disse que no encontro foi feita uma abordagem sobre a ‘situação de insegurança’ que se vive no país e as possíveis saídas para a solução deste mesmo problema que pode por em causa este exercício democrático.

sexta-feira, junho 28, 2013

Dhlakama diz estar disponível para encontro com Guebuza

A Renamo manifestou a disponibilidade do seu líder, Afonso Dhlakama de manter um encontro com o Presidente Armando guebuza para se alcançar um acordo político para pôr um ponto final da tensão política que se vive no país nas últimas semanas.

A vontade de Dhlakama foi expressa hoje em Maputo pelo porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, num encontro com jornalistas.

FIR é vigilante da Frelimo

Por Edwin Hounnou

Tomás Vieira Mário, comentador do programa televisivo da stv, Pontos de Vista, disse, na noite de domingo, 23 de Junho, que a Força de Intervenção Rápida, FIR, portou-se bem por não ter distribuído chicotadas e por não ter efectuado prisões aos manifestantes de repúdio aos ataques de supostos homens da Renamo, no troço Muxúnguè/Rio Save, no sábado, dia 22 de Junho. Constitui uma tentativa de enganar a opinião pública porque a FIR não teria permitido se essas manifestações tivessem sido convocadas pela oposição. Embora tivessem participado das manifestações líderes religiosos, elas foram convocadas, organizadas e dirigidas pelo partido governamental, por isso mesmo, a FIR não iria ferrar a mão ma quem lhe dá salários.

STAE recenseou apenas 35 por cento dos potenciais eleitores em todo o país

Dos três milhões, quatrocentos e noventa e cinco eleitores previstos, o STAE recenseou apenas um milhão, duzentos e quarenta e quatro mil e quinhentos e vinte nove eleitores.
O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) ainda está longe de atingir as metas do processo de recenseamento eleitoral. A cifra de registos ainda está muito abaixo dos 50 por cento.Dos três milhões, quatrocentos e noventa e cinco eleitores pre­vistos, o STAE recenseou apenas um milhão, duzentos e quarenta e quatro mil e quinhentos e vin­te nove, o que representa 35 por cento.

quinta-feira, junho 27, 2013

Somos carne de canhão


As negociações já duram há alguns meses. Por aquilo que se vê, a velocidade é mínima e o ritmo para alcançar consensos desarticulado. Numa primeira fase, fez-se uma trabalho de charme para dar a entender que no Indy Village estava a ser discutida uma solução para o país. No entanto, o que veio a acontecer nos últimos dias é algo que esvazia o sentido e a pertinência dos encontros e que indica estar-se perante uma farsa, cuja arquitectura visa entreter os moçambicanos.
Civis morreram e ninguém, salvo as acusações avulsas e a detenção de inválidos mentais, explica aos moçambicanos do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico o que está a acontecer com o país. Portanto, deixou-se a soberania praticamente ao arbítrio dos dois ex-beligerantes?
Constitui, no mínimo, obrigação do Governo usar todo Ler mais

Em Nacala-Porto apenas 17 por cento

De acordo com o director do STAE em Nacala-Porto, Antoninho António,  volvido um mês após o início do processo, apenas 26 mil eleitores se recensearam, dos 150 mil previstos - 17 por cento.

Governo de Moçambique envia tropas para combater ameaças da Renamo nas provincias

Cerca de meio milhar de tropas chegaram na manhã de hoje a cidade da Beira, onde os residentes queixam-se de insegurança que a presença militar está colocar a região.

Na cidade da Beira no centro de Moçambique a população diz preocupada com pânico gerado com a presença de centenas de homens armados que chegaram hoje aquela cidade.

Líder associativo critica as mobilizações de protestos da Frelimo contra a Renamo

Presidente da Associação Cristo Rei, considera que a liberdade com a qual o partido no poder protesta contra alegados actos da Renamo no centro do país, devia ser observada noutros momentos, e dá exemplos

O Presidente da Associação Cristo Rei que tem vindo a trabalhar com as camadas mais desfavorecidas na Província Moçambicana de Nampula, Mendes Fanito, lançou hoje duras criticas contra o Partido Frelimo por aquilo que chamou de incitar o povo a mostrar o seu repúdio contra os ataques no centro do país.

Mensagem ao Presidente da República e ao Presidente da Renamo em Repúdio da Ameaça à Paz

A Comissão Nacional dos Direitos Humanos tem acompanhado atentamente às situações em torno do diálogo entre o Governo de Moçambique e a Resistência Nacional de Moçambique (RENAMO).

Reconhecendo a sensibilidade da situação e das matérias em diálogo, a Comissão acredita que as parte possuem todas as capacidades necessárias para que se chegue a uma solução que beneficie a nação moçambicana. É nossa convicção que o diálogo deva sempre prosseguir até que se encontre uma solução nobre.

Mentir é feio! (repetição)

A lista de puxa-sacos vai ficando longa

( Edwin Houinnou, Tribuna Fax, 26/08/09 )

Por Edwin Hounnou

No programa da Rádio Moçambique, “Esta Semana Aconteceu”, de 22 de Agosto, em que pontificavam como comentadores o jornalista Gustavo Mavie, director da Agência de Informação de Moçambique, e o jurista Carlos Jeque, funcionário do Banco de Moçambique. O tema em discussão era se tem ou não razão os que dizem que, no Estado, a indicação para cargos de chefia obedece a critérios políticos, portanto, discriminatória.
Disseram que não, enquanto a nomeação se baseia na militância partidária e não em função da capacidade técnico-científica. Há pessoas sem qualidades técnico-científicas ocupando altos postos de direcção pelo facto da sua militância no partido governamental. Conhecem-se técnicos bem qualificados, mas, a vegetar por não puxarem pela Frelimo.  Leia o texto e comentário aqui.

quarta-feira, junho 26, 2013

MDC prevê vitória “esmagadora” sobre ZANU-PF

De acordo com o “The Standard”, citado pelo “News24”, Tsvangirai disse aos seus simpatizantes, durante um comício em Bubi, província da Matabelelândia, no fim-de-semana, que as eleições não irão originar uma outra coligação governamental, uma vez que o seu partido estava a contar com uma vitória retumbante. “O

Presidente exonera CEMGFA e mantém vice da Renamo

O Presidente exonerou, esta quarta-feira, o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CMGFA), Paulino Macaringue, e reconduziu o vice-CEMGFA, Olímpio Cambona, que entrou no exército oriundo da antiga guerrilha da Renamo, principal partido da oposição.
Em comunicado enviado à imprensa, a Presidência anuncia que Armando Guebuza nomeou o general do Exército Graça Chongo para o cargo de CEMGFA.
Paulino Macaringue e Olímpio Cambona tinham os seus mandatos expirados desde 20 de Março último, porque foram nomeados para a função a 20 de Março de 2008, para um exercício de cinco anos.

Posição de Eduardo Mulémbwè segundo o Canal de Mocambique

“honestidade” no diálogo entre Governo e Renamo

“Todo o moçambicano de bom senso vê para aquilo que acontece como sinal de algo que não está bem no nosso País”.  
“... Cada uma das partes deve saber perder para que dessa morte possamos ressuscitar todos. É preciso um diálogo franco e honesto, para que o povo volte a sentir a paz”

Fonte: Canalmoz – 26.06.2013 

Joaquim Chissano segundo o Canal de Moçambique


"Devemos reforçar as nossas relações de cidadãos irmanados do Rovuma ao Maputo. E para que isso aconteça, é importante que cada um se prepare internamente para poder levar este combate que na minha opinião considero difícil porque uma pessoa que se sente ofendida a sua tendência é de atacar as outras pessoas quer por vias de palavras ou por outras acções agressivas. Mas, quem souber conter sua ira, raiva ou insatisfação pode encontrar formas de melhor resolver os problemas que o aflige”

Fonte: Canal de Mocambique - 26.06.2013

terça-feira, junho 25, 2013

PR moçambicano determinado em dialogar com líder da Renamo para resolver crise

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, assegurou hoje que "o Governo permanece firme na sua determinação de, pela via de diálogo, encontrar resposta" à crise político-militar que, nos últimos dias, causou a morte de 10 pessoas em Moçambique.
Falando aos jornalistas na Praça dos Heróis, à margem da cerimónia dos 38 anos da independência de Moçambique, Armando Guebuza disse que "nunca" recusou falar com o presidente da Renamo (oposição), Afonso Dhlakama, para ultrapassar o clima de insegurança que se vive no país.

"Ele é que se escapa sempre", disse Armando Guebuza, reconhecendo a "complexidade do diálogo".

"Nunca recusei falar com o presidente da Renamo, ele é que se escapa sempre. Eu estive dois anos em Roma (como mediador do Governo da Frelimo, que resultaram no Acordo Geral de Paz, em 1992) e tive paciência", afirmou.

Frases


Igreja Católica propõe que diálogo seja entre Guebuza e Dhlakama

O Governo já reagiu à proposta da Igreja Católica. Gabriel Muthisse, membro da delegação do governo no diálogo com a Renamo, disse que o envolvimento de outras figuras dependerá do evoluir do diálogo.

A Igreja Católica em Moçambique defende que o actual modelo de negociações entre o Governo e a Renamo não é eficaz. O bispo auxiliar em Maputo, João Nunes, diz que as negociações devem ser lideradas pelos presidentes da República, Armando Guebuza, e da Renamo, Afonso Dhlakama.

segunda-feira, junho 24, 2013

Diálogo Governo-Renamo

Agora reporta-se sete mortos das forças militares do Governo

Maputo (Canalmoz) - O Governo acaba de confirmar o ataque militar desta manhã, desta vez contra um cortejo militar, que ocorreu no troço entre Rio Save e Inchope.

Marcha da Paz


Transporte de passageiros suspenso em comboios do centro de Moçambique devido à insegurança

A empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) anunciou hoje a suspensão da circulação de comboios de passageiros na província de Tete, centro de Moçambique, devido à insegurança que se vive na região.
Três pessoas morreram e seis ficaram feridas, na sequência de ataques perpetrados na última sexta-feira por alegados homens armados da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), o principal partido da oposição.

Direcção da Comissão dos Profissionais de Saúde destitui Baú

Adolfo Baú que tomou unilateralmente a decisão de levantar a greve foi destituido de porta-voz da Comissão dos Profissionais de Saúde Unidos (CPSU.
A direcção da Comissão dos Profissionais de Saúde Unidos denuncia actos de intimidação através de processos disciplinares, cortes de salário na ordem de 50 por cento, retirada do direito a férias. Ler mais (O País)

domingo, junho 23, 2013

Governo abate o elo mais fraco

Por Edwin Hounnou

A prisão pela polícia, a 21 de Junho corrente, do brigadeiro Jerónimo Malagueta, Deputado da Assembleia da República e chefe do Departamento de Informação do partido Renamo, por, apenas, ter lido a mensagem do seu partido a anunciar que vai fechar a circulação de viaturas no troço Rio Save/Muxúngue, em Sofala e a linha de Sena, através da qual é evacuado o carvão de Moatize para o Porto da Beira, é uma atitude cobarde do governo que mete a cabeça na areia, como faz uma avestruz apavorada, para não ter que enfrentar os graves problemas por que o país passa. Esta postura é pouco digna do governo de Armando Guebuza compara-se a búfalo ferido, que destrói tudo quanto lhe apareça pela frente.

Assalto à cadeia de Inhambane

Homens desconhecidos invadiram cerca das 12h a cadeia provincial em Inhambane provavelmente para libertar os seus comparsas.
Roubaram uma viatura e fugiram.
Houve tiroteio e viveram se momentos de pânico. Houve pelo menos um morto e feridos.
A policia como sempre chegou tarde e os bandidos fugiram.

Fonte: grupo Sou Mocambicano (facebook)

PETIÇÃO A FAVOR DA PAZ (Não contra quem quer que seja)

É esta petição dirigida aos Presidentes da República de Moçambique Armando Emílio Guebuza e do Partido RENAMO, Afonso Dlakhama para que de imediato e sem pré-condições se encontrem, discutam o que têm a discutir e, de uma vez por todas, sem vencidos ou vencedores, seja o POVO MOÇAMBICANO a ganhar. A ganhar uma PAZ definitiva que o AGP parece ainda não ter trazido. Ler mais

sábado, junho 22, 2013

Opinião de Machado da Graça

Marco do Correio...

"Bom dia,
Espero que estejas bem, meu amigo, que é má hora para ir parar ao hospital. Eu estou bem,felizmente.
Mas cada vez a ver as coisas piorarem neste nosso país. Durante uns tempos ouvimos críticas que diziam que, enquanto o país estava mergulhado na greve dos profissionais da Saúde, o Chefe de Estado andava a passear pelo Oriente.
Só que ele voltou e foi visitar o Hospital Central de Maputo. E falou. Mas o que ele disse foi pior do que se tivesse continuado a sobrevoar o Mar da China.
Em resumo, ele disse que os grevistas estão a querer dar ordens e, pior do que isso, a querer dar ordens aos chefes.

Manifestação da Frelimo "Não a guerra"

Em Moçambique, académicos pedem ao Governo para que apoie os esforços de diálogo


RAMOS MIGUEL - MAPUTO — Em Moçambique, académicos pedem ao Governo para que se humilhe pelo povo e apoie os esforços de diálogo e faça a sua parte para acabar com o sofrimento do povo, por causa de ataques como os de Muxungoe e Dondo, na provincia de Sofala.

Os ataques atribuidos à Renamo

Os ataques atribuídos à Renamo podem ter sido a obra das Forças Governamentais para justificar a prisão de Malagueta (Video)

sexta-feira, junho 21, 2013

Com que moral a Frelimo organiza uma manifestação!

Uma manifestão de manipulacão. Foi por isso que questionei. A Frelimo é um dos beligerantes neste conflito. Que moral ela tem para convocar uma manifestacão contra utro beligerante? Será que a Renamo terá o mesmo direito de organizar uma manifestacão contra os ataques da Frelimo?
Mocambicanos, digamos que não queremos manipulacão!

Eis:


Maputo, 21 jun (Lusa) - A Frelimo, partido no poder em Moçambique, convocou para sábado uma manifestação em Maputo, "de repúdio pelos ataques da Renamo", maior partido da oposição, que esta semana ameaçou impedir a circulação no centro do país.

Hoje, um ataque atribuído a ex-guerrilheiros da Renamo, mas ainda não reivindicado pelo maior partido da oposição em Moçambique, alvejou um autocarro e um camião, tendo ficado ferida uma passageira.

A manifestação, que percorrerá alguma das principais artérias da capital moçambicana, foi convocada por mensagem telefónica pelo dirigente da Frelimo que habitualmente divulga junto dos jornalistas as iniciativas do partido.

RENAMO CONFIRMA DETENÇÃO DE JERÓNIMO MALAGUETA

A Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, confirmou a detenção de Jerónimo Malagueta, ocorrida na manhã de hoje, em Maputo, membro desta força política, que anunciou, na última quarta-feira, a intenção de interditar a circulação normal de pessoas e bens ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN1), entre o Rio Save e Muxúnguè. 

A medida foi interpretada em vários círculos de opinião da sociedade como uma “declaração de guerra”, aliás na própria conferência de imprensa Malagueta foi questionado se a decisão da Renamo não constituía coisa igual, pergunta que ele declinou responder.

No entanto, na conferência de imprensa havida esta manhã, Rahil Khan, Coordenador Político da Renamo para a Região Sul, disse que Malagueta foi detido a saída de casa na zona cimento da cidade, por homens não identificados que o levaram a Polícia de Investigação Criminal (PIC).

Chefe do departamento de informação da Renamo detido

O chefe do Departamento de Informação da Renamo, principal partido da oposição moçambicana, foi detido na madrugada de hoje, aparentemente na sequência das ameaças que o movimento proferiu na quarta-feira, disse hoje à Lusa o porta-voz do partido.
Jerónimo Malagueta, que tem a patente de brigadeiro, anunciou em conferência de imprensa na quarta-feira que a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) iria recorrer aos seus homens armados, para impedir a circulação rodoviária e ferroviária no centro do país, contra uma alegada concentração do exército nas antigas bases militares do movimento, onde o seu presidente, Afonso Dhlakama, se reinstalou em finais do ano passado.
Em declarações hoje à Lusa, o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, afirmou que Jerónimo Malagueta foi levado hoje da sua residência em Maputo pela polícia, para o comando da corporação.
"Não restam dúvidas de que a sua detenção está relacionada com as declarações que fez na quarta-feira", afirmou o porta-voz da Renamo.

De Guebuza a Museveni - os perigos da Escola de Dar Es Salam para a Democratizacao de Africa

Por Manuel de Araújo

De visita de trabalho a alguns municípios da África Oriental sou bafejado por quatro noticias que me preocupam! Alias que preocupam a qualquer moçambicano  Estamos a falar do assalto ao Chefe do Estado Maior das Forcas Armadas (e consequente perda de um computador e de três pistolas), a perseguição dos médicos grevistas mesmo depois de terem parado com a greve, o anuncio de quase retorno a guerra pela liderança de Renamo e a continuação das avarias propositadas no recenseamento eleitoral. A somar a estas inquietantes e para contrastar com a 'Paz de Kigali', recebo no meu celular a noticia do espancamento do meu colega e amigo, Erias Lukwago, Presidente do Município de Kampala a semelhança dos espancamentos que o actual Primeiro Ministro do Zimbabwe, Morgan Tsvanguirai recebeu há alguns anos atrás  Estas noticias, que parecem separadas parece terem algo em comum - A escola politica de Dar es Salam, onde tanto Guebuza, Mugabe como Museveni beberam a 'arte da violência'! 

Ha dois meses reportei neste blog algo estranho - a realizacao de uma conferencia de governos locais da Commonwealth em Kampala, sem que Erias Lukwago, o Presidente do Municipio de Kampala, a cidade anfitria, fosse convidado! como e que uma organizacao do calibre da Commonwealth pode cometer uma 'gaffe' destas? Ler mais

Renamo faz um ferido ao atacar um camião e um autocarro

Ex-guerrilheiros da Renamo atacaram hoje de manhã um autocarro de passageiros e um camião de carga na região de Machanga, Sofala, centro de Moçambique, e fizeram um ferido, confirmou à agência Lusa fonte governamental.

Arnaldo Machowe, administrador do distrito de Chibabava, disse que elementos da oposição Resistência Nacional de Moçambique (Renamo) "metralharam" um autocarro da empresa transportadora Etrago, que não terá obedecido a ordens para parar, e um camião de carga, que ficou imobilizado.
Esta é a segunda vez que um autocarro da empresa Etrago é atacado pela Renamo, depois de um outro incidente em abril, de que resultaram 10 feridos.
Fonte: SAPO - 21.06.2013

quinta-feira, junho 20, 2013

A União faz a Força


Para que serve o Conselho Nacional de Defesa e Segurança?

No país temos um órgão de estado denominado por Conselho Nacional de Defesa e Segurança, cujos membros são indicados pelos partidos representados na Assembleia da República segundo a proporcionalidade e dois pelo Presidente da República e empossados este (Presidente da República).

1) Os acontecimentos dos últimos meses e sobretudos dos últimos dias relativos à questão de defesa e segurança nacional, não são suficientes para a reunião daquele órgão?
2)  Essa reunião não facilitaria um frente à frente entre o Governo, a Frelimo e a Renamo?
3)    Qual é a função concreta deste órgão?

Governo envia contingente militar ao Centro do País

*Ultima hora*Última hora*Última hora

Maputo (Canalmoz) - Um contingente militar está a caminho do Centro do País provavelmente para responder de forma armada à tensão política que se vive.
O Canalmoz deparou-se com uma coluna de viaturas militares aparentemente novas, que seguiam em direcção ao Rio Save levando uma média de 30 militares cada. São ao todo 15 Ler mais 

Acontecimentos de Savane - Comunicação da Renamo



Orador: Brigadeiro Jerónimo Malagueta
Funções: Chefe do Departamento de Informação
Data: 19 de Junho de 2013

Prezados e estimados jornalistas, parceiros inestimáveis da nossa acção política, convidámo-los para vos alertar que o país está doente.

O nosso Moçambique está enfermo pelos maus tratos infligidos pelo partido FRELIMO e seus dirigentes que adoptam políticas de exclusão económica, política e social, o que descamba num descontentamento generalizado, fragmentando-o, por consequência.

O país caminha vertiginosamente para o abismo, com sinais apocalípticos que urge ser travado para evitarmos uma hecatombe. A RENAMO, precursor da democracia multipartidária, sente-se na obrigação de se posicionar na linha da frente para salvar o país. Os pronunciamentos dissonantes da nomenclatura do partido no poder aliados a algumas acções práticas no terreno convocam a RENAMO para pôr travão aos camaradas que perderam o norte e pretendem arrastar o país para o abismo.

“É vergonhoso e injusto instalar o medo e descontentamento na Função Pública”

A Liga dos Direitos Humanos (LDH) e a Associação Médica de Moçambique (AMM) emitiram, ontem, uma “nota de imprensa” a exigir ao Governo o fim de represálias contra os médicos pelo exercício do direito fundamental à greve. As duas organizações consideram “vergonhoso e injusto instalar o medo e descontentamento na Função Pública”.

Declarações da Renamo geram preocupação

DOM DINIS SENGULANE

Este acontecimento chama atenção aos que estão envolvidos no diálogo entre o Governo e a Renamo, para que acelerem as suas acções e façam as suas palavras mais audíveis do que esta audibilidade das armas (...). Que os passos dados sejam mais visíveis e rápidos neste diálogo, de modo a que o povo moçambicano sinta que estamos a caminhar para a paz.

Novas locomotivas para Corredor do Norte

O Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN) acaba de adquirir sete locomotivas, doze carruagens de primeira a terceira classes, no âmbito dos seus projectos de investimentos com vista a aumentar a sua capacidade operacional, assim como reduzir os custos de aluguer de equipamentos para a ferrovia, num montante estimado em pouco mais de 14 milhões de dólares americanos.

O director de operações da comissão executiva do CDN, Luiz Martins, falando ontem em conferência de imprensa disse que todo o material circulante que ainda integra dois carros geradores (post car) foi adquirido em Durban, na vizinha África do Sul e que cada carruagem, que está climatizada, com água corrente nos lavabos e com um sistema de som, tem capacidade de 88 lugares.

Este material que adquirimos, apesar de ter passado por um processo de recuperação em alguns aspectos, o conforto e a segurança dos passageiros foi acautelado. Aliás, o investimento que fizemos partiu da percepção que tivemos de que o serviço que prestamos precisava de melhorar”, observou Martins.

quarta-feira, junho 19, 2013

Frase


Lucilia Hama saiu em defesa do Comandante da PRM, em Sofala que havia dito que os ataques havido em Savane



Fonte: aqui

Reflectindo: As declarações da Lucília Hama são interessantes. Eu não chamaria de sair em defesa do comandante da PRM, mas diluir a função duma instituição do Estado e declarar as células partidárias como as que devemos questionar sobre as questões de segurança no país.

Acontecimentos de Savane - Comunicação da Renamo

Orador: Brigadeiro Jerónimo Malagueta
Funções: Chefe do Departamento de Informação
Data: 19 de Junho de 2013
Prezados e estimados jornalistas, parceiros inestimáveis da nossa acção política, convidámo-los para vos alertar que o país está doente.
O nosso Moçambique está enfermo pelos maus tratos infligidos pelo partido FRELIMO e seus dirigentes que adoptam políticas de exclusão económica, política e social, o que descamba num descontentamento generalizado, fragmentando-o, por consequência.
O país caminha vertiginosamente para o abismo, com sinais apocalípticos que urge ser travado para evitarmos uma hecatombe. A RENAMO, precursor da democracia multipartidária, sente-se na obrigação de se posicionar na linha da frente para salvar o país. Os pronunciamentos dissonantes da nomenclatura do partido no poder aliados a algumas acções práticas no terreno convocam a RENAMO para pôr travão aos camaradas que perderam o norte e pretendem arrastar o país para o abismo. Ler mais

Moçambique importa equipamento militar

Chegou ao país, através do porto de Maputo, na semana passada, uma quantidade considerável de equipamento bélico importado pelo Ministério da Defesa Nacional. A caravana militar agitou sobremaneira os populares da cidade de Maputo, mormente os da baixa da cidade que puderam testemunhar um autêntico desfile da nova capacidade de combate do país.

CFM "não vai parar circulação" face às ameaças da Renamo

A empresa CFM, que gere as ferrovias moçambicanas, afirmou hoje que o trânsito ferroviário vai continuar no centro do país até "ordens em contrário do Governo", face às ameaças da Renamo de paralisar a via.
A Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) declarou hoje que, a partir de quinta-feira, vai impedir a circulação ferroviária e rodoviária no centro do país, para travar um alegado "movimento belicista" do Governo.

Quanto custa o aluguer de um helicóptero a África do Sul?

Dentro da África do Sul aluguer de helicóptero custava 10.000 rand por hora, deslocando os mesmos para Moçambique custava acerca de 2.500 usd/hora há 2 anos (2011). 

2mil dolares so sao equivalentes a 60.000mtx5helicopteros=300.000mt por hora. 

Fonte: aqui

Em Niassa


Ex-ministro dos Transportes sai hoje da cadeia

António Munguambe, ex-ministro dos Transportes e Comunicações, vai sar da cadeia, esta quarta-feira, a qualquer momento, avança o jornal O País. Munguambe condenado a 4 anos de cadeia, no âmbito do chamado "caso Aeroportos", sai em liberdade condicional, por "bom comportamento", após ter cumprido dois anos.
Munguambe cumpriu a totalidade dos dois anos na cadeia civil. Recorde-se que em primeira instância, o juiz Dimas Marroa condenara Munguambe a 20 anos de cadeia, mas após recurso, o Tribunal Supremo reduziu para 4 anos.
De acordo com a página oficial do "O País", o ex-PCA dos Aeroportos, Cambaza, é o único réu que permanece na cadeia no "caso Aeroportos". Cambaza cumpre pena de 7 anos e deverá sair  no final do próximo ano, ou princípios de 2015, se estiver a demonstrar  também "bom comportamento"

Fonte: SAPO – 19.06.2013

Renamo ameaça impedir circulação no centro do país contra "movimento belicista" do Governo

A Renamo, principal partido da oposição do país, anunciou hoje que vai impedir, a partir de quinta-feira, a circulação ferroviária e rodoviária no centro do país, para travar um alegado "movimento belicista" do Governo.
Numa conferência de imprensa em Maputo, Jerónimo Malagueta, chefe do Departamento de Informação da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), rejeitou as acusações do Governo de que guerrilheiros do partido foram os autores do ataque, na segunda-feira, a um paiol na província de Sofala, centro do país, que resultou na morte de seis militares e ferimentos de outros dois.
"Os acontecimentos de Savane, ou por outra, o ataque ao paiol de Savane, não têm nada a ver com as forças de defesa e segurança da Renamo. O Governo e partido no poder sabem muito bem disso", garantiu Jerónimo Malagueta.

Início » Notícias » “O Brasil acordou mais forte hoje”, afirma Dilma sobre manifestações “O Brasil acordou mais forte hoje”, afirma Dilma sobre manifestações

Um dia após o país assistir à maior onda de protestos dos últimos anos, a presidentaDilma Rousseff afirmou, nesta terça-feira (18), que o “Brasil acordou mais forte hoje”. A presidenta parabenizou os cerca de 250 mil manifestantes que ontem ocuparam as ruas de 12 capitais. Dilma garantiu que o seu governo está “ouvindo as vozes pela mudança” e que compreende a transformação das necessidades da população.
“A grandeza das manifestações de ontem comprova a energia da democracia. [...] Devemos louvar o caráter pacífico dos atos públicos de ontem”, disse. Dilma falou sobre as manifestações em cerimônia no Palácio do Planalto para a assinatura do projeto de lei que institui o novo marco legal para a mineração no país. Ler maisL

terça-feira, junho 18, 2013

200 mil brasileiros protestam contra governo de Dilma

Duas centenas de milhares de  manifestantes que ocuparam as ruas das principais cidades do Brasil na passada segunda-feira, 17, mostrando-se contra os investimentos e algumas medidas que o governo de Dilma Rousseff tem tomado.

O Professor e o Aluno


Delegação da AR trocou experiências em matéria eleitoral na Suécia

O chefe da bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, que fazia parte numa delegação de deputados moçambicanos chefiada pela presidente da Assembleia da República manteve contactos com a sua contra-parte sueca em matéria ligada à realização de eleições, gestão de disputas políticas, entre outras. Durante visita à Suécia, Verónica Macamo, presidente da Assembleia da República, foi confrontada com questões ligadas ao sistema eleitoral e a resolução dos diferendos eleitorais.

segunda-feira, junho 17, 2013

Diálogo Governo e Renamo: Prevalece impasse sobre Lei Eleitoral

O Governo e a Renamo não conseguiram ultrapassar ontem o impasse em torno dos mecanismos de remessa à Assembleia da República das propostas colocadas à mesa do diálogo pelo maior partido da oposição sobre a legislação eleitoral.

Falando a jornalistas no final da sexta ronda de diálogo, o chefe da delegação governamental, o Ministro da Agricultura, José Pacheco, disse que a Renamo não entende que deve ser ela a levar as propostas ao Parlamento. Segundo afirmou, estranhamente, o processo do diálogo que mantém toda a cordialidade desde o princípio tem sofrido muitas interrupções.

Relatório de Execução Orçamental 2012: o que não informa ao cidadão?

Por Adriano Nuvunga
Análise

Introdução e Metodologia
Maputo (Canalmoz) - O presente documento apresenta uma análise efectuada sobre os dados e informações apresentadas nos Relatórios de Execução Orçamental (REOs) do Estado, correspondentes aos anos 2011 e 2012. Também efectua uma análise comparativa de alguns indicadores nos últimos 5 anos, servindo-se, em grande medida, dos dados e informações contidos nos REOs de 2008-2012, Conta Geral do Estado (CGE) 2009-2011, balanços do plano económico e social 2011-2012 e, em menor medida, dos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). A análise efectuada neste relatório tomou em conta o REO IV, 2012 que, apesar de ser publicado em Fevereiro e o seu conteúdo não ser mais detalhado como o da CGE (que é publicado em Maio), dá uma indicação do grau e tendência da execução orçamental anual. Ler mais

Centenas fogem de confrontos entre polícia e Renamo

Centenas de pessoas estarão a abandonar a zona de Savane, no centro de Moçambique, na sequência de confrontos registados a noite passada entre elementos da polícia e homens armados da Renamo, noticiou o canal de televisão STV.
Em declarações à Lusa, o porta-voz da Polícia da República de Moçambique na província de Sofala, Mateus Mazizé, confirmou a ocorrência de incidentes mas remeteu para mais tarde informações detalhadas sobre o caso.
Contactado pela Lusa, o porta-voz da Resistência Nacional de Moçambique (oposição), Fernando Mazanga, disse ter recebido essas informações "através dos jornalistas" e afirmou que está em contacto "com o interior" para saber o que aconteceu.

Fonte: LUSA – 17.06.2013

5 mortos e 2 feridos confirmados em assalto a Paiol na Linha de Sena

Renamo não reivindicou o ataque entre Savane e Muanza, ma tudo indica que se trata de uma operação dos seus homens armados

O Canalmoz acaba de confirmar que cerca das 03 horas da madrugada de hoje, homens armados atacaram um Paiol das FADM na estrada de Inhaminga, na província de Sofala para se apoderarem de armamento ligeiro e pesado ali armazenado. Fonte do Hospital Central da Beira confirmou ao repórter da Delegação do Canalmoz naquela cidade que deram entrada no banco de socorros, cinco mortos das forças militares do Governo e dois feridos graves.

O porta-voz do Hospital de Central da Beira que se identificou apenas como Jamal acrescentou que os mortos e feridos eram provenientes de Muanza, uma vila ferroviária na Linha de Sena que serve de escoamento ao carvão de Moatize, em Tete.

Em Muanza, a cerca de 80 quilómetros da Beira existe uma importante pedreira de calcário que é vital para o funcionamento. Ler mais

Filhos e enteados na Função Pública

Em Moçambique, os professores, agentes da Polícia da República de Moçambique e os profissionais da Saúde (médicos, enfermeiros e serventes) são os que menos ganham na Função Pública. Como justificação, o Governo alega que é o que o país está em condições de oferecer.
Porém, esta desculpa não foi acolhida pelos profissionais da Saúde, que estão em greve há mais de três semanas, ou seja, há 26 dias, o que veio agudizar a situação caótica que caracteriza o Sistema Nacional de Saúde.
As alegações do Governo caíram por terra na semana passada quando o diário O País publicou as tabelas salariais da Autoridade Tributária de Moçambique e das magistraturas Judicial e do Ministério Público, cujos funcionários são os mais bem pagos na Função Pública.
O agente da Polícia da República de Moçambique, o enfermeiro e o servente recebem como salário mínimo 3.366,00 Mt, 4.000,00 Mt e 2.500,00 Mt, respectivamente, valores que estão aquém do que entra nas contas dos colaboradores da Autoridade Tributária e das magistraturas. Ler mais

Ataque a Savane??

O administrador do distrito de Dondo confirma ataque, mas sem pormenores.

STAE preocupado... cria brigadas centrais de fiscalização dos postos

Os órgãos eleitorais continuam preocupados com a recusa de registo de alguns potenciais eleitores, mesmo apresentando Bilhete de Identidade (BI), cédula pessoal ou outros documentos nalguns postos de recenseamento. Felisberto Naife reconheceu que ainda persiste a interdição de pessoas de se recensear, mesmo apresentando os documentos exigidos por lei. Naife mostrou-se, igualmente, preocupado com o crescimento de casos de cidadãos que tentam recensear-se com documentos falsos.

Fonte: O País online - 17.06.2013

Cidade de Nampula em estado de abandono

Lixo, buracos e construções desordenadas tomaram conta da cidade

Os presidentes do Conselho e da Assembleia Municipal, vereadores, directores, chefes dos serviços e departamentos, incluindo fiscais, devem estar num “sono profundo” ou ausentes da cidade de Nampula, a seis meses do fim do seu mandato.

domingo, junho 16, 2013

MDM denuncia irregularidades no recenseamento

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), em Nacala, diz que o processo de recenseamento eleitoral está a ser caracterizado por várias irregularidades, das quais a duplicação de cartões e avaria constantes do equipamento informático. Aquele partido denunciou a existência de postos que funcionam nas residências dos secretários dos bairros.
Em conferência de imprensa com os órgãos de comunicação social baseados em Nacala, Carlos Bernardo, quadro sénior do MDM, fez saber ainda que há postos de recenseamento que funcionaram apenas dois dias desde que iniciou o processo de registo dos eleitores no passado dia 25 de Maio. Tais são os casos dos postos localizados nos postos administrativos de Djanga I e II.
O MDM diz ter já remetido, na última terça-feira, um expediente à Comissão Distrital de Eleições, em Nacala, onde o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral espera recensear cerca de 150 mil eleitores, contra 90 mil registados no último processo de 2008.
Por seu turno, a Frelimo, em Nacala, diz que depois dos problemas registados na primeira semana do arranque do recenseamento eleitoral o processo está a decorrer sem sobressaltos e, ao mesmo tempo, exorta os potenciais eleitores a afluir massivamente aos postos de recenseamento.

Fonte: O País online - 14.06.2013

sábado, junho 15, 2013

Frase


Comunicado da Associação dos Médicos de Moçambique

Caros colegas

Caras moçambicanas

Caros moçambicanos

Minhas senhoras e meus senhores

A Associação Médica de Moçambique (AMM) e a Comissão dos Profissionais de Saúde Unidos (CPSU) convocaram no dia 20 de Maio uma greve geral dos funcionários de saúde, como último recurso legalmente consagrado na Constituição da República (CR) para fazer valer os seus direitos e resgatar a dignidade dos profissionais de saúde. Respeitando todos os dispositivos legais, incluindo um pré aviso de 7 dias, a AMM e CPSU, pautaram sempre pela transparência, legalidade e abertura total e completa a um diálogo franco, aberto e concreto, que foi traduzido num diálogo infrutífero por parte do Governo.

Garantindo sempre os serviços mínimos, os profissionais de saúde souberam agir de forma solidária à esta causa que tinha, tem e terá sempre interesses colectivos, lícitos e legítimos como prioridade. Cedo, nos apercebemos que a causa transcendia as fronteiras do sector saúde, abarcando todas as outras classes de profissionais do sector público. Percebiamos, a cada dia que passava, que, de uma forma ou de outra, a dignidade era e é um horizonte nosso que pretendemos alcançar.

O apoio e solidariedade dos moçambicanos sobressaiu e esteve visivelmente patente ao longo destas quatro semanas, sendo exemplos as várias manifestações que tiveram lugar e, mostrou o quão somos unidos e temos ideais herdados e bem patentes, ideiais estes que remontam da luta de libertação nacional, cujo exemplo foi a marcha pela dignidade realizada hoje. Lar mais

Capitalism widens divide between the rich and poor in Mozambique

Lined up along the streets of central Maputo, Mozambique’s capital city, are expensive European-style bars and restaurants with sophisticated names like Café Continental, Nautilus, 1908 and Mundos.

And the residential houses and flats in the capital of this southern African nation are a flabbergasting and bewildering array of 1960s modernist and Art Deco icons, mixed with new-money skyscrapers.

Frase


sexta-feira, junho 14, 2013

Comunicado da AMM

Caros colegas e compatriotas

Estamos a saber agora pela televisão que o porta voz da CPSU anunciou, de forma individual e sem consulta à Direcção da CPSU, a desconvocação da greve.
Esta não é a decisão da direcção da CPSU nem da AMM.
Não permitimos que acções individuais se tornem em decisões colectivas.
Amanhã iremos em frente com a nossa MARCHA PELA DIGNIDADE e faremos um pronunciamento oportunamente.

Fonte: AMM - 14.06.2013

África do Sul aceita devolver à Líbia dinheiro de Kadafi

A África do Sul chegou a um acordo com a Líbia para repatriar os activos que o falecido presidente líbio Muammar Kadafi possuía neste país, informou nesta quinta-feira o Ministério das Finanças sul-africano.
"A repatriação dos fundos e activos líbios na África do Sul ocorrerá segundo os termos dos protocolos das Nações Unidas", afirmou o citado departamento em comunicado, sem precisar a quantia da devolução.

Edson Macuácua: conselheiro e porta-voz de Guebuza

O mesmo foi nomeado através de um despacho presidencial datado de 13 de Junho, sendo que a sua principal missão é “fazer pronunciamentos regulares à comunicação social em nome do Chefe de Estado”, como se sublinha no comunicado da Presidência da República. Edson Macuácua chega, assim, pela primeira vez a um cargo de peso no Estado, depois de uma carreira feita sempre ao nível do partido Frelimo, onde notabilizou como porta-voz.
Com a derrota da sua candidatura para membro da Comissão Política, no congresso de Pemba, no ano passado, Macuácua eclipsou-se, resumindo-se a membro do secretariado do Comité Central para a Área de Formação de Quadros. Mas o seu sucessor, Damião José,  rapidamente não conseguiu fazer esquecer Edson Macuácua.
Sem porta-voz nos oito anos que leva na Ponta Vermelha, e a enfrentar críticas acérrimas nos últimos tempos, Guebuza decidiu recuperar Edson Macuácua para lhe prestar o serviço que melhor domina: defender publicamente quem serve. Assim,  à luz da Lei de Probidade, Macuácua vai suspender o seu mandato de deputado e membro da Comissão Permanente da Assembleia da República para se dedicar a tempo inteiro à sua nova missão.

Fonte: O País online - 14.06.2013

Reflectindo: Conselheiro e porta-voz até soa bem. É fácil o Macuácua assumir tudo como da sua responsabilidade. Assim que ele vier a dizer que não há dinheiro para os outros funcionários, é mesmo que vir dizer em público que foi mesmo ele quem aconselhou a Guebuza para não dar mais a nínguém.

FMI dá o dito por não dito

No 1º dia

“Houve uma primeira reivindicação no início do ano e dentro da mesma sentiu-se a necessidade de se retomar de forma mais activa a estratégia de ajuste salarial. Isto é o que o Governo tem feito e pediu o nosso conselho do ponto de vista de espaço de manobra. Obviamente, há um espaço de manobra. Acredito que a versão actual do orçamento rectificativo concebe um aumento, não sei precisamente qual é o valor, mas sei que não chega a atingir de imediato a meta exigida pela classe médica.”

No 2º dia

“O FMI apoia a estratégia do Governo de ajustar a tabela salarial da função pública de uma forma gradual, em linha com a sua política salarial aprovada em 2009. Ao nosso ver, para além desses aumentos que foram determinados através do Conselho Ministros, não vemos algum espaço para acomodar aumentos adicionais no Orçamento Rectificativo deste ano. Um ponto que é importante ressalvar é que com a proposta deste ano, que foi aprovada e que se vai refletir no orçamento da massa salarial que o governo gasta com seus funcionários, vai ser incrementada em 10,3% do PIB para 10,8%. Está cifra é muito alta para os padrões regionais e limita obviamente os recursos disponíveis para outras prioridades do Governo, incluindo investimento público.”

Fonte: O País online - 14.06.2013

Cidadão baleado por não ter bilhete de identidade

Um elemento da Polícia Comunitária, identificado pelo nome de António Macuácua, de 54 anos de idade, arrancou uma arma de fogo a um colega da Polícia de Protecção e atirou, propositadamente, por volta das 21 horas do dia 01 de Junho em curso, contra um jovem de 33 anos de idade, no bairro da Zona Verde, no município da Matola. A vítima, que estava na companhia de três amigos, vindos de uma festa, chama-se Simião Cumbane e foi baleado no pé direito, alegadamente porque não trazia consigo o bilhete de identidade...
“A vítima afirmou que o agente da Polícia Comunitária que a feriu no pé estava embriagado, trazia consigo uma garrafa de bebida alcoólica chamada “Tentação” e parecia estar psicologicamente alterado, uma vez que o que falava não fazia nenhum sentido.”  Ler o artigo na íntegra aqui

Reflectindo: Ora, aqui o problema não é apenas do polícia António Macuacua, mas dos seus chefes em primeiro lugar que o deixaram trabalhar bêbado e os colegas com quem Macuacua estava na patrulha e que não o denunciaram que não estava em condições para trabalhar. É uma questão de responsabilidade, responsabização e auto-responsabilização.

@Verdade EDITORIAL: Parabéns, Governo moçambicano!

Com o andar da carruagem, hoje parece que ninguém tem dúvidas de que os moçambicanos estão votados ao abandono pelo Governo de turno. O que antes nos parecia uma mera especulação, hoje pode-se afirmar, sem que a voz nos trema, que o Executivo de Guebuza, à guisa, tem uma grande oportunidade de entrar para a história desta suposta “Pátria de Heróis” como um bom exemplo de incompetência, fruto da mescla entre a negligência colectiva e a falta de carácter por parte de indivíduos a que o povo – ainda que ingenuamente – confiou o destino desta nação.
O Governo só não o fez antes porque estava demasiadamente ocupado. Os “nossos” dirigentes estavam ocupados a fazer duas coisas: a ganhar comissões nesta e naquela empresa e a conduzirem- -nos à desgraça. O resultado desse trabalho diligente não podia ser melhor.

E, como moçambicanos, só nos cabe agradecer: Estamos gratos por termos o pior índice de qualidade de vida. Ler mais((@Verdade)

quinta-feira, junho 13, 2013

Comunicado da AMM

Caros colegas e compatriotas

Finalmente recomeçaram as negociações, o MISAU recebeu tanto a CPSU quanto a AMM ao longo da tarde de hoje e início da noite.

Como esperado, houve aspectos aceites pelas partes e outros ainda por encontrar entendimento, que se pretende chegar a breve trecho.

Ao longo do dia de amanhã teremos novos encontros.