quinta-feira, janeiro 31, 2013

A carta aberta aos portugueses

Há um ano escrevi aqui (e no Canal de Moçambique) sobre a actual imigração portuguesa para Moçambique, e no meio deixei: “Muitos portugueses a chegarem, a fugir à crise nacional e europeia. Três pontos: a) como qualquer vaga migratória isso vai levantar questões no mercado de trabalho (que aqui assumiram, assumem e vão assumir uma linguagem que remete para as realidades históricas do racismo e do colonialismo). É assim, será assim; b) muita gente chega mal preparada ou seja, com a atitude errada. Altaneira, entenda-se (é também o maldito “complexo do Equador”, que torna “doutor” quem o atravessa – coisa que não é de agora). Muita gente não a tem, vem trabalhar e viver. Esta última leva por tabela, catalogada como “tuga” (ou xi-colono) devida à tonta arrogância de uma parcela de patrícios que não percebem onde estão (“senhor(a), você está no estrangeiro” é coisa que muitas vezes me (nos) apetece dizer); c) e há gente patrícia mais antiga aqui a resmungar contra os que chegam agora, “que raio de gente, etc e tal“, como se fossem laurentinos enjoados com os colonos rurais, transmontanos ou madeirenses, vindos para o Chockwé nos tempos idos. Esquecem-se, obviamente, que também chegaram um dia (há dois anos, cinco, quinze – como eu – ou, poucos, há mais anos ainda).
Nos últimos dias recebo várias mensagens com uma “carta aberta aos portugueses”, a qual vejo também reproduzida no facebook e na comunicação social. Ecoa o mal-estar com esta imigração e termina com um conselho explícito: que mantenhamos a bola baixa. Sucede-se a algumas outras discussões de facebook (vi algumas, contam-me outras) que realçam o desagrado com a situação actual. Umas explicitando o porquê desse desagrado (mais ligadas às questões da imigração ilegal), outras aludindo a uma generalizada má-vontade dos recém-chegados. E outras pura e simplesmente, considerando os portugueses aqui prejudiciais (“os portugueses são todos mal-educados” li recentemente, e engoli). Ler mais

EUA vão apoiar as vítimas das cheias em Gaza com mais de USD 1 milhão

O governo dos Estados Unidos da América (EUA) vai oferecer alimentos, orçados em 1.7 milhão de dólares, à população afectada pelas cheias nas cidades do Chókwè e Xai-Xai e no distrito de Guijá, na província de Gaza, Sul de Moçambique.
Os produtos serão distribuídos pelo Programa Mundial de Alimentação (PMA). Segundo um comunicado de Imprensa enviado ao @Verdade, para além dessa ajuda, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) planeia adoptar medidas de purificação da água de consumo e apoiar na gestão dos campos de acolhimento temporários de modo a garantir a segurança das pessoas deslocadas. Ler mais 

Faculdade de Medicina quebra acordo com AMM

Médicos podem voltar à greve. A Faculdade de Medicina quebra acordo com os médicos e reprova estudantes finalistas que faltaram durante os 8 dias que a greve durou.
Quando os médicos chegaram a acordo para o fim da greve uma das exigências foi a retirada das ameaças e das faltas marcadas durante a vigência da paralisação das actividades. Porém, a Faculdade de Medicina, através de uma circular assinada pelo seu director, fez saber que os médicos estagiários que participaram na greve foram reprovados.

Comarca de Viana - Justiça ou Crueldade?

Antigo estudante bolseiro da Frelimo vai lançar autobiografia

  “Memórias de um Rebelde”

Maputo (Canalmoz) – “Memórias  de um Rebelde” é o título de uma obra autobiográfica a ser lançada nas próximas semanas da autoria de um antigo estudante bolseiro da Frelimo, Antonio Disse Zengazenga. O Canalmoz obteve o manuscrito do livro de Zengazenga no qual o autor narra a sua experiência como estudante nos seminários católicos do Zóbuè e Namaacha, a sua permanência na Frelimo, o rompimento com a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), a vida no exílio, as ligações à Renamo e outras actividades políticas. ler mais

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Moçambique ainda não sabe como pagar os USD 144 milhões de dívida

Armamento russo usado na guerra de libertação e na guerra civil
- Entretanto, um dos mecanismos que está a ser estudado é permutar a dívida através da permissão da entrada de empresários russos no país em “regime especial”
O governo moçambicano continua a tentar encontrar mecanismos para a amortização da dívida que o país tem para com a Federação Russa, avaliada em perto de 144 milhões de dólares norte americanos.
Esta informação foi avançada, na manhã desta terça-feira, em Maputo, pelo embaixador designado da República de Moçambique junto da Federação da Rússia, Mário Saraiva Ngwenya, durante a audiência concedida pela Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo.
De acordo com Ngwenya, as autoridades moçambicanas e russas estão, neste momento, em mesa de negociações para encontrar uma forma viável para amortização da dívida, salientando que uma das formas em cogitação é permitir que os empresários russos invistam em Moçambique. Ler mais

Sul-africano mais rico vai doar metade da sua fortuna

O multi-milionário sul-africano Patrice Motsepe anunciou esta segunda-feira que vai doar metade da sua fortuna a uma fundação de caridade, em resposta a um apelo de Bill Gates e Warren Buffett.
Nascido em Soweto, uma cidade próxima a Joanesburgo, Patrice controla o grupo africano Rainbow Minerals e a sua fortuna é a 8ª maior no continente africano, de acordo com a revista Forbes.
"A necessidade e os desafios são grandes, e esperamos que o nosso compromisso encoraje outros na África do Sul e mesmo em outras economias emergentes a doar e a fazer do mundo um lugar melhor", disse o multi-milionário, em comunicado.

terça-feira, janeiro 29, 2013

Zimbabwe tem apenas 217 dólares em caixa

O Zimbabwe possuía, até semana passada, apenas 217 dólares em caixa, depois de pagar os salários dos funcionários, informou nesta terça-feira o ministro das Finanças, Tendai Biti.

Comandante da Base Aérea de Mavalane suicida-se; antes matou a bala esposa e enteado

O Comandante da Base Área de Mavalane, coronel Ruben Comé, de 55 anos, alvejou mortalmente a sua esposa e o enteado e suicidou-se de seguida, num caso que ocorreu segunda-feira à tarde, na cidade de Maputo.
Segundo reporta o jornal Notícias, o infortúnio deu-se um dia depois de o coronel regressar da China, onde esteve a frequentar um curso desde Agosto do ano findo. O oficial havia deixado a esposa, Olívia Muchanga, de 45 anos, para continuar os estudos na China. O seu regresso estava previsto para Julho próximo, mas este chegou de surpresa domingo à tarde, por razões que a família desconhece. Ler mais

Frelimo desaloja Luís Boa Vida em Cuamba

Secretário Geral do MDM, Luís Boa Vida, foi expulso hoje, 29/01/2013, por volta das 22h, da Pensão pertecente ao senhor Guidion, na Cidade de Cuamba. Luís Boa Vida sempre que se desloca a Cuamba hospeda naquela pensão, só que membros da Frelimo descobriram e de imediato transferiram o dono da pensão para uma localidade, na fronteira com o Malawi. Hoje Boavida e um membro do partido foram expulso pela mulher do dono da pensão, alegando que tem filhos ainda por criar e não queria entrar em contradições com a Frelimo.


Fonte: MDM Gabinete de Informacão - 29.01.2013


A Hora do Espanto

Por José Jaime Macuane
... Os efeitos das cheias fazem se sentir de forma desumanamente desproporcional no principal bastião do partido no poder, na província de Gaza. O tipo de infra-estruturas, e a sua incapacidade e inadequação para resistir às cheias, tornam a mitigação dos efeitos destas mais difíceis. Num dos canais de televisão nacionais, um pai de família, desesperado e indignado, explicava que apesar do aviso para evacuação, as famílias não podiam fazer muita coisa, porque a ponteca que ligava às suas zonas de residência estava cortada e as pessoas tinham que levar as suas coisas à cabeça. Numa dessas idas e vindas, as pessoas ficaram ilhadas, surpreendidas pela forma repentina como as águas inundaram a cidade de Xai-Xai (a capital da província de Gaza). Tragédias similares repetem-se em outros lugares da província, como Chókwe e Guijá, cujas vilas estão completamente inundadas, evidenciando as deficiências de infra-estruturas do país. Em Maputo, na cidade capital do país, uma das suas principais avenidas destruída pelas cheias diluvianas de 2000, a Julius Nyerere, voltou a desabar, ainda a ser reconstruída. Diga-se de passagem, com umespantoso timing, tendo em conta que é bem sabido que a estação das chuvas exige cuidados específicos na construção deste tipo de infra-estruturas. Mais surpreendente ainda quando se tem em conta que as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia apontavam para um aumento do nível de precipitação nesta época chuvosa... Ler mais

Golpes


Por Niosta Cossa
No mundo, existem, ou melhor, desde adolescente, habituei-me a ouvir falar de 3 tipos de golpes: Golpe de Estado, Golpe do Baú e Golpe da Barriga.
1. Na Guiné-Bissau, o golpe que mais se pratica é o de Estado: Golpe de Nino Vieira sobre Luís Cabral, em 1980. Tentativa falhada de se golpear Nino Vieira em 1985. Em 1994, já havia 3 tentativas falhadas de golpe de Estado contra Nino Vieira. Revolta das forças armadas chefiadas por Ansumane Mané, em 1998, e, em 1999, Nino Vieira exila-se em Portugal – golpe de Estado consumado.

Edgar Barroso responde ao artigo de Gustavo Mavie


Estava aqui a ler o artigo do jornalista Gustavo Mavie, director da Agência de Informação de Moçambique (AIM), intitulado “Ensaio sobre Demagogia: Elísio Macamo tem razão quando diz que há demagogia na condenação à festa do 70º aniversário de Guebuza”. No referido artigo, o jornalista diz, dentre outras coisas, o seguinte e passo já a citar:

Vítimas de enxurradas denunciam oportunistas

As vítimas das enxurradas, na cidade de Maputo, denunciam casos de oportunistas infiltrados nos centros de acomodação para beneficiarem dos bens oferecidos, como é o caso dos kits de sobrevivência doados pela Cruz Vermelha, alguns dos quais constituídos por cobertores, bacias, redes mosquiteiras e produtos de higiene pessoal, bem como terrenos a serem distribuídos pelo Conselho Municipal.
Segundo cidadãos afectados, algumas pessoas que, por sinal, são seus vizinhos nos bairros de proveniência, fingem terem perdido as casas e todos os bens para poderem ser contempladas pela assistência do Governo e de diversas instituições da sociedade civil, nos centros de acomodação abertos na capital do país. Ler mais (Diário de Mocambique)

Jovens de Tete reclamam expoliação de recursos de Moatize

Alguns jovens residentes na província de Tete estão indignados com a forma como o Governo está a gerir a exploração das extensas minas de carvão no distrito de Moatize, naquela província do centro do país.
É que para eles, os recursos estão apenas a trazer benefícios para os exploradores, que já começaram a levar o minério para seus países e não só.

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Teodato Hunguana: “Na Matola estamos perante uma urbanização selvagem”

A ocupação desordenada de espaços em zonas urbanas e suburbanas, um problema que conta com a conivência de titulares dos órgãos de governação, está na origem do agravamento da situação das inundações que ciclicamente afectam algumas cidades moçambicanas.
Segundo o membro do Comité Central da Frelimo, Teodato Hunguana, nos últimos anos nota-se que há parcelamentos e atribuição de terrenos pelas autoridades municipais em zonas de grande risco.
Hunguana deu o exemplo do Município da Matola onde se assiste a ocupação de zonas destinadas a evacuação das águas das chuvas, como é o caso da zona localizada entre o terminal de carga (FRIGO) e a empresa CMC, actualmente ocupada por uma série de armazéns, impedindo o escoamento rápido das águas.

Moçambique precisa de 15 milhões de dólares de ajuda de emergência

A Organização das Nações Unidas (ONU) vai lançar a qualquer momento, um apelo internacional de ajuda para assegurar assistência humanitária para vítimas das cheias que afectam o centro e o sul de Moçambique.

Segundo um comunicado de imprensa emitido sexta-feira pela delegação da ONU em Maputo, está em curso, junto dos parceiros, a revisão da situação no terreno, para permitir um rápido apelo adicional de ajuda do Fundo Central de Resposta a Emergências, para permitir uma intervenção para salvar vidas.

Estimas provisórias apontam para pelo menos USD 15 milhões adicionais necessários para responder a actual emergência no país, valor que corresponde ao triplo do que o governo disponibilizou para o Plano de Contingência.

Eleições em Moçambique em perigo

Está a ficar tarde para a Comissão Nacional de Eleições começar a preparar legalmente o processo das eleições autárquicas previstas para este ano em Moçambique.

É que a lei do pacote eleitoral, aprovada pela Assembleia da República, em meados de Dezembro último ainda não foi promulgada pelo Chefe do Estado, Armando Guebuza.

O alegado atraso na promulgação da lei do pacote eleitoral gera especulação de que o Presidente Armando Guebuza está interessado no adiamento das eleições, para prolongar o seu segundo e último mandato como Chefe do Estado que termina no final do próximo ano.

O risco de o discurso divisionista da Renamo conquistar simpatizantes

Há vários factores que poderão fazer com que o discurso divisionista da Renamo encontre cada vez mais militantes, num futuro próximo, para o viabilizar. Desses factores arrolam-se as desigualdades sociais e a acumulação de riqueza sem observar as consequências que daí advêm por uma elite da Frelimo, bem como o crescente nível de exclusão social, resultante da inexistência de instituições políticas e sociais inclusivas. Ler mais

Sr. presidente, dispense os “seus” 6 helicópteros ao “maravilhoso povo”

... Pelo que nos consta, a nossa força aérea tem apenas um aviãozinho de treino doando pela Força Área Portuguesa. Todo o resto da invejável frota aérea Samoriana foi vendido aos pedaços, pelos mais espertos e o bolo resultante ficou nos bolsos desses espertos. 
Quem não se recorda dos camiões interceptados com motores de avião e helicópteros, idos de Moçambique, a caminho da África do Sul? O Ministério da Defesa não sabe dizer o que efectivamente aconteceu com aquilo que havia, mas nos corredores, diz-se que os motores foram vendidos a um dos mais conceituados mercenários sul africano...Não é admissível que em momentos das chamadas Presidências Abertas, o país tenha, aliás que o presidente tenha, 6 helicópteros à sua disposição 24 horas por dia durante várias semanas, mas, neste momento que o “maravilhoso povo” está a precisar de resgate, estes helicópteros não estejam disponíveis. Aliás, estão dois disponíveis para servir Sua Excia, nas visitas que faz ou fez ao centro de Chihaquelane, no distrito do Chókwè. Não é admissível que sempre que temos chuva, estendamos a mão à solidariedade da Força Aérea sul africana. Não é admissível que neste momento que o “maravilhoso povo” precisa de resgate alguns barcos do INGC e da Marinha de Guerra de Moçambique não tenham combustível.  
Além de continuar a usar o truque “faça o que eu digo não o que eu faço”, pensamos nós que é altura de o Presidente Guebuza dar exemplo, mandar vir imediatamente os 6 helicópteros para servirem no resgate do “maravilhoso povo”, ao invés de continuarmos com a “mão estendida” esperando pela solidariedade sul africana.  Leia mais (MediaFax)

Mc Roger sente-se abandonado por Guebuza (na íntegra)

- O cantor considera que não se pode baixar a auto-estima de quem a promove


Por Abdul Sulemane

O cantor Mc Roger afirma que o Presidente da República, Armando Guebuza, não acarinha os que acreditaram nos seus ideiais, principalmente a classe artística. O cantor afirma que o Projecto Auto-Estima está parado por falta de financiamento e não entende a razão do distanciamento por parte do executivo no seu projecto, porque este enquadra-se no discurso de Guebuza. Mc Roger considera que o Presidente não
está a par, ou a ser mal aconselhado sobre o seu projecto. “Fui a várias empresas públicas pedir patrocínios para organizar espectáculos nas províncias onde ia levar muitos músicos moçambicanos para falarmos da importância da paz e da auto-estima.
Recusaram o patrocínio. Passados 15 dias trouxeram músicos de Paris e Holanda pagando um valor alto, que se eu disser aqui pode ferir sensibilidades. Porém, não houve dinheiro para fazermos concertos com artistas nacionais. Acho que é dessas coisas que o presidente não está a par”, disse Mc Roger em entrevista ao SAVANA.

Enxurradas em Quelimane

Manuel de Araujo, Presidente do Município de Quelimane, visitando os bairros depois das enxurradas

Doadores reduzem apoio à sindicatos moçambicanos


A SITUAÇÃO OBRIGA OTM A REVER A SUA ESTRUTURA ORGÂNICA


Os tradicionais parceiros internacionais de cooperação que apoiam a Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM-CS) têm vindo a reduzir, nos últimos anos, a sua assistência financeira àquela agremiação, alegadamente devido ao agravamento da crise financeira internacional despoletada em 2007 no sector Imobiliário dos Estados Unidos da América (EUA).

O desespero de um director faminto que já devia estar detido!

Por: Matias Guente

– Não me é característico debater pessoas, principalmente quando são de uma monumental insignificância que só um País “interessante” como este lhes pode ainda dar crédito. E mais grave: crédito e um cargo numa empresa pública.
Vem isto muito a propósito do senhor Gustavo Mavie que por acaso, explicado só pelo contexto decadente em que vivemos, é antieticamente director da Agência de Informação de Moçambique (AIM) e propagandista do Governo da Frelimo fazendo uso de uma instituição do Estado.
Vamos aos factos: Gustavo Mavie, um PhD em Culambismo ao regime, escreveu no boletim da AIM que o texto que eu próprio escrevi e que fez capa no semanário Canal de Moçambique (onde trabalho com muito orgulho) está prenhe de demagogia porque o framing textual por mim dado leva à interpretação de que houve insensibilidade por parte do chefe de Estado e seus assessores ao festejarem o aniversário do Senhor Armando Guebuza com direito a oito horas de transmissão em director pela TV pública, enquanto famílias choravam, a poucos quilómetros, a desgraça de que foram vítimas, causada pelas enxurradas. Ler mais

domingo, janeiro 27, 2013

Cheias interrompem via Sul-Norte em Xai-Xai

A ligação rodoviária entre a capital moçambicana, Maputo, e o resto do país encontra-se interrompida desde sábado devido as cheias que assolam a região sul. O fenómeno afecta cerca de 70 mil pessoas e já provocou a morte de outras 45.
O caudal do rio Limpopo subiu consideravelmente, o que obrigou as autoridades a interromper o trânsito de viaturas sobre a ponte que atravessa esse curso de água na Estrada Nacional número Um (EN1), a entrada da cidade de Xai-Xai, a capital provincial de Gaza.
A Rádio Moçambique (RM), a emissora pública nacional, reporta que as autoridades disponibilizaram três embarcações para garantir a circulação de pessoas para cada um dos lados da ponte, nomeadamente da localidade de Chicumbane para a cidade de Xai-Xai e vice-versa. Ler mais

Um presidente branco em Moçambique?

Por Luís Guevane
A tomada de posse de Obama para um segundo mandato como presidente dos Estado Unidos da América (EUA) espelha, de certo modo, o nível de democracia desenvolvido pelo país.
Fez-me lembrar, para o nosso caso, todo aquele que mesmo não sendo negro alguma vez concorreu para ser presidente da República de Moçambique. Obama pode ter concorrido para a presidência do seu país acompanhado pelo pseudo-problema de ser negro, aqui em Moçambique o entrave, para quem concorre às presidenciais, tem estado no facto de não ser negro.
Mas, será que um dia Moçambique poderá vir a ter um Presidente da República que não seja negro? É uma possibilidade a não descartar.

Mc Roger sente-se abandonado por Guebuza


O cantor Mc Roger afirma que o Presidente da República, Armando Guebuza, não acarinha os que acreditaram nos seus ideiais, principalmente a classe artística. O cantor afirma que o Projecto Auto-Estima está parado por falta de financiamento e não entende a razão do distanciamento por parte do executivo no seu projecto, porque este enquadra-se no discurso de Guebuza. Mc Roger considera que o Presidente não
está a par, ou a ser mal aconselhado sobre o seu projecto. “Fui a várias empresas públicas pedir patrocínios para organizar espectáculos nas províncias onde ia levar muitos músicos moçambicanos para falarmos da importância da paz e da auto-estima.
Recusaram o patrocínio. Passados 15 dias trouxeram músicos de Paris e Holanda pagando um valor alto, que se eu disser aqui pode ferir sensibilidades. Porém, não houve dinheiro para fazermos concertos com artistas nacionais. Acho que é dessas coisas que o presidente não está a par”, disse Mc Roger em entrevista ao SAVANA.

Movimento Democrático de Moçambique (MDM) acusa Governo de "burocratizar" ajuda a vitimas das cheias

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido do país, acusou hoje o governo de Maputo de "burocratizar a assistência humanitária" às vítimas das cheias, depois do partido ter enfrentado dificuldades para entregar ajuda em Maputo.
Uma delegação do MDM viu-se obrigada a contrariar uma decisão do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) de impedir o partido de doar diretamente bens a 150 famílias vítimas das enxurradas, albergadas numa escola secundária dos arredores da cidade de Maputo.

sábado, janeiro 26, 2013

CHEIAS/MULHER DE CHÓKWÈ GERA CRIANÇA ENCIMA DUMA VARANDA

Por Leonel Muchano

CHÓKWÈ (MOÇAMBIQUE), 26 JAN (AIM) – Se as cheias que inundaram quarta-feira a cidade de Chókwè, província meridional de Gaza, são uma “maldição” a muitos residentes daquela urbe, para Lurdes Mulhanga constituem uma bênção, porque foi durante o momento de desespero que deu a luz a sua segunda filha.

O nascimento da segunda filha, encima da varanda de uma residência no 3/o bairro, onde ela se encontrava refugiada, dado que as águas das cheias chegaram a atingir pouco mais de dois metros de altura naquela área é, no seu entender, prova divina de que apesar das cheias Chókwè é uma terra abençoada.

Yá-qub Sibindy: Sérgio Vieira “ginga” por matar

Jornal Zambeze – 04.04.2004
Por Yá-qub Sibindy*
No jornal “Domingo” de 04 de Abril de 2004, página 8, na coluna "Carta a muitos amigos", Sérgio Vieira fala como um mestre hipócrita, de "Reconciliação com os compatriotas instrumentalizados pelos saudosistas do colonialismo e os radicais do racismo rodesiano e sul-africano” Temos imensas dúvidas se a propalada reconciliação a FREL IMO também a fez com os familiares e parentes das vítimas dos fuzilamentos e deportados protagonizados pelo regime. A reconciliação não faz esquecer que a FRELIMO fuzilou cidadãos inocentes, deportou para as densas matas do Niassa e Cabo Delgado cidadãos cujas razões são ainda desconhecidas.

ENTIDADES NACIONAIS E ESTRANGEIRAS RESPONDEM AO APELO DO GOVERNO

Várias entidades nacionais e internacionais estão a responder positivamente ao apelo lançado pelo governo moçambicano no sentido de apoiar as populações afectadas pelas cheias que estão a assolar o país. 

Neste momento, decorrem, a nível nacional, actividades de recolha de bens alimentares para os afectados, resultantes de iniciativas de organizações da sociedade civil e grupos de pessoas que se organizaram nesse sentido.

Por outro lado, algumas entidades internacionais acabam de manifestar a sua intenção de apoiar aos afectados.

NETIA CONSTRÓI MONUMENTO EM MEMÓRIA DE CRIANÇAS MASSACRADAS

Pelo exército colonial, em 1945
A três quilómetros, sensivelmente, da vila sede do posto administrativo de Netia, precisamente no rio Mussimete, distrito de Monapo, na província de Nampula, onde ocorreu o massacre de centenas de crianças que se encontravam a cumprir cerimónias de ritos de iniciação, conhecido por “massacre de pastola”, por esse crime ter sido cometido pelo exército colonial português em 1945, através do uso da pistola, acaba de ser construído um monumento em memória dessa tragédia que provocou grande revolta no seio das comunidades locais, incluindo régulos considerados, na altura, sequazes do regime colonial português.

Golpes de Estados: Moçambique e Timor-Leste na lista de países em risco

Numa lista de 30 países com maiores graus de risco de golpes de Estado, classificados como de "maior risco", "alto risco" e de "risco", liderada pela Guiné-Bissau, Moçambique surge como o 3º país lusófono, logo depois de Timor-Leste, na 18ª posição como país de "risco" de golpe de Estado.
A revolta popular ocorrida em Maputo em 2011, em que a população saiu à rua protestando contra o aumento do preço do pão, entre outros, poderá estar na origem desta classificação de Moçambique.
Quanto a Timor-Leste, os frequentes distúrbios em Díli e o atentado contra Ramos Horta são sinais que transmitem alguma apreensão.
A lista, publicada no jornal The Guardian, foi elaborada com base nos estudos e nas previsões do politólogo inglês Jay Ulfelder, e surge acompanhada de um mapa de África com o grau de risco destacado de acordo com uma tonalidade.
Apesar de ser uma lista de todos os países do mundo, o continente africano surge destacado com vários países classificados como de "maior risco", como o Sudão, o Mali e Madagáscar, nos lugares cimeiros.

Cidade moçambicana de Xai-Xai "está deserta" devido à ameaça de cheias - empresário

A zona baixa da cidade de Xai-Xai, capital da província de Gaza, sul de Moçambique, "está deserta", devido à ameaça de inundações na sequência da subida do caudal do rio Limpopo, relatou à Lusa um empresário da cidade.
Depois de deixar submersa a cidade vizinha de Chókwè, o Limpopo poderá provocar inundações na cidade de Xai-Xai, uma vez que o nível da água do rio tem aumentado nos últimos dias.

sexta-feira, janeiro 25, 2013

RDCongo: Ex-deputado branco condenado por usurpação de nacionalidade congolesa

Kinshasa - Um antigo deputado congolês, membro da oposição e nascido de parentes europeus, foi condenado pelo Tribunal supremo de justiça de Kinshasa a três anos de prisão por falsificação e uso de falsos documentos que o atribuem a nacionalidade congolesa, soube-se hoje (quinta-feira) junto de um dos seus advogados, citados pela AFP.

Autárquicas em Novembro após novas leis aprovadas (9)


Processo Eleitoral - Campanha


Partidos e candidatos podem fazer campanha em qualquer altura pois a constituição garante liberdade de expressão e liberdade de reunião e de manifestação. Mas a lei estabelece além disso um período oficial de campanha que garante outros direitos. Este começa:
30 dias antes das eleições municipais
45 dias antes das eleições legislativas
11 dias antes de uma segunda volta
Nas 48 horas que precede a abertura das mesas de voto não pode haver campanha (24 horas no caso de uma segunda volta).

quinta-feira, janeiro 24, 2013

Autárquicas em Novembro após novas leis aprovadas (8)


Protestos e processos de responsabilização

Na sua declaração final os resultados de 2009, a CNE disse que alguns votos tinham sido indevidamente invalidados pelo pessoal das assembleias de voto agindo de má fé, e afirmou que se tratava de actos criminosos. Todavia não se seguiu nenhuma acusação judicial. Tanto em 2004 como em 2009 o Conselho Constitucional criticou a CNE por não ter instaurado processos judiciais por fraude óbvia cometida pelo seu pessoal. O MDM fez queixas formais, com fotografias, que nunca foram tidas em consideração pela CNE.
A nova lei eleitoral torna mais provável que haja processo judicial e a consideração dos protestos pela CNE.

Polícia intensifica segurança em praias do norte de Moçambique

As autoridades policiais em Nampula, norte de Moçambique, estão a intensificar a segurança nas praias e em toda a orla marítima de Nacala, ultimamente afetada por assaltos, disse à agência Lusa fonte policial.
Inácio Dina, do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), revelou que brevemente será instalada uma subunidade policial no povoado de Quissimajulo, a cerca de 15 quilómetros da cidade de Nacala.

Autárquicas em Novembro após novas leis aprovadas (7)

Assembleia de voto e contagem paralela

Moçambique sempre recebeu apreciações positivas pela conduta e procedimentos nas assembleias de voto e neste aspecto não mudou. Cada assembleia de voto é independente, com o seu próprio pessoal e registo de eleitores e habitualmente funciona numa sala de aulas.

“Não podemos ter um Governo em férias permanentes e em festas”

Presidente do Parlamento Juvenil sobre ausência do governo para apoiar vítimas das chuvas.
As cheias que neste momento já causaram destruição e mortes deviam tirar sossego aos membros do Governo, segundo o presidente do Parlamento Juvenil, Salomão Muchanga.

Seguimento da decisão judicial desta segunda-feira Questões administrativas atrasam soltura de Ramaya

- Ministério Público já entrou com recurso contra a decisão judicial, mas a tramitação do mesmo (recurso) não tem efeitos suspensivos 
 A decisão judicial da soltura do preso Vicente Narotam Ramaya, condenado a 23 anos de cadeia por
envolvimento moral no assassinato do jornalista Carlos Cardoso e desfalque em cerca de 144 biliões de Meticais (actuais 144 milhões) no defunto Banco Comercial de Moçambique está atrasado por questões meramente administrativas, segundo soube o mediaFAX de fonte judicial.  Até ao fecho da presente edição, Vicente Ramaya continuava encarcerado nas celas do Comando da Cidade de Maputo.
Uma fonte policial ligada ao processo de soltura disse ao mediaFAX que o oficial policial do Comando da PRM – Cidade de Maputo que deveria ter, ao longo do dia de ontem, tramitado o processo de execução da decisão do juiz da 10ª secção, esteve a trabalhar na comitiva que acompanha a visita do ministro do interior na cidade de Maputo. A visita de Alberto Mondlane a cidade de Maputo iniciou na segunda e termina na sexta-feira. Ontem, o ministro estava no distrito municipal de Ka Nyaka. Ler mais

Fonte: Savana - 24.01.2013

Seguimento da decisão judicial desta segunda-feira Questões administrativas atrasam soltura de Ramaya

- Ministério Público já entrou com recurso contra a decisão judicial, mas a tramitação do mesmo (recurso) não tem efeitos suspensivos .
 A decisão judicial da soltura do preso Vicente Narotam Ramaya, condenado a 23 anos de cadeia por envolvimento moral no assassinato do jornalista Carlos Cardoso e desfalque em cerca de 144 biliões de Meticais (actuais 144 milhões) no defunto Banco Comercial de Moçambique está atrasado por questões meramente administrativas, segundo soube o mediaFAX de fonte judicial.  Até ao fecho da presente edição, Vicente Ramaya continuava encarcerado nas celas do Comando da Cidade de Maputo.

Autárquicas em Novembro após novas leis aprovadas (6)

Fraude, contagens paralelas e novas penalizações

Fraude e má conduta ocorrem em todas as eleições em Moçambique mas em 2009 foi mais visível e originou mais controvérsia o que resultou num certo número de alterações na lei (ver artigo em baixo). A capacidade para fazer contagens paralelas significa que o impacto da fraude tem sido limitado (ver caixa), excepto talvez em 1999.

Xai-Xai poderá ser inundada sábado

A cidade de Xai-Xai, capital da província de Gaza, na zona sul de Moçambique, poderá ser afectada pelas cheias a partir do próximo sábado tendo em conta a evolução das cheias que se registam naquela região.
Rute Nhamucho, da Direcção Nacional de Águas (DNA), disse que o risco de inundações deve-se ao facto de a cidade de Xai-Xai estar localizada na bacia do Limpopo que continua a registar um elevado volume de escoamento.

Autárquicas em Novembro após novas leis aprovadas (5)


Os Partidos dominam a comissão eleitoral de 13 membros


A nova Comissão Nacional de Eleições, terá 13 membros tal como a actual CNE, mas tem uma maioria partidária e menos membros da sociedade civil. Serão 5 da Frelimo, 2 da Renamo e 1 do MDM (Movimento Democrático de Moçambique), mais 1 juiz nomeado pelo Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, 1 procurado nomeado pelo Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público e 3 membros da sociedade civil. A CNE escolhe o seu próprio presidente dentre os 3 representantes da sociedade civil.

SUSPENSOS 24 ESTRANGEIROS QUE TRABALHAVAM ILEGALMENTE EM QUELIMANE

O Ministério do Trabalho suspendeu, recentemente, 24 cidadãos estrangeiros que trabalhavam ilegalmente no ramo do comércio na cidade de Quelimane, capital da província da Zambézia, centro de Moçambique. 
Os ilegais incluem cidadãos de nacionalidade nigeriana, somali, guineense e indiana, que vinham trabalhando no país sem o devido visto.

Ambiente político começa a ferver

Frelimo, MDM e Renamo preparam eleições autárquicas na Beira

Dom Jaime Gonçalves, indignado com as especulações em torno do seu nome, desmente categoricamente informações que o indicam como provável candidato pelo MDM a presidente do Município da Beira.
Beira (Canalmoz) – É Janeiro. O calendário eleitoral referente às eleições autárquicas do corrente ainda não foi divulgado pela Comissão Nacional das Eleições (CNE), mas na Beira já se notam algumas movimentações políticas dos partidos Frelimo, MDM e Renamo tendo em vista afinar as máquinas para aquilo que será a maratona política deste ano nesta urbe.

Os acontecimentos dos últimos dias, que se centraram na busca de candidatos quer nas hostes do “batuque e a maçaroca” (Frelimo), quer nas da “perdiz” (Renamo), colocam o ambiente político ao rubro. De permeio há rumores de que o MDM pretende candidatar Dom Jaime Pedro Gonçalves para o lugar do engenheiro Daviz Simango, mas o próprio arcebispo já desmentiu que esteja envolvido nisso. Ler mais.

Autárquicas em Novembro após novas leis aprovadas (4)

A CNE forçada a publicar mais

Exige-se agora que a CNE torne públicos “actos e deliberações” das reuniões e coloque no seu website os dados da sua actividade, deliberações, resoluções, estudos, dados do recenseamento e votação. Anteriormente era permitido à CNE manter secreta esta informação e antes da última eleição rejeitou um pedido formal deste Boletim para publicar esse material.

Caso Carlos Cardoso: Vicente Ramaya saiu em liberdade condicional

Vicente Ramaya está desde ontem em liberdade condicional mediante termo de identidade e residência na sequência do provimento concedido ao seu pedido pelo tribunal, reporta o diário Notícias de Maputo.
A soltura de Ramaya foi feita no final da tarde de ontem na presença de Abdul Gani, advogado daquele prisioneiro condenado a 23 anos por ter sido provado o seu envolvimento no homicídio do jornalista Carlos Cardoso e no desfalque de 144 biliões de meticais da antiga família do ex-Banco Comercial de Moçambique.
“Foi cumprida a lei. Como advogado fico satisfeito porque a lei foi aplicada”, disse Gani citado pelo Notícias.

Cheias: Cidade de Chókwè foi evacuada

A cidade do Chókwè e a vila do Caniçado, no distrito do Guijá, em Gaza, estão totalmente inundadas, na sequência do transbordo do rio Limpopo.
Na sequência, o cenário ao longo de todo o troço que liga a cidade do Chókwè à vila da Macia, era simplesmente desolador com várias dezenas de viaturas especialmente camiões e camionetas transportando gente e seus haveres.
A referida rodovia foi transformada num verdadeiro corredor de manadas de bois, caprinos e ovinos em busca de refúgio em Chihaquelane, uma zona relativamente mais segura há sensivelmente 30 quilómetros da cidade do Chókwè.

Autárquicas em Novembro após novas leis aprovadas (3)

O calendário é muito apertado. Tem de ser nomeada uma nova CNE (Comissão Nacional de Eleições) e anunciadas em Abril as datas tanto para as eleições de 2013 como de 2014. A actual CNE mantem-se em funcionamento e pode fazer o trabalho preparatório para estabelecer as datas e organizar os novos cadernos eleitorais.

quarta-feira, janeiro 23, 2013

Apreensão de táxis-bicicleta divide polícia e autarquia na cidade moçambicana de Quelimane

Quelimane, Moçambique, 23 jan (Lusa) - A polícia de Quelimane, centro de Moçambique, lançou uma campanha de recolha de táxis-bicicleta, único transporte público urbano na cidade, ação descrita como "golpe político" pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM, terceira força política no país), que gere o município.
A campanha policial, sem pré-aviso, foi lançada a 30 de dezembro, no mesmo dia em que o presidente do município, Manuel de Araújo, acabava de fazer uma "passeata" com os táxis-bicicleta para celebrar o primeiro aniversário da sua governação e reduzir a sinistralidade com ciclistas que "ignoram as regras" de trânsito.

Isabel dos Santos é a primeira bilionária africana

A filha mais velha do presidente de Angola, Isabel dos Santos, tornou-se na primeira bilionária africana, de acordo com a revista norte-americana Forbes.
As acções de empresas cotadas em Portugal, caso do BPI e da ZON, juntamente com activos em Angola, “elevaram o valor líquido [da fortuna de Isabel dos Santos] acima da fasquia de mil milhões de dólares, fazendo da empresária de 40 anos a primeira mulher bilionária africana”, segundo a pesquisa da Forbes.

Autárquicas em Novembro após novas leis aprovadas (2)


Sem datas


O calendário para as eleições autárquicas não pode ser cumprido por causa das demoras na aprovação das mudanças às leis eleitorais. Assim, uma cláusula de última hora determina que a CNE deve estabelecer um novo calendário. As eleições devem ter lugar antes do fim de Novembro e não podem cair nem numa sexta-feira nem num domingo. Tradicionalmente acontecem à quarta-feira (embora não seja obrigatório), o que sugere como datas possíveis o dia 20 ou o dia 27 de Novembro.
É necessário fazer um recenseamento eleitoral completamente novo e a lei não estabelece nenhum calendário para isso. O ultimo, em 2007, precisou de três meses para registar todos os votantes. A CNE precisa de mais de dois meses para processar os resultados e determinar o número de assinaturas necessárias por cada candidato a Presidente do Conselho Municipal. O recenseamento provavelmente terá lugar no período entre Maio e Agosto.
Se for precisa uma segunda volta para algum dos presidentes de município, como provavelmente vai acontecer se o MDM e a Renamo dividirem o voto da oposição, esta possivelmente vai acontecer em 2014. Até agora, a única segunda volta aconteceu em Nacala na eleição autárquica de 2008 quando o Conselho Constitucional proclamou os resultados dois meses depois da eleição e a segunda volta teve lugar quase um mês depois. (19 Novembro, 15 Janeiro, 11 Fevereiro).

Fonte: Boletim sobre o processo político em Moçambique Número 52 – 23 de Janeiro de 2013

Autárquicas em Novembro após novas leis aprovadas

Haverá eleições municipais em Novembro de 2013 e eleições nacionais em Outubro de 2014, depois de, finalmente, a 12 e 14 de Dezembro de 2012, terem sido aprovadas pela Assembleia da República as alterações às leis eleitorais. Além duma ligeira melhoria na transparência e duma prevenção mais rigorosa da fraude, a maioria das alterações servem para clarificar áreas confusas das leis anteriores e as mudanças são mínimas. Ler mais

A VIOLÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE COERSÃO

... Voltando para Moçambique, 2013 e 2014 são os anos eleitorais. No ano presente far-se-à as eleições autarquicas e neste panorama existem partidos da oposição com destaque e de outro o partido no poder desde a independência nacional em 1975.
Como em todos os anos eleitorais, o periodo pré-eleitoral é caracterizado pelas perseguições, humilhações, prisões arbitrárias onde o grupo partidário com o poder se apropria da máquina pública, do Estado para amendrontar os partidos da oposição. Acredita-se que ainda está na memória de muitos moçambicanos a libertação recente em Inhambane dos militantes/membros do partido Movimento Democrático de Moçambique, o MDM. Tais membros foram presos aleatóriamente durante as eleições intercalares do ano findo nesta província.
Há dois dias atrás fomos interpelados pela notícia que dava conta do espancamento e vandalização da nova sede do partido MDM em Chokwé, província de Gaza.
Nas eleições de Quelimane entre outros distritos houvem reportagens de agressões e prisões de membros de partidos da oposição e, esta situação não constitui novidade para os moçambicanos. Ler mais

Enxurradas põem a nu os velhos problemas da capital de Moçambique

A chuva que na semana passada fustigou a cidade de Maputo voltou a deixar a nu as fragilidades da capital moçambicana e exacerbou os já conhecidos problemas ambientais que, ciclicamente, afligem os residentes desta urbe, bem como de muitas outras cidades do país. 
No caso concreto da cidade de Maputo, além de causarem oito óbitos, as enxurradas destruíram bens e infra-estruturas públicas e privadas, incluindo casas e vias de acesso, bem como agravaram o problema de erosão e estagnação de águas pluviais nas estradas e ruas dos bairros periféricos da cidade.
Num artigo publicado em Janeiro de 2011, a AIM advertia para os problemas ambientais que estavam a surgir e já são uma realidade em alguns bairros de Maputo devido a falta de valas de drenagem e árvores de protecção.

terça-feira, janeiro 22, 2013

"Dom Jaime não é nosso candidato", esclarece o MDM na Beira

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) convocou ontem uma conferência de imprensa, na Beira,para desmentir notícias postas a circular na imprensa, dando conta de que o  arcebispo  emérito da Beira, Dom Jaime Pedro Gonçalves, é o provável candidato desta formação política às eleições autárquicas deste ano, naquele município.

Geraldo Carvalho, chefe do departamento de mobilização e propaganda do MDM, é citado pelo Diário de Moçambique a dizer que a informação está a preocupar a sua organização, visto que o Conselho Nacional deste partido, órgão com mandato para se pronunciar sobre as  candidaturas, ainda não abordou a ninguém.

Caso Carlos Cardoso: Vicente Ramaya poderá ser libertado da cadeia

O Advogado Abdul Gani, defensor de Vicente Ramaya, condenado a 23 anos pelo seu envolvimento no assassinato do jornalista Carlos Cardoso disse ao princípio da noite de ontem que o Tribunal Judicial da Cidade de Maputo despachou favoravelmente um pedido de liberdade condicional ao seu constituinte, uma vez que já preenche os requisitos legais para o efeito.
Gani, citado pelo diário Notícias na sua edição desta quarta-feira, disse também que após o despacho judicial, o processo de Ramaya está a ser tramitado, não se sabendo ao certo quando é que ele será solto. Ler mais

"A riqueza não está a ser distribuída com justiça em Moçambique"

- alerta o padre Diamantino Antunes, autor de um livro sobre o assassínio de 23 catequistas


A riqueza em Moçambique está sobretudo concentrada numa elite e não está a ser distribuída com justiça no pais. O alerta é do padre Diamantino Antunes, missionário da Consolata que lançou em Lisboa o livro “Véu de morte numa noite de luar”, uma obra que narra a história dos 23 catequistas assassinados há 20 anos por militares da RENAMO no Cento Caquético de Guiúa.

Delegação do MDM no Chókwè destruída por membros da Frelimo

O presidente do município de Quelimane, Manuel de Araújo, estava na comitiva do MDM que se deslocou ao Chókwé para a inauguração da sede distrital.
O ambiente de terrorismo fomentado pelo partido Frelimo contra partidos políticos da oposição continua em Gaza. No último fim-de-semana, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) promovia à inauguração da sua nova sede e durante o acto irrompeu pela cerimónia adentro um grupo de insurrectos que agrediu os presentes com recurso a pedras e paus. Fazia parte da delegação que foi agredida o presidente do município de Quelimane, Manuel de Araújo.
O facto deu-se quando os membros do MDM, na altura orientados pelo presidente do município de Quelimane, estavam a instalar oficialmente a representação do MDM a nível do distrito de Chókwè, explicou Manuel de Araújo, em declarações ao Canalmoz. Ler mais

segunda-feira, janeiro 21, 2013

O esquizofrénico combate à corrupção: mais do mesmo?

Por Adelson Rafael

A literatura sobre corrupção dispõe de diversas definições úteis. Uma definição amplamente citada de “corrupção” é que consiste no “comportamento que se desvia dos deveres formais de uma função pública devido a interesses privados (pessoais, familiares, de um grupo fechado) de natureza pecuniária ou para melhorar o status; ou que viola regras contra o exercício de certos tipos de comportamentos ligados a interesses privados”. De acordo com Robert Klitgaard em “a corrupção sob controlo”, historicamente, o conceito referiu-se tanto ao comportamento político quanto ao sexual. Como a palavra de origem latina corruptus, “corrupto” evoca uma série de imagens do mal, designa o que destrói o carácter saudável. Há um tom moral nessa palavra, pois, originalmente, tinha o significado de “partido em pedaços”, tendo depois assumido o sentido de “podre” ou “apodrecido”.

Dom Jaime poderá ser candidato do MDM na Beira

O MDM, em contacto com a nossa Reportagem, não desmentiu e nem confirmou esta informação.

O antigo arcebispo da Beira, Dom Jaime Pedro Gonçalves, poderá ser o candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) nas eleições autárquicas deste ano a nível da cidade da Beira. Dom Jaime Pedro Gonçalves, que passou à reforma em finais do ano passado, após servir por mais de quatro décadas à igreja católica, é o provável candidato pelo MDM na autarquia da Beira, nas eleições autárquicas deste ano. O MDM, em contacto com a nossa Reportagem, não desmentiu e nem confirmou esta informação. Albano Cariz, membro da Comissão Política do partido do “galo”, afirmou apenas que, em momento oportuno, será anunciado o candidato.

domingo, janeiro 20, 2013

Mobilizemos o País contra o culto da personalidade a Armando Guebuza!

 Estamos chocados e profundamente preocupados com o rumo que as coisas estão a tomar no nosso País! A transmissão pela Televisão de Moçambique, a TV pública nacional, da festa dos 70 anos de aniversário de Armando Guebuza que é actualmente o Presidente da República, é, quanto a nós, a prova mais evidente de que se está a enveredar no País pelo culto da personalidade a um figura que só encontra paralelo no ridículo ambiente político norte coreano, em pleno século XXI. Ler mais

EDUCAÇÃO RETOMA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SECUNDÁRIOS

O Ministério da Educação (MINED) retomou este ano a contratação de professores com formação superior para o ensino secundário depois de uma paralisação nos últimos anos devido a insuficiência de recursos. 

Falando em entrevista a AIM, o porta-voz do MINED, Eurico Banze, disse que dos cerca de oito mil professores contratados este ano para leccionarem nas escolas públicas moçambicanas, 1.200 deles têm formação superior.

Guebuzaismo-pagão

Nos últimos dias, os múltiplos cultos públicos do Guebuzaismo-pagão já começam a atingir a raia do ridículo. Mais do que a generalizada busca incessante pela satisfação do insaciável estômago, ajeitando a gravata do chefe de Estado. Há, hoje, generalizada idolatria ao todo financeira e economicamente poderoso Presidente da República, $enhor Armando Guebuza que hoje completa 70 anos de idade.
A situação é, sem dúvida, tão nacional e apresenta-se tão furiosa que a sensatez e a vergonha na cara tendem a desaparecer das práticas de alguns moçambicanos. Diga-se em abono da verdade, como moçambicanos o que mais nos têm faltado - e que vai ficando bem à vista a cada dia que se levanta – é a Consciência e a Graça, algo que deveria fazer corar de vergonha a todos nós. Ler mais

sábado, janeiro 19, 2013

Há impunidade na Costa do Marfim

Um alto funcionário da ONU condenou ontem a “impunidade” de que beneficiaram os responsáveis por violações dos direitos humanos na Costa do Marfim, defendendo que estes abusos devem ser investigados. Segundo a France Press, o representante especial da ONU na Costa do Marfim, Bert Koenders, afirmou perante o Conselho de Segurança que “actos de violência foram reportados durante os ataques contra civis e contra as forças de segurança O Exército da Costa do Marfim é acusado pelas ONGs de cometer numerosos abusos em resposta a uma onda de ataques, entre Agosto e Outubro de 2012, contra as forças de segurança. A missão da ONU relatou casos de tortura e detenção arbitrária.

Fonte: Jornal Notícias – 19.01.2013

Não há democracia com cultos de personalidade à mistura

Por Noé Nhantumbo

Respeitamos nossos dirigentes, nossos governantes mas está jamais aceitaremos que sejam “deuses”. Não escondam a porcaria “proclamando santo” quem até pecador é. Moçambique não precisa de “heróis inventados” por uma agenda política de manutenção no poder. Ler mais

Argélia termina assalto a campo de gás com novo banho de sangue

Pelo menos 23 reféns argelinos e estrangeiros e 32 terroristas morreram na operação lançada pelo Exército da Argélia para resgatar as centenas de sequestrados que um grupo de terroristas mantinha desde quarta-feira no campo de gás de In Amenas, no sudeste do país.

O lobo e o cordeiro

Um lobo estava bebendo água no riacho. Um cordeiro também foi beber água um pouco mais abaixo, mas foi surpreendido pelo lobo. O lobo, não tendo como culpar o cordeiro, pulou sobre ele.
-         - Você está sujando a água que eu estou bebendo – disse o lobo.
-         - Mas a água corre daí para cá, por isso eu não estou sujando a água – disse o cordeiro.
Moral: “O tirano usa qualquer desculpa para impor sua vontade. 

Assassinado embaixador do Níger na Bélgica

O Embaixador do Níger na Bélgica e a sua mulher foram encontrados mortos na sua residência em Uccle, sul de Bruxelas, aparentemente vítimas de uma intoxicação por monóxido de carbono, informou ontem a embaixada. Os corpos de Issaka Djibo, de 61 anos, e da sua mulher Fatouma, de 50 anos, foram encontrados ontem de manhã no quarto pela sua filha, que foi alertada por um funcionário da embaixada. Os resultados iniciais indicam que o casal terá morrido por intoxicação de monóxido de carbono, devido a um aquecedor com defeito, avançou a agência belga, citando a Polícia. As autoridades judiciais belgas já foram informadas sobre as circunstâncias da morte. O embaixador assumiu o cargo em Janeiro de 2012, informaram os serviços da embaixada.

Fonte: Jornal Notícias – 19.01.2013

Crédito no âmbito dos “sete milhões”: Funcionários devedores descontados no salário

Funcionários públicos que resistem ao reembolso voluntário dos fundos de crédito obtidos no âmbito dos “sete milhões” estão a sofrer descontos de até um terço nos seus salários para amortizar as suas dívidas com o Estado.

"Mas tudo isso as autoridades foram obrigadas a engolir, como se de sapos se tratasse, perante a firmeza demonstrada pelos médicos em todo o país"

Por Machado da Graça
Olá,Julião
Como vais, meu bom amigo?
Do meu lado está tudo bem, felizmente.
E tive a sorte de não ter tido nenhum problema de saúde durante o tempo que durou a greve dos médicos, que agora terminou. Ao que me parece com grande vantagem para a classe médica.
E que decorreu dentro do maior civismo, por parte dos médicos. Do lado das estruturas da Saúde, e outras, houve tentativas de coacção e mesmo a utilização da força policial para obrigar médicos a interromper a greve. Houve ameaças de processos disciplinares e de chumbos para os médicos estagiários.
Mas tudo isso as autoridades foram obrigadas a engolir, como se de sapos se tratasse, perante a firmeza demonstrada pelos médicos em todo o país.

CANAL DE MOÇAMBIQUE PRECISA DE PERITOS PARA DECIFRAR E-MAILS

Por Gustavo Mavie

Maputo, 18 Jan (AIM) - Quando li o artigo do “Canal de Moçambique”, intitulado “Podridão na Imprensa Pública”, publicado na edição de 16 do corrente mês, no qual aponta-me como tendo enviado um artigo sobre a greve dos médicos à Assessora de Imprensa do Primeiro-Ministro, Celina Henriques, apercebi-me que este semanário precisa de contratar peritos capazes de decifrar correctamente os "e-mails" que "interceptam" ou que lhes são (re) enviados.

Estou convencido que se tivessem contratado os referidos peritos provavelmente não teriam cometido o erro de acreditar que enviei a referida notícia para ser sujeita a um crivo ou censura pela Celina Henriques.