sexta-feira, agosto 31, 2012

África do Sul em choque diante de acusação contra mineiros por massacre

A apresentação de acusações de assassinato contra mais de 200 mineiros pelo massacre de 34 dos seus companheiros pela Polícia causou estupor nesta sexta-feira na África do Sul, onde o ministro da Justiça pediu explicações à Procuradoria Geral da República.

"Pedi ao director-geral da Procuradoria, Nomgcobo Jiba, que me apresentasse um relatório que justifique a decisão" de acusar por assassinato os mineiros, afirmou o ministro da Justiça sul-africano, Joseph Radebe, em comunicado. "Sem dúvida, a decisão da Procuradoria levou o país a um estado de choque, pânico e confusão", acrescentou Radebe, que lembrou à Procuradoria Geral sobre a grande responsabilidade das suas actuações.

Maputo: Polícia algema motorista de `chapa´ao volante

Depois de terem surpreendido um motorista de transporte semi-colectivo, vulgo `chapa´, parado, a carregar passageiros em paragem proibida, os agentes decidiram algemar o condutor ao volante do carro que conduzia, deixando os passageiros e outros transeuntes que assistiram o `espectáculo´ perplexos.

Observadora da CPLP impressionada com nível de organização das eleições

Luanda - A observadora da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a cabo-verdiana Teresa Amado, disse hoje (sexta-feira) estar impressionada com o nível de organização das eleições gerais em Angola, assim como destacou o trabalho da Comissão Nacional Eleitoral e o comportamento dos eleitores.

PGR recusa receber queixa sobre eleições

Luanda - A Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD) e a OMUNGA, organizações de Direito Angolano e membros Observadores da Comissão Africana, no âmbito das suas competências e atribuições estatutárias, dão a conhecer a opinião pública nacional e internacional que endereçaram uma carta ao Procurador-Geral da República, para que na qualidade de defensor da legalidade democrática, tomasse conhecimento dos factos e irregularidades no processo eleitoral, mas aquele Servidor Público condicionou a recepção da correspondência ao desfecho do processo eleitoral. Ler mais

Angola: Observação deficiente preocupa intervenientes nas eleições

A questão da observação das eleições ainda requer cuidados dizem intervenientes directos e indirectos do processo, entre as quais varias organizações não-governamentais angolanas.
A Coligação para a Observação Eleitoral, COE, por exemplo, diz que a maioria dos seus observadores nem sequer está credenciada.

Renato Raimundo, porta-voz do COE disse ter encontrado muitos obstáculos no processo de credenciamento dos delegados de lista dos partidos políticos.
Outra organização envolvida no processo é o Observatório Eleitoral Angolano (OBEA). Luis Jimbo o seu coordenador garante que enviam 1500 observadores para todo pais. Ler mais (VOA)

quinta-feira, agosto 30, 2012

Mineiros são responsáveis pelo massacre em Marikana - Justiça sul-africana

Um tribunal sul-africano indiciou nesta quinta-feira os mineiros presos em 16 de agosto na mina de Marikana durante um tiroteio com a polícia, e acusou-os pelo homicídio de 34 dos seus companheiros em virtude de uma cláusula legal, informou a promotoria à agência de notícias AFP.

UNITA desiste de adiamento do escrutínio e vai a votos

Luanda, 30 ago (Lusa) - A UNITA, maior partido da oposição em Angola, desistiu do pedido de adiamento das eleições gerais e vai apresentar-se na sexta-feira à votação, disse à Lusa fonte partidária.

Pussy Riot está livre. Libertemos a Rússia.

AVAAZ.ORG

Caros amigos

Tendo que enfrentar 2 anos na cadeia por cantar uma música criticando o presidente russo Vladimir Putin em uma igreja, uma integrante da banda Pussy Riot fez um gesto para o Tribunal e disse durante as declarações finais do seu julgamento: "Apesar do fato de estarmos aqui fisicamente, somos mais livres que qualquer pessoa sentada à nossa volta... podemos falar o que quisermos…"

A Rússia está caindo nas garras de uma nova autocracia: reprimindo os protestos públicos, com suspeitas de fraudes eleitorais, intimidando a mídia, banindo as paradas gays por 100 anos, e até mesmo espancando o mestre do xadrez, Garry Kasparov. Mas muitos cidadãos russos continuam com o espírito desafiador, e a bravura eloquente da Pussy Riot conquistou a solidariedade de várias pessoas ao redor do mundo. Agora, nossa melhor chance para provar a Putin que há um preço a se pagar por essa repressão está nas mãos da Europa. Ler mais



Photo: Reuteurs

Igrejas e Estado em Moçambique após a independência

Por Eric Morier-Genoud

Genebra (Canalmoz) - O Prof. Dr. Luís Benjamin Serapião e João Cabrita debruçaram-se nas páginas centrais do Canal de Moçambique de 15 de Agosto de 2012 sobre o assunto das igrejas e do Estado em Moçambique.
Isto veio porque eles queriam contestar alguns elementos contidos na entrevista que eu dei ao mesmo jornal no mês anterior. Ler mais

quarta-feira, agosto 29, 2012

Com PIB acima da média, Moçambique tem obrigação de gerar mais emprego

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) acaba de recomendar ao Executivo moçambicano a realização de esforços suplementares visando criar mais postos de emprego, “porque o país tem condições excelentes para isso e não há razão de ter taxas mais altas de desemprego, enquanto tem um crescimento económico de 8%, contra 5% da ONU”, realçou Asan Diop, director executivo do Departamento de Protecção Social daquele organismo internacional.

MDM vai alcançar a Ponta Vermelha - Daviz Simango

O Presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, afirmou, terça-feira, na cidade da Beira em Sofala, que a aposta do seu partido é conquistar a presidência de mais autarquias como um trampolim para vencer as presidenciais e legislativas.

“Não somos dementes políticos”

No dia do MDM, Daviz Simango aproveitou para falar da história do MDM e mandar recados para a Renamo e a Frelimo. Simango disse ainda que, com o surgimento do MDM, milhões de moçambicanos passaram a ter oportunidade de exprimir a sua vontade abertamente.

O número de pobres está a crescer em Moçambique

O economista diz que o modelo de distribuição da renda em Moçambique está a aumentar a pobreza, para além do fosso entre ricos e pobres, pois os de baixa renda gastam 85% dos seus rendimentos em comida, cujos preços aumentam rapidamente, quando os ricos só gastam 15%. Ler mais

terça-feira, agosto 28, 2012

Nampula: Polícia ignora ameaça da Renamo e diz-se preparada para manter tranquilidade

A polícia de Nampula diz desconhecer ameaças da Renamo, mas assegura estar preparada para responder a qualquer eventualidade relacionada com a tranquilidade pública. Esta semana, a Renamo deu à polícia local um ultimato para abandonar a sua delegação naquela capital provincial.
A Renamo ameaça deixar Nampula a arder, caso até finais desta semana os agentes da Força de Intervenção Rápida que se encontram instaladas na sua delegação não abandonem o local. O porta-voz da polícia da, Inácio Dina disse à Voz da América que “à policia, ainda não foi comunicado nada a respeito dessa ameaça” Ler mais

Magistrados exigem autonomia do poder político

Os magistrados do Ministério Público exigem autonomia e independência do poder político no país para exercerem com zelo, isenção e transparência as suas funções.

Gâmbia: Governo confirmou execuções por fuzilamento de nove condenados à morte

O Ministério do Interior da Gâmbia confirmou na segunda-feira em comunicado a execução de nove condenados à morte no domingo por um pelotão de fuzilamento.

Chimoio: Detido suspeito de "vender nacionalidades" por 50 Meticais

As autoridades da província de Manica, no centro do país, detiveram um homem que vendia títulos falsos para aquisição de nacionalidade, a 50 meticais, disse hoje fonte policial.

Os poderes (supremos) do presidente da Frelimo

Por Lázaro Mabunda

A tradição, atestada pelos estatutos da Frelimo, mostra que o poder, na verdade, está no partido, mais do que no Governo. Isto é, o presidente do partido é mais poderoso do que o Presidente da República ou Chefe do Estado.
O Comité Central do Partido Frelimo decidiu, na última sessão, terminada no domingo passado, que Armando Guebuza, actual Presidente da República e do partido, é candidato à sua própria sucessão na liderança do partido governamental. Esta decisão confirma a tese de alguns membros do partido de que “Guebuza é candidato natural” para este cargo, que ocupa desde 2005. Se inicialmente esta ideia era encarada como especulação, agora já é um facto. O debate, há muito iniciado, deverá agora ganhar outros contornos, sobretudo no que se refere ao futuro do poder a nível do partido e do Presidência da República, caso o presidente seja proveniente da Frelimo. É que, a partir de 2014, caso o seu candidato ganhe eleições, a Frelimo passará a ter dois centros de poder: A presidência do partido, nas mãos de Armando Guebuza, e a da República, com uma outra figura. Quebrar-se-á, desta forma, a tradição do partido, alegada para afastar Joaquim Chissano da liderança máxima do partido, em 2005, de o presidente do partido ser, simultaneamente, Presidente da República. Ler mais

Angola entre as urnas e a sua primavera

Angola volta às urnas na próxima sexta-feira, e o presidente José Eduardo dos Santos, o Zédu, tem três cenários à sua frente: perdendo, o que é improvável, ele sairá como alguém que assumiu uma colônia, pôs fim a uma guerra civil e entregou uma democracia com alternância de poder, ainda que altamente corrupta, desigual, pobre, faminta e analfabeta; ganhando, o que é quase certo, vai consagrar a estratégia que montou para apagar uma nascente revolta contra esses e outros problemas e se perpetuar no poder. Ler mais

segunda-feira, agosto 27, 2012

Comunidade Islâmica recua da decisão e já não vai encerrar as lojas

A decisão foi tomada  depois de uma reunião  dos líderes muçulmanos de Maputo, antecedido de um encontro  com o Presidente da República, Armando Guebuza.  Não foram avançados os detalhes do referido encontro.
A Comunidade Islâmica de decidiu recuar da decisão de encerrar “todas as actividades laborais, económicas e sociais” hoje, 27 de Agosto, a nível nacional. A decisão foi tomada  depois de uma reunião  dos líderes muçulmanos de Maputo, antecedido de um encontro  com o Presidente da República, Armando Guebuza.  Não foram avançados os detalhes do referido encontro.

PRM recorre à INTERPOL

-Danish Satar, 23 anos de idade, o homem mais procurado pela Polícia, é sobrinho de Nini Satar e está em Dubai, depois de ter passado por Paquistão.
-Alta patente da PRM diz que há oficiais da Polícia ligados aos raptos e os presumíveis raptores detidos são peões num xadrez complexo. Ler mais (SAVANA)

Guebuza confirmado único candidato à sua sucessão no partido

No encerramento da VII Sessão Ordinária do Comité Central do Partido Frelimo, na noite de ontem na Matola, o secretário-geral do partido confirmou o que há muito tinha anunciado: Guebuza será o único candidato à sua própria sucessão na presidência do partido Frelimo. Ler mais

Comentário: Se Armando Guebuza foi confirmado por unanimidade como candidato onde estão estavam e como realmente reagiram os ditos históricos que não concordavam com a proposta de Filipe Paúnde? Não será que esses históricos estavam apenas a nos distrairem?

Ameaças ao Estado: Estamos perplexos

EDITORIAL do Jornal Notícias


Não temos dúvidas que este é um assunto sensível e delicado. Religião, crime, raça e Estado foram e sempre serão de dimensões complexas e delicadas em qualquer sociedade moderna.

domingo, agosto 26, 2012

Togo: mulheres fazem greve de sexo para exigir demissão do Presidente

As mulheres togolesas vão realizar uma greve de sexo, a partir de amanhã (segunda-feira) e durante uma semana, para exigir a renúncia do presidente do país, Faure Gnassingbé. "As mulheres togolesas vão declarar-se em greve de sexo a partir de amanhã para tentar mobilizar os seus parceiros para que realizem mais acções para provocar a saída de Gnassingbé do poder", declarou neste domingo a responsável do "Colectivo Salvemos Togo", Isabelle Ameganvi.

Moçambique: "Caso Raptos"

"MUÇULMANOS NÃO RECUAM, MARCAM PONTOS" 


Depois de "muito barulho", acaba de ser anulada a anunciada pretensão para o encerramento amanha de todas as actividades económicas no Pais.

Manifestação da UNITA junta "100 mil" em Luanda contra fraude eleitoral

"Se for necessário mais uma semana, mais um mês, porque não? Mas a lei deve ser cumprida" - Isaías Samakuva, no final da manifestação.
O principal partido da oposição angolana, UNITA, admite um adiamento das eleições se isso for necessário.

Frelimo repudia tentativa “maquiavélica” dos muçulmanos

O Partido Frelimo repudia a tentativa “maquiavélica” de misturar assuntos religiosos, crime e raça, tomada Sexta-feira última pela comunidade muçulmana residente em Moçambique.

Teólogos muçulmanos ameaçam cortar colaboração com a Frelimo

A comunidade muçulmana desafia o Governo a “pedir desculpas (públicas) aos muçulmanos pela ofensa, além de autorizar as mulheres muçulmanas o uso do véu na imagem fotográfica de documentos de identificação, tais como (Bilhete de identidade, passaporte, carta de condução, cartão de eleitor etc.)”

Está declarada a guerra! A Comissão dos Álimos (teólogos) de Nampula emitiu, no passado dia 11 de Agosto em curso, uma deliberação na qual não só desafia o Governo a “pedir desculpas aos muçulmanos pela ofensa, via imprensa” como também ameaça cortar colaboração com o executivo e com o partido Frelimo.

sábado, agosto 25, 2012

Moçambique: Bispos católicos denunciam "autoritarismo" nos partidos políticos

A Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) denuncia "práticas autoritárias" nos partidos moçambicanos e considera que a paz e a democracia podem estar em perigo, devido à "intolerância" entre as duas principais formações políticas, Frelimo e Renamo.

Critica e sugestões dum Muçulmano, as decisões das comunidades Muçulmana, Hindu e Ismaelita


Por Abdul Karim

Em função das informações que vou obtendo, e das opinioes em varios grupos, vai ai a minha contribuição nos seguintes pontos, também considerando a opinião do Irmão Bayano Valy :

1- Definição do Problema:

Os raptos me parecem um "problema localizado" dos empresarios Mocambicanos ricos, das comunidades acima referidas, embora afectem e preocupam todas as comunidades sem excepção, independentemente das religiões ou raças, dizem tambem respeito 'a segurança de todos os cidadaos nacionais, com ou sem manifestação expressa de solidariedade para com os "raptados".

Manifestações da UNITA e de ex-militares polarizam atenção

Luanda, 25 ago (Lusa) - A seis dias das eleições gerais em Angola, Luanda é hoje palco de uma manifestação do maior partido da oposição, a UNITA, e de uma tentativa de protesto, não autorizada, de ex-militares.

sexta-feira, agosto 24, 2012

Reflectindo Sobre o Comunicado dos “Muçulmanos” de Moçambique

Em conversa com o irmao Bayano Valy :

"Irmão Abdul Karim, vamos por partes:

ponto 3 - o que implica em termos económicos fechar estabelecimentos comerciais e industriais durante três dias? quantos são esses estabelecimentos comerciais? será que todos os muçulmanos com estabelecimentos fecharão? a medida é obrigatória? 

Língua ancestral do português teve origem na Turquia - estudo

Uma nova pesquisa publicada nesta quinta-feira na revista Science mostrou que línguas tão diferentes como o português, alemão, inglês, persa e russo tiveram origem na mesma região da Turquia. Todos esses idiomas fazem parte da família indo-europeia, e teriam se espalhado pelo mundo com o avanço da agricultura. Ler mais

Membro do grupo que matou Bin Laden publica livro sobre ataque

Um membro do comando americano que matou Osama bin Laden no ano passado, numa operação no Paquistão, vai publicar um relato dos factos em primeira pessoa, anunciou nesta quinta-feira a editora Dutton, que lançará o livro na simbólica data de 11 de setembro e em plena campanha eleitoral nos Estados Unidos.

No Easy Day: The Firsthand Account Of The Mission That Killed Osama Bin Laden (Um dia nada fácil: o primeiro relato da missão que matou Osama Bin Laden, em tradução livre) tem a assinatura de Mark Owen, pseudônimo escolhido pelo militar apresentado como o líder de um dos grupos de ataque da "Operação Espada de Neptuno", que matou o chefe da Al-Qaeda em 2 de maio de 2011, na casa em que ele vivia na cidade paquistanesa de Abbottabad.

Resultados dos exames desastrosos em Maputo

A maior parte dos alunos da 10ª e 11ª classes e do ensino técnico profissional submetidos aos exames extraordinários realizados em Junho último, reprovou, segundo atestam os dados que acabam de ser divulgados pela Direcção da Educação da Cidade de Maputo.

A madeira que (já) não é nossa!

Desde princípios deste ano, aqueles que directa ou indirectamente trabalham com a madeira, sobretudo os carpinteiros, têm estado a passar por enormes dificuldades para adquirir esta matéria-prima indispensável à sua profissão. Paradoxalmente, Moçambique é um dos principais fornecedores deste recurso aos mercados asiático e europeu.
Os problemas relacionados com a aquisição da madeira nacional começaram a despontar em Janeiro, as razões ainda não são claramente conhecidas, mas o que é sabido é que apesar de Moçambique ser um dos principais fornecedores da madeira a alguns países asiáticos e europeus, ela está cada vez mais rara para os compradores e exploradores nacionais.
A zona Norte do país é a principal abastecedora dos mercados das restantes regiões do país. Mas desde o mês de Janeiro que o fornecimento daquela matéria-prima reduziu drasticamente para uma esmagadora maioria de compradores a grosso e a retalho, sobretudo a nível da região Sul onde a dependência continua extrema. Ler mais

Entre compadrios e acusações as novas verdades sobre Londres

Ainda na ressaca dos Jogos Olímpicos que terminaram recentemente em Londres, nos quais Moçambique participou, entre verdades e mentiras surgem novos desenvolvimentos. É que para além de se ter questionado a presença de dirigentes federativos em detrimento dos treinadores dos atletas, uma nova revelação surge: Sílvia Panguana foi a Londres no lugar da Telma Cossa. Ler mais

quinta-feira, agosto 23, 2012

Inspectores do Estado alvo de ameaças de morte

Funcionários da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) estão a ser alvo de ameaças de morte, anónimas, via telefone, depois de detectarem indícios de práticas ilícitas em algumas instituições que prestam serviços com impacto directo na vida dos cidadãos.

Governo autoriza uso do lenço muçulmano nas escolas

O Governo cedeu à pressão da comunidade muçulmana e decidiu autorizar o uso do lenço muçulmano nas escolas públicas e privadas, sem nenhuma restrição.

A decisão foi tomada ontem, à tarde, em reunião havida no Ministério da Justiça, entre a ministra da Justiça, Benvinda Levi; o ministro da Educação, Zeferino Martins; e líderes de diversas organizações muçulmanas, entre os quais os “sheiks” David Cássimo, Abdul Carimo, Aminnuddin, entre outros. Segundo apurámos, os líderes muçulmanos questionaram as razões por que as muçulmanas são proibidas de usar lenços nas escolas se as freiras católicas o fazem sem nenhuma consequência. Benvinda Levi defendeu o diálogo.

Fonte: O País online - 23.08.2012

Moçambique deve ser prudente – defende especialista americano

Moçambique deverá ser muito prudente sempre que decidir solicitar empréstimos comerciais na perspectiva de amortizar a dívida com base nas receitas resultantes da exploração de recursos minerais.

Esta advertência foi feita terça-feira, em Maputo, por Tyler Biggs, consultor da Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID), durante a apresentação de um estudo intitulado “Efeitos da Explosão dos Recursos Naturais no crescimento económico em Moçambique” e que foi encomendado pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

quarta-feira, agosto 22, 2012

A LÓGICA DA AJUDA EXTERNA

Por Eugénio Chimbutane

Tenho lido vários artigos sobre a ajuda externa em jornais e blogs moçambicanos e o que tenho notado, independentemente da qualidade desses artigos, muitos deles falham em evidenciar a verdadeira lógica da ajuda ou apoio ao desenvolvimento.

Acho que para um melhor entendimento desta problemática vital para o desenvolvimento, seria importante entender o que move os países industrializados/ desenvolvidos as nos apoiar.

Esse entendimento, para além de melhorar a nossa capacidade de diálogo com os doadores, constitui um passo inicial para reflexão sobre a melhor maneira de estancar a corrupção, sobretudo a grande corrupção. Ler mais

Caros Jornalistas de O AUTARCA


Por Padre Zé Luzia, Nampula

Mais uma vez, quero felicitar-vos pela atitude ética que vislumbro no vosso trabalho. Para mim, a pedra de toque a este respeito, foi a facilidade com que vos apercebestes da desinformação inicial sobre o caso “OS PADRES DE NACAROA”.
Renovo a minha solidariedade com Falume Chabane juntando a minha voz à de todos aqueles que pelo mundo se indignaram com as pessoas da (in)justiça que tão descaradamente atropelam os mais elementares direitos de quem luta por causas justas em defesa, ainda por cima, de menores, vítimas de discriminação, como era o caso.

Decobrimentos portugueses e atual hegemonia dos EUA

Por João Craveirinha

A atual globalização pós-moderna teve início no séc. XV da modernidade com o pioneirismo do reino de Portugal. A dinâmica dessa globalização deveu-se à profunda crise conjuntural que o reino de Portugal atravessava nesse período de declínio da sua idade-média (1300-1400).
Os portugueses presos ainda ao período medieval mais atrasado, ficariam entregues a si próprios numa Europa, mais a norte, adentrando por um período de busca de maior conhecimento epistémico, científico e tecnológico. Continue a ler aqui

Itai Meque e Manuel de Araújo trocam acusações no dia da cidade

Rixas políticas na Zambézia.

A população não gostou de ouvir o governador a tentar “roubar” protagonismo pelo desenvolvimento de Quelimane que, quando discursava, foi reiteradamente vaiado e desmentido pelos munícipes.

O Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, na província da Zambézia, celebrou, ontem, 70 anos de sua elevação à categoria da cidade. As festividades desta efeméride foram marcadas pela troca de acusações entre o governador da Zambézia, Francisco Itai Meque, e o edil da cidade, Manuel de Araújo.

Manuel de Araújo e Itai Meque reeditam antipatia em dia solene

O governador da Zambézia, Itai Meque e o novo edil de Quelimane, Manuel de Araújo, que no passado se desentenderam, mesmo antes da eleição autárquica de Dezembro, acabaram sendo protagonistas de um novo mal-entendido, que resvalou em pronunciamentos do cunho tribal, por parte do presidente do Conselho Municipal eleito pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Quem são os donos?

Mais uma frota de viaturas de luxo foi apreendida pelas Alfândegas de Moçambique. E a marca Range Rover continua a liderar a lista das viaturas preferidas pelos partidos políticos, num negócio que promete ainda desvendar muitos esquemas.

A campanha das Alfândegas de Moçambique contra o negócio de importação  de viaturas de luxo, sob pretexto de pertencerem a partidos políticos, continua e com novas apreensões. E a marca Range Rover continua a liderar a lista das viaturas preferidas pelos partidos, aliás, pelos “patrões” dos partidos, que em nome destes mandam importar viaturas para gozar de isenção aduaneira.

terça-feira, agosto 21, 2012

Cuba condena à prisão três ex-vice-ministros

A JUSTIÇA cubana condenou a penas entre quatro e 12 anos de prisão três ex-vice-ministros do Ministério da Indústria Básica, nove funcionários e um ex-director de uma empresa pública por "delitos associados à corrupção".

MDM em Manica considera retirada de suas bandeiras de perseguição

Bandeiras da Frelimo e Renamo continuam hasteadas.

O MDM está preocupado por alegada impunidade dos agentes envolvidos na destruição dos seus símbolos fundamentais. A  vandalização das bandeiras não inclui as da Frelimo e da Renamo.
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) é o único partido proibido de içar bandeiras dentro do município de Chimoio, província de Manica.

Os discursos na celebração de 70 anos da cidade de Quelimane

Espero que muitos tenham escutado os discursos de Itai Meque, governador da província da Zambézia e Manuel de Araujo, o edil do município de Quelimane e ainda da reacção dos munícepes de Quelimane. Será que Itai Meque devia ter feito uma tamanha provocação? E quando ele falou de EU, EU, EU, não será que também queria dizer que Carvalho Muária e outros governadores que passaram por Zambézia não fizeram nada?

Nota: escutei os discurso pela RM, edicão das 19:30 (21.08.2012)

“Não roubei o dinheiro com o qual comprei o prédio que o Governo nacionalizou”

Aos 77 anos, completados no passado dia 6 de Agosto e maior parte dos deles dedicados ao futebol, Mário Esteves Coluna carrega consigo uma grande tristeza: a nacionalização por parte do Governo moçambicano, a 24 de Julho de 1975, do seu prédio localizado no bairro da Malhangalene.

Agente da polícia espancado por colegas

Um agente da Polícia da República de Moçambique foi brutalmente espancado por colegas, na sua própria residência, no bairro de Carrupeia, em Nampula, no último sábado, alegadamente por ter faltado ao serviço.
A vítima diz que pediu dispensa para levar o filho doente ao hospital. Trata-se de Arlindo Sinelo, de 46 anos de idade, afecto à 1ª esquadra da PRM em Nampula, e com 23 anos de polícia.
Falando ao “O País”, a vítima, que sofreu quatro pontos na sequência dos ferimentos, diz não entender as razões da violência que sofreu.

Fonte: O País online – 21.08.2012

Município de Quelimane vai introduzir recolha de lixo por bicicleta

O município moçambicano de Quelimane vai introduzir a bicicleta na recolha de lixo das suas ruas, anunciou o presidente do município da Zambézia, a província onde circulam mais bicicletas no país.

Ministra da Função Pública nega partidarização do Estado

Em entrevista a agência de portuguesa de notícias, PNN, a ministra da Função Pública diz que a partidarização do Estado não passa de “discursos propositados de pessoas”. Para a ministra é mentira que é preciso ser da Frelimo para ser promovido. Mas em entrevista ao Canal de Moçambique o secretário Geral da Frelimo, Filipe Paúnde, já afirmou que só se pode ocupar cargo de chefia no aparelho do estado se for membro do partido Frelimo. Ler mais

segunda-feira, agosto 20, 2012

Governo quer banir “publicidade enganosa dos curandeiros”

O Governo diz que tenciona acabar, o mais breve possível, com a “publicidade enganosa” difundida nos meios de comunicação social moçambicanos. A referida publicidade tem vindo a ser publicada em certos órgãos de comunicação social por indivíduos que se dizem “médicos tradicionais”. Ler mais

Combater as igrejas para erradicar a religião

Por João Cabrita

Na análise das relações Estado-Igrejas no período pós-independência, Eric Morier-Genoud em Grande Entrevista recente ao Canal de Moçambique, defendeu que a política do regime da Frelimo visava pôr fim a uma suposta hostilidade da Igreja Católica para com as demais confissões religiosas, e acabar com uma espécie de monopólio detido por essa igreja.
Esses não constituíram os factores determinantes da política do regime para com as igrejas. Em 1975 não era discernível qualquer hostilidade entre as várias confissões religiosas, nem tão pouco as igrejas regiam-se por esquemas monopolistas. Bem antes do «25 de Abril», assistia-se a uma tentativa do regime vigente de atrair para a esfera de influência do poder colonial a vasta comunidade muçulmana, sendo de destacar o papel do governador-geral, Rebelo de Sousa, junto de líderes islâmicos do norte de Moçambique. Hindus, protestantes e outras confissões religiosas actuavam livremente. Perseguidas no Malawi, as Testemunhas de Jeová encontrariam guarida em Moçambique durante a vigência da administração colonial. Em suma, seria um contra-senso o regime da Frelimo pretender pôr fim a algo inexistente. Ler mais

Maria Moreno escreve à Verónica Macamo a pedir imparcialidade na Comissão de Petições

A usurpação do património da família Moreno, na cidade de Cuamba, província de Niassa ainda vai fazer correr muita tinta. Depois de a Comissão de Petições da Assembleia da República ter reagido a uma carta da família, alegando que mais factos devem ser apurados da situação para a comissão parlamentar tomar uma decisão, Maria Moreno, em representação da sua família, voltou à carga, escrevendo a presidente do Parlamento, Verónica Macamo a pedir imparcialidade no trabalho da comissão. Ler mais

Comentário: será que a Maria Moreno precisa de ir ao Tribunal de Haia para receber de volta o que é dela?

Julius Malema aproveita-se do massacre de Marikana

Por Palmeirim Chongo

Mr. Malema não perdeu tempo, e no dia seguinte ja estava em Marikana. A recepção não podia ter sido melhor...em apoteose! Muito aplaudido pelas massas a cada palavra de ordem que mandava!

Partidos que importaram viaturas para posterior venda devem pagar as taxas aduaneiras

O ministro das Finanças, Manuel Chang, disse, este fim-de-semana, em exclusivo ao “O País”, que os partidos que se envolveram na compra de viaturas no estrangeiros para  posterior venda a terceiros  não têm outra alternativa senão pagar as taxas aduaneiras a que está sujeita qualquer pessoa ou instituição que importa viatura.

domingo, agosto 19, 2012

Violência contra mineiros atinge poder político sul-africano

A sangrenta repressão de protesto de mineiros sul-africanos, que contou com tiros da força policial e causou 34 mortos nesta semana, pode também ferir o Congresso Nacional Africano (ANC) no governo e o seu principal aliado trabalhista, aumentando a insatisfação dos trabalhadores sobre as persistentes desigualdades na maior economia africana. Ler mais

Política em vez de desenvolvimento domina Cimeira da SADC em Maputo

Está tudo a postos para o início nesta sexta-feira da cimeira número 32 dos líderes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC.

sábado, agosto 18, 2012

Polícia sul-africana alega autodefesa em maior massacre desde o Apartheid

A polícia sul-africana alegou nesta sexta-feira ter agido em legítima defesa numa operação repressiva - a mais sangrenta desde o fim do Apartheid, em 1994 - que causou, segundo o seu próprio registo, 34 mineiros grevistas mortos e cerca de 80 feridos.

sexta-feira, agosto 17, 2012

Homem violentado pela própria esposa

Um homem queixa-se sistematicamente de ser espancado pela sua própria esposa, no bairro de São Dâmaso, Município da Matola. A situação de má convivência entre o casal chegou a causar revolta entre os vizinhos, que exigem a separação do casal, acusando a mulher de ter “engarrafado” o seu próprio marido, de nome Zacarias. O casal convive junto a sete meses, mas Zacarias (esposo) diz não estar a aguentar com a forma de convivência entre os dois e com os demais familiares.
Para além das agressões à vítima, relata situações de tratamento desigual entre os filhos do casal, actos protagonizados pela sua mulher, o que causa alguma revolta aos seus familiares directos. Segundo ele, a mulher não aceita a visita dos seus irmãos, o que azeda o relacionamento entre os dois.

Fonte: O País online – 17.08.2012

África do Sul: 36 mortos em confrontos na mina de Marikana




Trinta e seis pessoas foram mortas na quinta-feira na mina de platina Lonmin de Marikana, no noroeste de África do Sul, quando a polícia abriu fogo contra os mineiros grevistas armados, indicou hoje o sindicato mineiro NUM.
“O número que temos é de 36 mortos”, afirmou hoje o secretário-geral do NUM, Frans Baleni, em declarações a uma rádio local.
O Ministério da Polícia sul-africano também informou hoje que os confrontos causaram a morte a mais de 30 pessoas, admitindo que este “número continuava a aumentar, uma vez que muita gente ficou ferida”.

Ver Vídeo do tiroteio aqui


Fonte: Notícias Sapo - 17.08.2012

A polícia dos libertadores!!!

Por Palmeirim Chongo

As imagens estão a correr o mundo. E eu me pergunto se não serão imagens de arquivo? Esses "azulinhos" são de certeza homens do Adriann Vlock, o ministro da lei e ordem do tempo do apartheid.
NÃOOOOOOOOOO... Palmeirim, esses são homens do nosso "comrade", o "liberator" Jacob Zuma, pagos com o "IRPS" desses pacatos mineiros que estão reclamando apenas um pouco mais de trigo no seu pão.

Marínguè: Há falcatruas na Educação


Comentário (Reflectindo): Quando o desvio de fundos do Estado e até roubar dos colegas se tornou algo eis que:

1. A directora de Educação, Juventude e Tecnologia em Marínguè, Maria Baronete, reconheceu a ocorrência de tais falcatruas que, no seu entender, resultam de falhas que acontecem no exercício normal de qualquer actividade. Ela promete corrigir este procedimento, a breve trecho, numa região que conta com um efectivo de 483 docentes.

2. O governador de Sofala diz: “fica claro que a questão das horas extras é complexa até no país, porque, às vezes, pagamos a pessoas que não deviam receber e prejudicamos aqueles que têm direito”. Que isto resulta da fraqueza de planificação do sector visado.

Digam-me senhores porquê tamanha falcatrua tem que se considerar de falhas que ocorrem em exercício normal de qualquer actividade? Porquê só nos últimos anos, com pessoal formado em administração escolar, em economia, em contabilidade em instituições do ensino superior, a questão de horas é complexa quando já tivemos administrativos com apenas 4ª ou 6ª classe que tornavam isso muito simples? Fraqueza de planificação no sector de educação, ainda em Marínguè com apenas 483 professores?
Finalmente: digam-me que é falha e precisa apenas de ser corrigida e não tomarem-se medidas administrativas e processarem-se os infractores?

quinta-feira, agosto 16, 2012

Sociedade civil exige despartidarização e transparência da CNE e do STAE

A sociedade civil defende a necessidade de se despartidarizar a Comissão Nacional de Eleições (CNE), além da criação da transparência no Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) e do controlo e gestão dos cadernos eleitorais.

Bancada da Frelimo perde mais um deputado

VII legislatura continua mortífera 


A morte de Olímpio Victorino Vaz faz subir para três, o número de deputados da Frelimo que perderam a vida só neste ano.

Volvido pouco mais de quatro meses depois da morte da deputada Angelina Mavota, da bancada parlamentar da Frelimo eleito pelo circulo eleitoral da cidade de Maputo, vitima de doença, o luto voltou abalar a Assembleia da República (AR). Mais um deputado eleito pela maioria parlamentar perdeu a vida.

@Verdade EDITORIAL: Os Incompetentes da Pátria Amada

À semelhança das distinções que são atribuídas aos profissionais nas diversas áreas a nível mundial, o Governo moçambicano devia ser distinguido pela sua tamanha incapacidade e incompetência de corar de vergonha a todos nós. Olhando para a situação actual em que o nosso país está mergulhado, chega-se a uma conclusão incontestável: O Presidente da República “empregou” quase todos os incompetentes que existiam no mercado nacional para conduzir o povo à desgraça.
Se antes havia alguma réstia de incerteza, presentemente parece que ninguém tem dúvidas de que somos um país governado por um grupo de indivíduos que continua a apostar apaixonadamente no atraso do seu povo. Ler mais

“Solicitamos ao Governo que esclareça a sua interpretação da laicidade do Estado”

“Islâmicos” indignados com comunicados do MINED.

Na carta, o Movimento Islâmico de Moçambique refere que “não faz sentido que o Governo, através do Ministério da Educação, não saiba interpretar artigos da constituição tão básicos”...

Equador concede asilo diplomático a Assange, fundador do Wikileaks

O Equador concedeu asilo diplomático a Julian Assange, refugiado na embaixada do país em Londres, por considerar que existem riscos para sua integridade e sua vida em consequência das revelações feitas no site Wikileaks, anunciou o chanceler Ricardo Patiño nesta quinta-feira.

Jovem moçambicana em 2º lugar nas Olímpiadas de Matemática da CPLP

Angel Cassandra Lázaro, de 16 anos de idade, foi a segunda melhor nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizadas recentemente em Salvador, no Brasil, um feito que acontece pela segunda vez consecutiva.
A premiada é estudante da 11ª Classe, na Willow International School, sedeada na Matola, Província de Maputo, e conseguiu uma medalha de bronze, num evento em que participaram mais três estudantes nacionais, oriundos de Manica, Gaza e Sofala.
Segundo conta a jovem, não foi fácil estar entre os melhores participantes num jogo de conhecimento disputado por 28 candidatos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Portugal e Timor. Ler mais

Tonte: Rádio Moçambique – 16.08.2012

quarta-feira, agosto 15, 2012

Temas do Congresso do MDM


1. Temas do Congresso:

Estatutos.

Programa do Partido.

Hino do Partido.

Membro de IDC ( Internacional Democrático Christain), Secção Africa: DUA ( Democratic Union of Africa).

Órgãos Eleitorais .

Politicas Sectoriais:  Ler mais aqui

 Notas para elaboração da Intervenção nos Trabalhos da Preparação do I Congresso do Partido.

O MDM é um Partido Politico, de carácter permanente, constituído com o objectivo fundamental de participar democraticamente na vida politica do país e de concorrer para a formação e expressão da vontade politica dos cidadãos, intervindo em processos eleitorais, mediante a apresentação de candidaturas próprias ou por si apoiadas. Ler mais aqui

Jornada de Limpeza proibida

Por Ceriaco Levi Carneiro

Estava a ver o jornal da tarde hoje,e vi uma noticia que me deixou triste e envergonhado como Mocambicano.
Ora, os jovens da liga da juventude do MDM reuniram e pediram autorizacao ao hospital local parece me ser a maior unidade sanitaria desta província,e eis que a direcao negou que os jovens fizessem limpezas ao hospital e mesmo para visitar doentes e oferecer algumas coisas aos pacientes ali internados.

Procurador é compulsivamente reformado por abuso de bebidas alcoólicas

O Procurador Distrital de Tambara, Januário Jorge, acaba de ser sancionado com reforma compulsiva, indiciado pela Magistratura do Conselho Superior do Ministério Público, de faltar sistematicamente ao serviço, de ter má articulação com a Polícia da República de Moçambique (PRM) naquele distrito e de consumir, excessivamente, bebidas alcoólicas. Ler mais

É preciso haver alternância do poder em Moçambique”

Em grande entrevista, o arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, aborda a questão política no país com a devida frontalidade. O vice-presidente do Conselho Episcopal de Moçambique diz, abertamente, que chegou altura de termos um presidente de um outro partido que não seja a Frelimo, para o bem da democracia, pois só a alternância enriquece um Estado democrático. Ler mais

terça-feira, agosto 14, 2012

Rovuma: Norueguesa Statoil vende parte da licença de exploração de hidrocarbonetos

A companhia norueguesa Statoil anunciou hoje que vendeu 25 por cento da sua licença de exploração numa zona rica em gás, ao largo de Moçambique, à britânica Tullow, por uma verba ainda não divulgada.
A licença consiste em dois blocos, com uma área total de 7,800 quilómetros quadrados, na bacia do Rovuma, no norte de Moçambique, a uma profundidade entre 300 e 2,400 metros.
A Statoil passará a deter 65% por cento daquela licença, sendo os restantes 10% da moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH).
(RM/Lusa)
In Rádio Moçambique – 14.08.2012

O que é uma GRAÇA?

Por Egídio Vaz

GRAÇA significa por outras palavras, FAVOR DESMERECIDO. 
Nas relações políticas não há graça; portanto não existe favor desmerecido de ninguém para ninguém. Logo, não há graça que venha de quem nos governa nem de nós, povo, cidadãos, para quem nos governa.

Abusos sexuais estão na origem do aumento de casos de suicídios

O recrudescimento dos casos de suicídios que, maioritariamente, se traduzem em enforcamentos e ingestão de produtos tóxicos para tirar a sua própria vida estão a tirar sono as autoridades governamentais da província de Nampula. E suspeitam que os abusos sexuais contra as mulheres e crianças menores de idade, incluindo a violência doméstica perpetrada por indivíduos adultos podem estar por detrás dos referidos casos que ocorrem frequentemente nesta região do país.
A preocupação foi manifestada esta terça-feira pelo governador da província de Nampula, Felismino Tocoli, durante um comício popular realizado na unidade comunal Mário Nguabi, bairro de Namutequeliua, arredores da cidade.

Luís Mondlane deve suspender o exercício da magistratura

O Centro de Integridade Pública considera que o Juiz Conselheiro Luís Mondlane, antigo Presidente do Conselho Constitucional, cargo ao qual renunciou após denúncias de gestão danosa apresentadas pela Imprensa, deve suspender imediatamente o exercício da magistratura.
É que, após ter-lhe instaurado um processo de inquérito pelo Conselho Constitucional, ficou concluído que as acusações que foram levantadas contra ele eram procedentes e configuravam ilícito criminal passível de investigação/instrução do respectivo processo pela Procuradoria-Geral da República (PGR), tendo em conta que ele exerce as funções de Juiz Conselheiro no Tribunal Supremo, que é o mais alto órgão na hierarquia dos tribunais judiciais em Moçambique. Ler mais

Governo quer registar cabrito, camarão e ananás como marcas de Moçambique

(Canalmoz)– O cabrito de Tete, o ananás de Muchúnguè e o camarão produzido um pouco por todo o país são três produtos nacionais que o Governo quer registá-los como “marcas registadas” moçambicanas junto da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), com sede em Genebra, na Suíça. A informação foi anunciada em exclusivo ao Canalmoz pelo ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga. Ler mais.

Por China a caminho da Rússia

Foi apenas um intervalo, a conjuntura internacional não dava fólego ao sistema que propala ser do "Homem Novo" e nós vimos a sua novidade de homem: recurso a mentira, prisoes arbitrarias, execuçoes sumarias, violaçao dos mais elementares direito humanos; ambiçao cega pelo poder, "democracia popular monopartidaria", poder popular em mão de uns senhores custodios do Estado; vigilancia cerrada às liberdades cívicas _que deixam de existir_ , proibiçao de viajar mesmo em territorial nacional sem as credenciais dos camaradas, violaçao da privacidade e do direito à vida privada; aumento excessivo das despesas em armento e logistica militar e/ou policial, patrimonio publico em maos dos guardiaes da poder; mentira, mentira e mais mentira. Ler mais

Nhamatanda: Jovem decepa o próprio pénis para ‘ficar rico’

A procura de poderes mágicos para enriquecimento rápido levou Mbera Ângelo do Rosário, de 26 anos de idade e residente em Xiluvo, Nhamatanda, a cortar o seu próprio pénis, encontrando-se internado no Hospital Central da Beira, em consequência dos ferimentos graves sofridos. Ler mais

Comentário (Reflectindo): Como podemos dizer a estes irmãos que a única riqueza com o pénis é gerando filhos que quando velhos poderão ajudar-lhes? Portanto, que nem é matando os seus próprios filhos que se rico.

Manguele diz que atendimento nos hospitais é uma “vergonha”

“A maneira como se faz o atendimento causa-nos uma grande preocupação, uma grande tristeza e desconforto nisso. Sentimo-nos envergonhados quando ouvimos o público a falar daquilo que reconhece”.
O ministro da Saúde, Alexandre Manguele, reconhece que persiste um mau atendimento aos utentes nas unidades sanitárias em Moçambique.
O governante classifica de vergonhosa a qualidade da assistência que se presta aos cidadãos que procuram pelos serviços públicos de saúde.
“Todos temos acompanhado a preocupação do nosso público, as queixas e a insatisfação em relação à maneira como se é tratado nas nossas unidades sanitárias. A maneira como se faz o atendimento traz a causa-nos uma grande preocupação, uma grande tristeza e desconforto nisso. sentimo-nos envergonhados quando ouvimos o público a falar daquilo que reconhece não estar bem nos serviços de saúde.”
O responsável falava num encontro realizado ontem, no âmbito da implementação das actividades previstas no Plano da Estratégia de Qualidade e Humanização dos Cuidados de Saúde no país.
Estiveram presentes no encontro representantes da sociedade civil, confissões religiosas, líderes tradicionais, parceiros nacionais e internacionais, para partilhar ideias no sentido de implementar a estratégia de melhoria do atendimento nas unidades sanitárias.
A implementação da Estratégia de Qualidade e Humanização dos Cuidados de Saúde em Moçambique pressupõe a criação de comités nacionais, provinciais, distritais e nas diferentes unidades sanitárias. Os comités, as instâncias de mais alta importância, irão actuar no apoio à gestão do processo de implementação dos projectos e, desse modo, poderão contribuir na coordenação da implementação das actividades no sector da saúde,  melhorando a qualidade de atendimento nos hospitais, através do acompanhamento e interacção com os hospitais.

Fonte: O País online - 14.08.2012

Comentário (Reflectindo): O melhoramento da qualidade de serviço na função pública para por concursos públicos para os gestores. Só gestores por competência profissional, idóneos, com moral e ética, conduta humana podem garantir bom serviço. A confiança política e a promiscuidade entre partidarismo e a gestão da coisa pública já mostrou ser calamidoso, um infortúnio público em Moçambique. Isto por uma razão muito simples: para tal confiança é preciso ser lambebota ou escova de gente do partido no poder, compadrio com membros do partido que nem trabalha, gente que gasta muito tempo em reuniões da célula ou em propagandas partidárias; é preciso praticar trafulhices eleitorais...
Com tudo isto, quem tem autoridade moral para lhes pedir contas?
Podem criar comités, mas esses comités serão apenas o prolongamento das gestões actuais.

segunda-feira, agosto 13, 2012

Moçambique deve rever acordos sobre circulação na CPLP - Lutero Simango

A livre circulação de pessoas e bens no espaço da CPLP é um processo que deve ser ultrapassado, pois segundo Lutero Simango, Moçambique, na qualidade de Presidente da organização, tem o poder de inverter a situação e deve envidar esforços no sentido de reforçar o cumprimento das metas estabelecidos pelas Nações Unidas até 2015.

«Os acordos aprovados sobre a concessão de Vistos de Múltiplas Entradas (VME) para determinadas categorias de pessoas, nacionais da CPLP devem ser respeitados e cumpridos por todos os Estados membros da comunidade, para melhorar os seus índices de desempenho na melhoria de vida dos seus cidadãos».

“Participei, por isso testemunho”, Sérgio Vieira, pág. 257,258 e 259( A morte de Eduardo Mondlane)

Passaram-se mais de quarenta anos desde o dia em que uma bomba, pre­parada na Beira pelo sinistro inspector da PIDE, Casimiro Monteiro, assas­sinou Eduardo Chivambo Mondlane, Presidente da FRELIMO. Muito do que descrevo já o Presidente Chissano declarou na Assembleia da República, contudo, pareceu-me útil, no meu exercício de memória, pôr os pontos nos is, para ajudar o fim da especulação com boa ou má-fé. A essência dos dados, incluindo a origem da bomba, na época, a INTERPOL, a pedido do governo tanzaniano investigou e difundiu.
Não se tratou de um caso único, infelizmente, o assassinato de Mon­dlane pelos colonialistas. Os assassinatos de Mondlane e Amílcar Cabral respectivamente em 1969 e 1973, o ataque à República da Guiné em 1970 ocorreram durante o consulado de Marcelo Caetano. Dificilmente se pode aceitar que o Presidente do Conselho de Ministros ignorasse estas acções e não as houvesse caucionado antes, ou depois. Já em 1965 a PIDE assassinara em Espanha o general Humberto Delgado.
Casimiro Monteiro, de origem goesa, preparou na Beira um livro arma­dilhado com uma bomba, numa obra do marxista Plekhanov. Antigos colegas da PIDE de Casimiro Monteiro, incluindo Rosa Casaco, reconheceram esta acção. Rosa Casaco afirma ainda que este seu colega disparou, mortalmente, contra o general Delgado. Ignora-se quem instruiu Casimiro Monteiro para preparar a armadilha contra Mondlane, se um membro do governo central ou da colónia, se o comando das forças armadas em Moçambique, ou da PIDE, ou se tudo se reduziu a uma conjura local com Jardim e Cristina.
No Malawi, no consulado português em Blantyre, dirigido por Jaime Pombeiro de Sousa, um associado de Jorge Jardim que lá se encontrava, por acaso ou deliberadamente, Orlando Cristina, entregou um pacote a um sacerdote belga, o padre Pollet, que missionara muitos anos em Sofala e aí travara amizade com o padre Mateus Pinho Gwenjere. Orlando Cristina pediu ao padre Pollet, que ia para a Tanzânia, que levasse o embrulho para a fronteira e aí buscasse alguém da FRELIMO, para que o remetesse a Silvério Nhungu ou a Urias Timóteo Simango em Dar-es-Salaam. Assim fez o sacerdote e, encontrando na fronteira de Songea Samuel Rodrigues Dhlakhama, que já conhecia, solicitou-lhe que entregasse o volume a Simango ou a Nhungu.
De nenhum modo se pode afirmar que o padre Pollet, com quem ainda falei depois do assassinato de Mondlane, conhecesse o conteúdo e o objectivo do embrulho. Ele mencionou-me que Cristina lho entregara e o remetera a Samuel Rodrigues Dhlakhama, que encontrara por acaso. Igualmente, nunca se encontraram quaisquer dados sobre o envolvimento do cônsul Jaime Pombeiro de Sousa, que dirigia o consulado em Blantyre. O padre Pollet disse-me que após os eventos as circunstâncias lhe criaram suspeição, encontro no consulado português e a entrega do embrulho por Cristina, conhecido como agente português. Ele, como missionário na região de Sena, necessitava de estar em contacto com as autoridades e sempre que ia a Blantyre cumpri­mentava o cônsul ou outro representante do consulado. Se revoltado pela sua instrumentalização, se pela idade ou saúde, o padre Pollet retirou-se de Moçambique.
Chegado a Dar-es-Salaam, Samuel Rodrigues Dhlakhama telefonou a Nhungu, que lhe marcou um encontro num quarto de hotel (não me recordo do nome), que ficava junto à representação do MPLA em Dar-es-Salaam. Dhlakhama entregou o embrulho a Nhungu, que estava acompanhado por Simango. Num dos dias seguintes, quando o Presidente Mondlane estava a sair do escritório, dirigindo-se para Oyster Bay, para a casa de Betty King onde trabalhava muitas vezes na ausência dela e do marido, o escritor Willy Sunderland, Nhungu voltou-se para uma camarada, a Rosaria, que estava afecta à nossa representação na capital tanzaniana e disse: Corre para o carro do Presidente e entrega-lhe este embrulho. Esqueci-me de lho dar, Tratava-se de um volume, com a forma de um livro, embrulhado sob a forma de vim pacote postal, com selos soviéticos e tanzanianos, e endereçado a Mondlane. Ao abrir o pacote a armadilha funcionou, matando instantaneamente o Presi­dente, a bomba dilacerou-lhe o ventre e o tórax, segundo me narraram.
Dhlakhama, quando transportou o embrulho, este estava dirigido a Nhungu e não se assemelhava a um objecto chegado via correio, segundo declarou à comissão de inquérito. A Rosaria, segundo também declarou à mesma comissão, lembra-se de que recebeu um pacote, com a aparência de que vindo através dos correios, com selos e carimbos, endereçado a Mondlane e que Nhungu lhe entregara para remeter ao Presidente. Samuel Dhlakhama sempre insistiu nos seus depoimentos de que o pacote entregue a Nhungu lhe parecia muito maior do que a dum simples livro, ainda que volumoso. Pessoalmente, Samuel Dhlakhama e Rosaria, além de outras pessoas, confir­maram vários destes factos e a comissão de inquérito, que eu dirigi, constatou, por unanimidade, não haver qualquer indício que apontasse para o facto de eles não haverem agido de boa fé ou conhecessem o conteúdo do pacote antes do desfecho fatal, embora houvessem transmitido, depois dos eventos, suspeitas sobre o acontecido. A comissão considerou-os livres de qualquer suspeita e inocentes.
Simango reconheceu os factos, embora declarasse ao CC, em Abril de 1969, que ignorava o conteúdo do embrulho entregue a Silvério Nhungu, na sua presença, no hotel.
Lázaro Nkavandame afirmou a amigos e correligionários em Mtwara, a 1 de Fevereiro de 1969, que havia recebido um telefonema de Simango, para estarem atentos e fazerem uma festa quando recebessem boas notícias. Fizeram a festa a 3 de Fevereiro depois de receberem um telefonema de Dar-es-Salaam! Quando procurado pela polícia tanzaniana, Lázaro atravessou a fronteira e entregou-se às forças armadas coloniais com alguns dos seus colegas, ini­ciando, então, uma actividade colaboracionista com o inimigo, indicando a este onde bombardear aldeias, escolas, hospitais e fazendo apelos à deserção através da rádio e gravações difundidas por altifalantes nos aviões.
No dia 3 de Fevereiro, Samora estava em Moçambique e tomou conheci­mento da tragédia pelos noticiários da rádio tanzaniana. Marcelino acabava de chegar de Moçambique, e não se deslocara ainda ao escritório.
Espero que os factos, que se podem verificar, ajudem a separar o trigo do joio e contribuam para pôr termo aos mitos de heroicidade de traidores e de satanismo de inocentes.

Retirado do Moçambique para todos (14.08.2012)

Nota: Siga o link para ler a réplica de Barnabé Ncomo, autor do livro Uria Simango: Um homen, Uma causa

Quelimane é a capital dos liberais da África pela primeira vez


A cidade de Quelimane, província da Zambézia, é palco, desde esta Quarta-feira (8), duma conferência africana. Trata-se da Conferência Africana dos Estudantes Liberais.
Na conferência dos estudantes liberais da África, há participação, para além dos estudantes do nosso pais, dos oriundos de Malawi, Gana e Nigéria que, durante três dias, vão debater ideias sobre como a liberdade e a democracia podem ser elementos fundamentais para os povos e daí a consequente libertação.

Quelimane, a capital dos Liberais

A mando do curandeiro: Jovem mata filha de 13 meses para ficar rico em Sofala

Em sofala um jovem de 22 anos violou sexualmente até a morte a filha de treze meses para, alegadamente, tornar-se rico.

Por Josué Bila: Direitos Humanos em África - Questões moçambicanas"


Prezado leitor, 
Já teve a oportunidade de ler sobre direitos humanos em África, abordando Moçambique? Ainda que a resposta seja sim, aqui, está mais uma oportunidade. O título do livro é "Direitos Humanos em África: Questões moçambicanas".

Os artigos sobre direitos humanos, contidos na obra, apresentam uma linha de jornalismo de intervenção social, cujo epicentro de exercício hermenêutico-argumentativo é Moçambique... Para o enriquecimento do debate em torno dos direitos humanos, a obra apresenta 16 entrevistas de intelectuais e académicos, a saber: António Gonçalves, Arão Valoi, Book Sambo, Conceição Osório, Custódio Duma, Dick Niggaz, Elísio Macamo, Ericino de Salema, José Carlos Trindade, José Macuane, Leopoldo de Amaral, Lourenço do Rosário, Manuel de Araújo, Severino Ngoenha e Silas Grecco.

Quer comprar? Clique aqui: http://agbook.com.br/Vai a opcao menu temático e Clique "Direito" ou "desenvolvimento humano" Procure pelo título: Direitos humanos em África e clique. Podes ler, apreciar e comprar...



Josué Bila

Ministro da Educação revoga circular do seu vice-ministro

Martins e Chilundo desentendem-se sobre “uso de burca e lenço nas escolas”.

“O País” sabe que a revogação da medida foi motivada por interesses eleitoralistas uma vez que os líderes muçulmanos, em Nampula, ordenaram os fiéis para que também “não votassem na Frelimo”.

Cateme: o passado que não passa!

Depois do levantamento popular de Janeiro, a Vale e o governo prometeram corrigir os erros nas casas construídas em Cateme para reassentar mais de 700 famílias.

Governo vai recorrer a empréstimo interno para financiar economia

O governo moçambicano vai recorrer à um empréstimo interno no valor de 3,150.1 milhões de meticais (cerca de 113 milhões de dólares), para financiar a economia nacional ao longo dos próximos tempos, anunciou hoje, em Maputo, o Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia.

Ministério da Educação antecipa matrículas para novos ingressos em 2013

O Ministério da Educação tenciona antecipar o processo de matrículas para novos ingressos para o próximo ano lectivo, na sequência de uma decisão tomada pelo Conselho Coordenador, realizado em Chidenguele, província de Gaza.

Bancos comerciais indianos associam-se para abrir banco em Moçambique

Os bancos comerciais indianos Punjab National Bank (PNB) e Central Bank of India (CBI) vão estabelecer uma parceria a fim de abrirem uma instituição bancária em Moçambique até ao final do ano, afirmou sábado em Calcutá o presidente e director executivo do Central Bank of India.

domingo, agosto 12, 2012

Tensão entre Malaui e Tanzânia junta-se aos "crónicos" casos na Cimeira de Maputo

A instabilidade no Congo, a indefinição no Zimbabué e o impasse malgaxe são pontos incontornáveis na Cimeira da África Austral, na próxima semana em Maputo, a que se junta a recente tensão entre o Malaui e a Tanzânia.

sábado, agosto 11, 2012

Comentário dum ministro sobre roubo causa indignação na Índia

Um ministro do Estado de Uttar Pradesh, o mais populoso da Índia, disse que os burocratas podem roubar um pouco, desde que trabalhem bastante, deflagrando indignação nacional num país cuja classe governante vive a envolver-se em escândalos de corrupção.

GOVERNO DE UGANDA

Nós somos pobres por causa do colonialismo, comercio internacional injusto, blá blá blá...

1. Janet Museveni (esposa do presidente Yoweri Museveni) ministra do estado de Karomoja.

Imensis Deixa-me triste

O Site Imensis é um dos primeiros democráticos e democratizantes websites moçambicanos. É para mim um site de consulta obrigatória para quem se interessa ao processo democrático do país. Infelizmente, por razões que não sei, já perdemos muito daquilo que podia ser muito útil para consultar. Em 2005 foi encerrado o grupo “comunidade imensis” e substituido por um novo. Acho que foi um erro, pois que por muitas razões e a bem da nação, o antigo grupo devia continuar disponível para a leitura, isto é, devia manter-se como uma biblioteca.
Como não bastasse, o novo grupo está sem se acessar já passa um tempo. Que deve ser passar?
Fico muito triste por esta situacão e penso que não estou sozinho.
Com muita humildade peço ao Imensis para continuar a proporcionar-nos o espaço. Tenho saudades infinitas.

sexta-feira, agosto 10, 2012

Inocêncio Matavele demitido

O Primeiro-ministro, Aires Ali, exonerou do seu cargo, o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), cargo para o qual fora indicado em Fevereiro de 2010.

Um apelo aos deputados

De vez em quando... da Inglaterra

Fahed Sacoor

Quando se realiza um acontecimento cultural, políti­co, principalmente desportivo de nível mundial e a Grã-Bretanha participa nele, existe entre os cidadãos britânicos um orgulho exacerbado de patriotismo, pois, esporadicamente, participam nele sem convites. É tudo ao natural. Fazem colorir as ruas, as suas ca­sas, a cidade até carros, colocando neles aquilo que consideram o mastro mais elevado do seu país – a sua bandeira nacional. É uma cultura e um hábito de se elogiar que me faz uma certa inveja!

A LÓGICA DA AJUDA EXTERNA

Tenho lido vários artigos sobre a ajuda externa em jornais e blogs moçambicanos e o que tenho notado, independentemente da qualidade desses artigos, muitos deles falham em evidenciar a verdadeira lógica da ajuda ou apoio ao desenvolvimento.

A Porta

Por Mia Couto
Era uma vez uma porta que, em Moçambique, abria para Moçambique. Junto da porta havia um porteiro.

Células da Frelimo no MICOA

PARTIDO FRELIMO 
CÉLULA DO MINISTÉRIO PARA A COORDENAÇÃO DA ACÇÃO AMBIENTAL
Inicio
Comité Central
Sobre nós
Datas comemorativas
Fotogaleria
Figuras de destaque
Estatuto da FRELIMO

Desde a criação do Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental foi sempre nossa preocupação a criação da estrutura do Partido Frelimo dentro da instituição. Temos que salientar que neste percurso, foi muito difícil conhecer os camaradas membros e simpatizantes da Frelimo devido a conjuntura política do país, tendo sido necessário fazer-se um trabalho anónimo entre funcionários, que resultou na conquista, em 1998, de 34 candidatos a membro.  Primeiramente o Partido era representado pela célula e alguns anos depois pelo círculo. Hoje o Círculo do Partido Frelimo, só a nível central, conta com 221 membros.O camarada José Ernesto Barrama foi escolhido, através de eleições realizadas no dia 15 de Dezembro de 1998, para ser primeiro Secretário da Célula. Nesta nobre missão de dirigir a Célula foi apoiado pela camarada Maria de Lurdes Massingue como 1° Assistente responsável pela área de Mobilização e Organização da Célula e pela camarada Palmira Pedro Franciscocomo 2° Assistente responsável pela área de quotização e finanças da Célula. Na cerimonia da tomada de posse o novo elenco apresentou seu programa de trabalho que consistia principalmente em acções nas áreas política, social, financeira e desportiva. É de salientar que o Secretariado estabeleceu como metas o trabalho aturado de mobilização dos funcionários do MICOA para participarem nas eleições de 1999, assegurar fonte de rendimentos para o Partido através de exploração de centro social, entre outras actividades. 
No ano 1999 foi incluído no Ministério o Instituto Nacional de Planeamento Físico, onde também existia a  célula. Assim, passaram a existir duas células e isto, conjugado com o número considerável dos membros, permitiu a criação do Comité do Círculo em 2002. Nas primeiras eleições internas foi eleito o camarada Inácio Bucuane para 1° Secretário do Comité.  Mesmo ano houveram outras eleições internas e saiu delas novo secretário - Augusto Samuel DimandeA.razão de fazer novo escrutínio foi a saída do camarada Bucuane para província Zambézia em missão de serviço - foi nomeado como director provincial.
O Círculo é organizado em três Células: Célula A dirigida pelo camarada Lichucha, que abrange MICOA Sede, Célula B liderada pelo camarada Namburete, que está sediada na Drecção Nacional de Planeamento e Ordenamento Territorial e Célula C dirigida pelo camarada Mahomed, que funciona dentro de Direcção Nacional de Avaliação de Impacto Ambiental, Inspecçõa, Direcção Nacional de Gestão Ambiental e Conselho Nacional de Desenvolvimento Sustentável.