segunda-feira, abril 30, 2012

Um governo de malabaristas


Editorial (Diário da Zambézia)

O governo da Zambézia mostra claramente que o que mais sabe são apenas malabarismos, o chamado showoff.
Esta afirmação nossa tem muita sustentabilidade e vamos pegar apenas num caso recente que aconteceu na cidade de Quelimane há uma semana.
Sabe-se e nós tivemos o cuidado de informar que o batelão Cuácua que fazia a ligação entre a cidade de Quelimane e o distrito de Inhassunge, naufragou e neste naufrágio, uma pessoa perdeu a vida, por sinal, o chefe das máquinas daquela embarcação.

Malawi: Presidente forma governo ‘inclusivo’

A Presidente do Malawi, Joyce Banda anunciou na quinta-feira um novo governo, trés dias depois do funeral do seu antecessor, Bingu wa Mutharika, falecido a cinco de Abril vítima de doenca.
Trata-se de um governo inclusivo constituido por vinte e trés ministros.
A grande novidade do novo governo é a nomeacao do jovem Atupeli Muluzi, filho do ex- Presidente Bakili Muluzi, para Ministro de Planificação Económica. Poucos ministros do regime de Bingiu wa Mutharika foram chamados para integrar o novo executivo.
O destaque vai também para o afastamento de Peter Mutharika do cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros. Em sua substituição, a Presidente Joyce Banda nomeou Emphraim Chiume. Ler mais  

Estado burlão?!

Por Borges Nhamirre

Maputo (Canalmoz) – “Gangster State” ou Estado Gangster/mafioso – em português – é um conceito usado nos estudos de segurança para descrever Estados que ao invés de garantirem a segurança e bem-estar aos cidadãos, constituem ameaça. Bem que Moçambique assenta no conceito do “Gangster State”, ou não fossem as torturas da FIR, a corrupção na administração pública, as torturas e execuções sumárias de reclusos e detidos, marcas deste país. Mas parece que, para além de estado “Gangster” a que já se assemelha, Moçambique está agora também às mãos deste governo a se especializar como “Estado Burlão”. Ler mais 

domingo, abril 29, 2012

A Polícia, o SISE e o STAE/CNE foram a chave da vitória do candidato da Frelimo em Inhambane

Editorial (Canalmoz)
  
Maputo (Canalmoz) – A Polícia tomou total protagonismo nas eleições de 18 de Abril em Inhambane. Mais uma vez, a Polícia comportou-se como uma força de choque do partido Frelimo, sem cultura de Estado. Mas não foi só a Polícia.
Foram também ministros, tal o caso do ministro da Energia, Salvador Namburete, na Escola de Chamane, que usou o cargo para dar ordens à Polícia, ordens que esta cumpria com zelo tal a urgência com que aparecia, até usando carros blindados de assalto.

Mswati III recebe avião a jacto pelo aniversário em altura de crise

Mswati III celebrou o seu aniversário a 19 de Abril, e os contribuintes suázis suportaram 386 mil dólares (292 mil euros) pela festa oficial organizada pelo Estado em honra do último monarca absolutista do continente, que possui, segundo a revista Forbes, uma fortuna avaliada em 100 milhões de dólares.

Uma aula em três meses!

Por Pedro Nacuo

A Educação em Cabo Delgado acaba de nos trazer revelações muito graves sobre o seu desempenho, nomeadamente, a sua triste contribuição para a baixa qualidade do ensino no nosso país. Ao ter sido muito transparente trazendo a sua verdadeira face nos distritos, disse que terá feito um bom trabalho para a sociedade e ajudou-nos a dar resposta a algumas inquietações.

sábado, abril 28, 2012

CIDADÃO REPORTA:

Agentes do SISE estão a guarnecer (agora) o espectáculo da celebrity no parque dos continuadores em vez de velarem pela segurança das suas instalações. Tudo porque a diretora da mozceleb Angela Leao é esposa do diretor do SISE (Gregório Leao). Nao é abuso d poder?


Fonte: aqui (Centro de sonhos inalcansáveis)

Assim se apresenta "Rito Botafogo Bonelli", aliás Ze Carioca

1) Oficialmente Rito Botafogo Bonelli, mas tambem conhecido por Ze Carioca, por ser do Rio Janeiro

2) Senhor Refletido, aqui o Botafogo parasua informacao sou meio brasileiro fdo Rio de Janeiro, por isso uso o nick name Ze Carioca, mas so esse, tenho negocios no Brasil, Europa (Espanha, Portugal, Franca e Polonia), viajo para India e RSA. Para sua informacao sou formado com o PHD em engenharia de producao, a meu proprio custo toda a minha formacao paguei do meu bolso. Nao apoio oportunistas nem aqueles que nao gostam de trabalhar para alcancar os seus objectivos. Com fala barata Mocambique nao se vai desenvolver se alguem ama o seu pais deve trabalhar arduamente primeiro para si e sua familia depois para sua patria amada. Tagarelices nao levam a lado nenhum, so a pobreza cronica

Botafogo.


3) Senhor Nguiliche, infelizmente nao tenho negocios em Mocambique, estou a pensar em entrar na agroindustria. Logo que entre no mercado posso lhe informar o nome da empresa a actuar neste mercado uma vez que nos outros estou ligado a outro tipo de actividades. Nao estou ligado a memhu,a entidade nem sequer procuro costas questes.

Botafogo


Reflectindo: este Botafogo é interessante. Durante a campanha eleitoral nas intercalares de Inhambane dizia ele que era de Quelimane/Zambézia, ora, que já estava em Inhambane. Agora é meio brasileiro, Phd em engenharia de produção, tem negócios no Brasil, França, Portugal Polónia e Espanha. Finalmente, diz ele que não tem negócios em Moçambique. 

Temos aqui muitos pontos para analisar este indivíduo que se julga de BOM ou mesmo MELHOR MOÇAMBICANO. 

Vamos!

Os mil e um encantos das “muthianas oreras”

Donas da mais pura beleza sensual, as mulheres do norte do país, principalmente as da província de Nampula, conhecidas por “muthianas horeras” – que na língua local significa “mulheres bonitas” –, têm a fama de enfeitiçar os homens. A convicção jaz no imaginário popular dos moçambicanos de ambos os sexos há vários anos por mil e uma razões.

EDITORIAL: Mas que altruísmo barato!


Ouvir com webReader
No passado fim-de-semana, a nossa bela Pérola do Índico doou ao seu vizinho Malawi diversos produtos, nomeadamente dois vagões de milho, um de combustível, igual número de sal de cozinha, 10 cabeças de gado, 505 sacos de arroz, 20 de açúcar, 20 caixas de óleo vegetal, e 50 de bolachas e de sardinha.
No entendimento dos DONOS DO PAÍS, o donativo destina-se a ajudar o povo malawiano nas cerimónias fúnebres do ex-estadista Bingu Wa Mutharika.

Despertai Moçambicanos

Deve ser agenda de cada moçambicano, que tem amor com seu país, despertar o seu próximo sobre o perigo que construimos para nós próprios, para os noss filhos e para o país como um todo, quando aceitamos ser politizados, quando permitimos a montagem de um regime que se assemelha àquele que milhares de filhos nobres do país perderam suas vidas combatendo-o. Despertemos mocambicanos para o novo combate, combate contra a exclusao social, económica e politica. Dizia o saudoso Presidente Samora Machel que "o colono nao é branco sao as atitudes; nao lutamos para substituir os colonos", e eu acrescento que os filhos nobres de Moçambique nao lutaram para substituir o colonialismo clássico por um colonialismo razoável. 

A comunidade internacional está perdida nas suas contas, no conflito de interesses que infelizmente se sobrepoe aos interesses do POVO. A mesma comunidade internacional que aceitou que Khadafi tivesse avultadas somas de dinheiro nos bancos dos seus países, fortificando os bancos dessa comunidade internacional, durante décadas e décadas, sem tugir nem mugir, é a mesma que apareceu ao lado da rebeliao, vestindo outra roupa, quando o POVO decidiu pegar em armas para matar a cobra que ameaçava acabar com os Líbios um por um, por que se vislumbrava que o protector dos seus interesses estava prestes a cair. Despertai Moçambicanos! Peguemos em armas, nao as mesmas que usou o POVO libio, mas as armas da Democracia, o VOTO. Despertai Moçambicanos! A Luta Continua! 

sexta-feira, abril 27, 2012

Propostas bolsas de estudo em regime de crédito para financiar ensino superior


Comentário: Num debate no Imensis, em 2005, defendi a criação de bolsas de estudo em regime de empréstimo. Nem todos me compreenderam e com razão, pois que na nossa terra pátria, tudo depende da experiência. A minha experiência é esta da proposta, porém, não de envolvimento de pais. Na minha opinião a bolsa de estudos em regime de empréstimo só devia ser para os estudantes de instituições e ensino superior ou do subsistema do ensino de adulto. Em ambos os casos, os estudantes são adultos, será que há alguma razão para envolver pais desses estudantes?

18º aniversário do Dia da Liberdade na África do Sul


Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta. Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso? Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.
Nelson Mandela
Líder e ex-Presidente da África do Sul

Guiné-Bissau: Golpistas vergam-se às exigências da CEDEAO

O Comando Militar que tomou o poder na Guiné-Bissau disse hoje em Bissau que aceitou todas as condições impostas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para resolver a crise no país.
"Aceitámos", disse hoje em conferência de imprensa o porta-voz do Comando Militar, Daba Na Walna (na imagem). "Estamos em condições para cumprir todas as exigências da CEDEAO", acrescentou.

Afonso Dhlakama tem razão de manter segurança armada para garantir democracia…

Por Adelino Timóteo

…tendo como pano de fundo um cenário como as eleições de Inhambane onde a coligação PRM/STAE/CNE actuou em solidariedade com a Frelimo

Inhambane (Canalmoz) – No dia 19 de Abril corrente, portanto, um dia após a votação, em Inhambane, a Comissão Provincial de Eleições local publicou os resultados eleitorais, que deram vitória à Frelimo. Entre os frelimistas denotava-se a amargura de festejar-se uma vitória, em que para ela ser dada como tal, o vencedor contou com o envolvimento da coligação Comissão Nacional das Eleições (CNE), Polícia da República de Moçambique (PRM), Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), Grupos Dinamizadores (GD’s), exercendo a acção psicológica e terrorismo do estado e institucional, em parceria com a Frelimo.

“Não acho que haja falta de vontade política do governo para cobrar dívidas ao tesouro”

O presidente do Tribunal Administrativo, Machatine Munguambe, comentou, em exclusivo ao “O Pais”, as declarações do ministro das Finanças, Manuel Chang, segundo as quais o Governo não tem como accionar mecanismos coercivos para cobrar dívidas concedidas pelo tesouro em 2002.

quinta-feira, abril 26, 2012

Conta Geral do Estado aprovada pelo Parlamento

A Assembleia da República aprovou ontem, na generalidade e em definitivo, o projecto de resolução da Conta Geral do Estado (CGE) referente ao exercício económico de 2010, um documento que vinha sendo discutido desde quarta-feira última.

Charles Taylor é condenado por crimes

O ex-presidente da Libéria Charles Taylor foi considerado nesta quinta-feira "penalmente responsável" por crimes contra a humanidade durante a guerra em Serra Leoa (1991-2001) pelo Tribunal Especial para Serra Leoa (TESL). A pena será determinada no dia 30 de maio e Taylor cumprirá a sentença numa prisão britânica. Leia mais

Contribuições da Sociedade Civil sobre a Revisão da Legislação Eleitoral Moçambicana

"... No documento final com as contribuições da sociedade civil, encontram-se, entre outras, propostas em relação a uma comissão de eleições independente com sete membros, a eliminação do artigo 85 e a publicação das listas dos eleitores..." Ler mais

TAXAS DIRECTORAS E PRODUÇÃO DOMÉSTICA

Por Sofia Amarcy

Recentemente o Banco de Moçambique (BdM) anunciou a redução das taxas directoras (taxas de juro  determinadas pelo Banco Central, também chamadas de taxas de referência, e que determinam as taxas de  juro de mercado). Segundo o BdM, esta redução visa responder ao ambiente de “estabilidade” do sector  financeiro, através da expansão do crédito bancário ao sector privado. Com uma redução nas taxas de referência, seria expectável que ocorresse um aumento nos níveis de consumo devido ao aumento da  capacidade de aquisição de bens e serviços. No entanto, o efeito pode ser inverso se não estiverem criadas as  condições domésticas para fazer face a este aumento da procura, e neste caso é de esperar que aconteça um  aumento no nível de preços e consequentemente um aumento dos níveis de inflação, que, de facto, contraria as  expectativas da política monetária em vigor. Ler mais

Ministra do Trabalho quer criar uma agência de recrutamento juvenil

Embora diga que a criação da agência seja “um dado adquirido”, Helena Taipo não avança os prazos para a consumação, efectiva, da ideia.
O governo vai criar uma agência de recrutamento de jovens para trabalharem nas empresas de exploração mineira que operam no território nacional, tal como acontece para a contratação da mão-de-obra para as minas da África do Sul, revelou ontem a ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo.
A ministra do Trabalho falava ontem no encontro que manteve com os jovens empreendedores da cidade de Maputo.
Taipo não revelou a data em que se vai criar esta agência de recrutamento de jovens para trabalharem nas empresas de exploração mineira no país, mas garantiu ser um dado adquirido, porque “é um dever do governo criar formas eficazes de empregar os jovens deste país, porque a riqueza também lhes pertence”.
A ministra do Trabalho explicou que essa agência não vai olhar para a experiência profissional no período de contratação, tal como acontece com o recrutamento da mão-de-obra para as minas da África do Sul, que é feita através da Teba.

Fonte: O País online - 26.04.2012

ReflectindoMais uma instituicão pública? Essa agência vai funcionar em todas as províncias? Que implicacões financeiras ao Estado terá essa agência? Porquê esse trabalho não se faz pelas direccões distritais ou provinciais do trabalho? Por acaso as empresas de exploracão mineira em Mocambique enfrentam problemas no recrutamento da mão-de-obra?
Não estou me opôr a ideia, mas preciso de saber muita coisa. Acho existir diferenca entre recrutar mão-de-obra para fora do país e fazê-lo internamente. No caso interno, o Ministério do Trabalho podia ajudar aos desempregados sobretudo na informacão sobre as oportunidades e a sua localizacão ou mesmo aos empregadores.

quarta-feira, abril 25, 2012

Fundos do Tesouro nas mãos de “camaradas”

O Governo concedeu empréstimos a 34 empresas, através de Fundos do Tesouro, num valor total de 766,4 biliões da antiga família. Até 2010 apenas 15 destas empresas tinha pago algum valor, diga-se irrisório, equivalente a 84.7 milhões. A maioria dos devedores está ligada ao partido Frelimo. Ler mais (Canalmoz)

Governo não tem mecanismos coercivos para cobrar dívidas ao tesouro

Manuel Chang diz que os devedores do Estado têm um contrato assinado para amortização das suas dívidas, mas, se isso não acontecer, não existe outra forma de cobrar senão esperar pelo tempo. Ler mais (O País)

ANC CONFIRMA EXPULSÃO DE MALEMA


O Congresso Nacional Africano (ANC), no poder na África do Sul, confirmou, terça-feira, a expulsão do líder da sua ala juvenil, Julius Malema, que, nos últimos meses, lutava para reverter a medida.

Polícia violando a Lei Eleitoral

Na Lei 18/2007 de 18 de Julho  a qual estabelece o quadro jurídico para a eleição dos Órgãos das Autarquias Locais, no seu artigo 88, proibe-se a presença de força armada nos locais onde se reunem as assembleias de voto e, num raio de trezentos metros...

Foto do Canalmoz (25.04.2012)

Policia em Inhambane prossegue intimidação aos jovens do MDM

Mais um jovem do MDM foi detido ontem dia 24 de Abril, e “ameaçado durante os interrogatórios”, na cidade de Inhambane, por questões relacionadas com as eleições intercalares de 18 de Abril. Trata-se de Carlos Benildo Cristino, funcionário do CPRD (Centro Provincial de Recursos Digitais).
Ele foi detido no seu local de trabalho quando eram cerca das 08 horas da manhã, por agentes que o encaminharam à primeira esquadra da cidade sob detenção. Viria a ser libertado já no início do período da tarde. Ler mais

Sindicatos sim… greves não!

“A matéria da greve não consta desta proposta de lei… será regulada por lei específica. Aliás, é assim como estabelece a nossa Constituição. Por um lado, prevê a sindicalização e, por outro, prevê a greve”, disse Alberto Nkutumula, porta-voz do Governo.

Frelimo perde 1 000 eleitores nas eleições de Inhambane e oposição ganha 2 000

Apesar do aumento do eleitorado de Inhambane, a Frelimo perdeu 1 000 eleitores nesta eleição, comparando com os resultados das últimas eleições autárquicas (2008). Parte desses votos podem ter “caído” para as mãos do MDM e outros para a abstenção. A sorte coube à oposição que soma e segue.

terça-feira, abril 24, 2012

Carlos Serra: Dois fenómenos

O geral do noticiário nacional e internacional e da análise salienta a vitória do candidato socialista na primeira volta da presidencial francesa. Menos salientado é o crescimento espectacular da extrema-direita.
Entre nós, o noticiário e a análise tomam em conta a vitória do candidato da Frelimo na intercalar autárquica de Inhambane. Menos salientado é o que "Diário de Moçambique" chamou "forte aparato policial nas mesas de voto". Ler maisincluindo cometários

Manuel de Araújo diz que mais de 23 residências pertencentes a edilidade estão em mãos alheias

O Presidente do Conselho Municipal da cidade de Quelimane assegurou que, para além de 4.5 milhões de meticais de dívida que encontrou no município, a sua edilidade possui mais de 23 residências que até estão sendo ocupadas por pessoas que não trabalham no município.
O Conselho Municipal da Cidade de Quelimane ameaça processar judicialmente antigos vereadores e outros funcionários da era do Pio Matos acusados de desviar bens da edilidade antes da tomada de posse de Manuel de Araújo, a 30 de Dezembro último. Segundo De Araújo, entre vários bens desviados o destaque vai para o tractor que se encontra em Tete na posse de um ex- vereador da era Pio Matos.

Polícia sem isenção

Mais uma vez a PRM veio a destacar-se pela negativa no presente processo. A Polícia ignorou todos os preceitos constitucionais e comportou-se como uma força ao serviço da Frelimo.
Em muitas Assembleias de Voto, os agentes da Polícia não cumpriram com o seu dever legal de se instalar a 300 metros dos locais da votação.

Terror em Inhambane?

Hoje de manha, a policia bem armada na cidade de Inhambane foi a residencia do Jovem da Liga da Juventude do MDM, CARLOS BENILDO CRESTINO,e buscá-lo a forca à primeira esquadra da policia. Uma accao de terror. Neste momento o jovem esta detido. (Lutero Simango, chefe da bancada parlamentar do MDM)

Relações entre Moçambique e Malaui deverão melhorar com Joyce Banda

Vários analistas, entre os quais o jornalista moçambicano Fernando Lima, acreditam que as relações entre Moçambique e o Malaui serão relançadas com a nova presidente malauiana, Joyce Banda, que agora toma posse.
A nova chefe de Estado do Malaui, que toma posse esta terça-feira (10.04.), anunciou a substituição de vários responsáveis, entre eles o governador do Banco Central, o chefe da polícia nacional e o patrão da rádio-televisão pública. A medida de Joyce Banda, de 61 anos, foi saudada como um avanço democrático. Ler mais
A Polícia da República de Moçambique (PRM) continua sem pistas do assassino de Momade Ayoob, morto a tiro na tarde de sexta-feira pouco depois de sair da Mesquita Masjid-E-Jilani, na rua Rainha Nomatuku, na capital do país. Admite ter se tratado de ajuste de contas.

Última detida foi ontem libertada

Inhambane (Canalmoz) – A militante do MDM que se encontrava detida em Inhambane desde a data das eleições intercalares, Isabel Joaquim Madeira, foi ontem libertada por volta das 11 horas. Esteve detida cinco dias sem culpa formada. Na sexta-feira, quando os seus colegas foram postos em liberdade, ela continuou presa por nem sequer ter um auto aberto do qual pudesse passar a constar o mandato de soltura ordenado pela procuradoria. Ler mais

Última detida foi ontem libertada

Inhambane (Canalmoz) – A militante do MDM que se encontrava detida em Inhambane desde a data das eleições intercalares, Isabel Joaquim Madeira, foi ontem libertada por volta das 11 horas. Esteve detida cinco dias sem culpa formada. Na sexta-feira, quando os seus colegas foram postos em liberdade, ela continuou presa por nem sequer ter um auto aberto do qual pudesse passar a constar o mandato de soltura ordenado pela procuradoria.

segunda-feira, abril 23, 2012

Assassinato de Ayoob

A polícia da República de Moçambique disse, ontem, em Maputo, não ter ainda pistas que possam conduzir à captura dos criminosos que assassinaram o empresário Momade Ayoob, ocorrido na última sexta-feira, na cidade de Maputo, à saída da mesquita. No entanto, as autoridades garantem estar na posse de informações importantes que os poderão conduzir aos autores do assassinato.
Hoje, passam quatro dias desde que o empresário foi surpreendido por um indivíduo que se fazia transportar numa motorizada. Até agora, todavia, ainda não há ninguém detido em conexão com o caso.

Fonte: O País online - 23.04.2012

36 jovens de MDM foram libertados por ausência de ilícito

Inhambane (Canalmoz) – Foram libertados na sexta-feira à tarde 36 dos 37 jovens do MDM que a Policia deteve no dia das eleições intercalares em Inhambane e ainda se encontravam encarcerados.
Isabel Joaquim Madeira foi mantida na prisão por nem se quer ter sido aberto um processo que permitisse à procuradoria ordenar a sua soltura.
Todos os que foram libertados na sexta-feira mediante termo de soltura foram soltos por falta de matéria isto é, por a instrução ter concluído que não praticaram nenhum ilícito.
Os advogados do MDM admitem que a soltura de Isabel Joaquim Madeira possa acontecer hoje. Ler mais

Observatório Eleitoral diz que pleito foi livre e justo

MOÇAMBIQUE OFERECE DONATIVO AO MALAWI

Por Elias Samo Gudo, da AIM, em Blantyre

Blantyre, 23 Abr (AIM) – O governo moçambicano ofereceu ao Malawi, durante o fim-de-semana, um donativo composto por dois vagões de milho, um vagão de combustível, um vagão de sal de cozinha e 10 cabeças de gado.
O donativo que também, inclui 505 sacos de arroz, 20 sacos de açúcar, 20 caixas de óleo de cozinha, 50 caixas de bolachas, 500 sacos de sal de cozinha e 50 caixas de sardinhas, tem por objectivo ajudar o governo malawiano nas cerimónias fúnebres do seu antigo presidente, Bingu wa Mutharika, que foi hoje a enterrar no mausoléu da família em Thyolo, que dista cerca de 38 quilómetros da cidade de Blantyre, capital económica do Malawi.

“Há falta de comunicação entre Itai Meque e sua população”

O comício de Armando Guebuza foi dominado pelas queixas de 59 funcionários da extinta empresa Água Rural da Zambézia. Estes estão sem salários há 36 meses. Ouvindo os factos, Guebuza diz que a solução está nas mãos do governo de Itai Meque. A falta desta, só revela falta de comunicação.

domingo, abril 22, 2012

Quando é que será que aqueles que nos (des)governam aprendem?


Fonte: aqui

França: Hollande vence primeira volta das presidenciais francesas


O socialista François Hollande venceu Nicolas Sarkozy na primeira volta das presidenciais francesas. Hollande terá conquistado entre 28,4 e 29,3% dos votos, ao passo que Sarkozy terá arrecadado entre 25,5% e 27%, de acordo com os primeiros resultados oficiais anunciados após o fecho das urnas, às 20h locais.
Os dois homens defrontar-se-ão na segunda volta, marcada para 6 de Maio, dia em que o candidato socialista poderá ficar em vantagem, contando com os votos da esquerda radical e dos ecologistas.
Esta é a primeira vez que um Presidente que se recandidata ao cargo não consegue vencer as eleições à primeira volta desde o início da Quinta República Francesa, em 1958.

Assim escreveu Palmeirim Chongo fazendo analogia de eventos eleitorais França vs Moçambique

Poxa ! Desde as primeiras horas de hoje que estou com sentidos focados na TV acompanhando o desenrolar das eleições presidencias francesas... o meu estado de espirito tem estando a viajar entre o espanto e a frustração! Esses gauleses em materia de organizar eleições são um desastre, senão vejamos:

- Que deixa-andar! Não se vê a policia anti -motim, estilo a nossa FIR, a circular pelas Assembleias de voto;

Samora Machel contra a execução de Uria Simango

CRÓNICA exotérica
Por Yahia ben Yokhanon (alias João Craveirinha)

Samora Machel contra a execução de Uria Simango

(Segundo texto apócrifo de Zoao Kraveirinya na era do Tsuname)

Nachingueia, Farm 17, sul de Tanzânia. Manhã de um dia diferente no mês de Janeiro de 1975. Alguns Homens e mulheres abatidos estão perfilados perante Samora Machel e o então 1º Ministro Joaquim Chissano, passando revista e verificando até que ponto a “sessão” da noite anterior no mato (até ao amanhecer), tinham causado danos físicos aos apresentados. O destino desses homens e mulheres estão em jogo.

Assim escreve Billy Cake:

O Governo diz que aprova o investimento estrangeiro para desenvolver a economia nacional e dar emprego aos moçambicanos. Meus amigos, já procuram saber que empregos são esses? Este governo, abusando da lei e da politica da promoção do investimento estrangeiro, deu e entregou aos sul africanos toda a costa moçambicana da ponta do ouro até bazaruto e alguns estrangeiros foram ajudados a "descobrir" paraisos nas ilhas e na costa moçambicana. Construiram lodges, chales, vilas e quejandos...empregaram moçambicanos sim. Mas como serventes de mesa, limpadores das casa de banho, arrumadores de camas, lavadores de toalhas, cozinheiros, jardineiros, motoristas, guardas, e toda bandeja de serviços baixos que se possa imaginar e a salários que metem dó. São estes empregos que queremos promover para o nosso povo?

sábado, abril 21, 2012

Cantores de Inhambane ameaçados pela FIR - Camal Giva

Ivone Soares: Intervenção Antes da Ordem do Dia


Por Maria Ivone Soares

Quinta-feira 19 de Abril de 2012

Senhora Presidente da Assembleia da República

Solicitei a palavra para, neste momento impar, dirigir-me aos ilustres mandatários do povo, bem como aos moçambicanos que nos ouvem pela rádio e demais meios de comunicação.

Opinião de Palmeirim Chongo sobre a governação de Armando Guebuza

Por Palmeirim Chongo

Hoje estará em Quelimane o Chefe do Estado, Sua Excia Armando Emilio Guebuza para de outras actividades, proceder a inauguração da estatua de Samora Machel.

Eu respeito muito a FIGURA do presidente da República de Moçambique, esta é uma guarda-chuva que nos cobre ou devia cobrir a TODOS, mas eu não tiro chapeu ao senhor Armando Emilio Guebuza.
Pela minha leitura, foi/é durante o(s) mandato(s) deste senhor que:

Victor Hugo: Cumplice vergonhoso

A Situação Política Actual de Moçambique (3) – “Homens Armados da Renamo”!!

Por Jonathan McCharty


Celebra-se neste ano de 2012, o vigésimo aniversário dos Acordos Gerais de Paz. Como parte das celebrações oficiais sugerimos que o texto completo desses acordos seja publicado na sua integra, para domínio público!! Faz tempo que o excessivo secretismo neste país exala um insuportável cheiro à bagre!

Vinte anos é uma vida e todos os Moçambicanos, mas principalmente aqueles que vão votar pela primeira vez nas eleições gerais do próximo ano, precisam de saber o que foi acordado em Roma!! Esse conhecimento é vital para entendermos a “situação política corrente” e podermos fazer uma decisão informada sobre o futuro desta Nação!! Ler mais

Executivo de Itae Meque: ‘O que é que se passa?’ – Questiona Guebuza

O Presidente Armando Guebuza, questionou ao Executivo da Zambézia, liderado por Francisco Itae Meque, as razões do constante incumprimento dos programas económicos e sociais anuais que são traçados para resolver problemas concretos dos cidadãos.
Guebuza fez este questionamento ontem, na cidade de Quelimane, depois de apreciar o relatório do desempenho do Governo da Zambézia durante o ano passado e o primeiro trimestre deste ano e questionou, por várias vezes, o por que de o plano não ter sido cumprido na íntegra, exceptuando a componente de colecta de receitas. Ler mais 

sexta-feira, abril 20, 2012

Artigo dedicado a Mohamad Khalid Ayoob (Momad Ayoob)

Traficantes de droga têm estatuto diplomático 6
O passado e o presente da família «Ayoob Comercial»

Capadrogaayob
Mohamad Khalid Ayoob (Momad Aiuba), irmão de Macsud Ayoob procurado em Portugal


Luís Nhachote, em Londres

Entramos no terceiro mês na estóica tentativa de perceber os contornos do narcotráfico com condimentos "diplomáticos" no nosso país.
A medida que o tempo se vai esboroando ante a um silêncio que começa a ser quebrado junto de quem pode e deve, como sua missão primordial, os elementos que nos vão chegando são bastante tenebrosos.
Histórico das eleições municipais em Inhambane.


Pela primeira vez na história das eleições autárquicas em Inhambane, um partido de oposição, sozinho, consegue amealhar um quarto de votos, como aconteceu, nestas intercalares, com o Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

FARMEIROS ABANDONAM EM MASSA A AFRICA DO SUL

JOANESBURGO, 20 ABR (AIM) – Países africanos, incluindo Moçambique, estão a ser destino preferido de farmeiros sul-africanos que, por recear insegurança e reformas da terra, estão a abandonar, em massa, a África do Sul, em busca de novas oportunidades.

Guiné-Bissau: Candidato vencido nas eleições nomeado presidente

Manuel Serifo Nhamadjo, candidato eliminado na primeira volta das eleições presidenciais, foi nomeado nesta quinta-feira presidente de transição da Guiné-Bissau, após um acordo entre golpistas e os principais partidos da antiga oposição, informou um comunicado oficial conjunto.

Empresário do grupo “Ayob Comercial” morto esta tarde em Maputo

(Canalmoz) Foi abatido a tiro, ao princípio da tarde desta sexta-feira, em Maputo, Momad Ayob, irmão mais velho da família Ayob e proprietária da Ayob Comercial. O assassinato ocorreu na Mesquita junto à praça 21 de Outubro, no Alto-Maé. Ler mais

ORGANIZAÇÕES JUVENIS AFRICANAS EM APOIO A MALEMA

JOANESBURGO, 20 ABR (AIM) – O suspenso líder da ala juvenil do Congresso Nacional Africano (ANC), no poder na África do Sul, Julius Malema, que luta pelo seu futuro político, está a receber apoio de várias organizações juvenis mundiais, que querem que seja eleito vice-presidente da União Internacional da Juventude Socialista, com base em Viena, Áustria.

Entre os detidos em Inhambane

... Estavam ainda detidos, até no princípio da noite de ontem, Sergio Dique, Sora Manuel, Jorge Andre, Samito Nelson, Augusto Mandeinga, Eugenio Fiel, Helder Benjamim, Samo Martinho, Paulo Mabunda, Marcos Albino, Arlindo Pedro, Frederico Ernesto, Alfredo Paulo, Helder Antonio, Goncalves Francisco, Samuel Armindo, Alcídeo dos Santos,  Benedito Matsinhe, Felix Alexandre, Gerson Mario, Frank Mario, Duduque dos Anjos, Luis Boaventura, Zamir Luis, Zuber Luis, Raimundo Pitagoras, Raimundo Fernando, Elideo Jose, Nelson Almeida, Ainda Raposo, Fatima Adolfo, Isabel Joaquim, Delfina Carola, Laura, Joana, Margarida e Osvalda Gabriel.
Enquanto isso, Adriano Machute, Flora Imputa, e duas cidadãs que apenas nos identificaram como sendo Ivone e Julieta, respectivamente, foram libertadas depois de uma triagem em que a Policia concluiu que não houvera matéria para denteções... 

Fonte: Canalmoz - 20.04.2012

O MDM não reconhece eleições de Inhambane


– disse o seu presidente, Daviz Simango, ao Canalmoz

Inhambane (Canalmoz) – O presidente do Movimento Democrático de Moçambique, Daviz Simango, disse ontem à noite ao Canalmoz, em Inhambane, que “o MDM não reconhece o resultado das eleições realizadas quarta-feira no Município de Inhambane, em virtude da Policia ter detido os membros do MDM, sem terem cometido nenhuma ilicitude”.

Guebuza diz ter alertado sobre importância dos mega-projectos

Por LOBÃO JOÃO

O encontro havido no domingo, na cidade de Nampula, entre o Chefe do Estado, Armando Guebuza, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, para além de ter servido para analisar a actuação, em Março último, da Polícia de Intervenção Rápida (FIR) no desalojamento dos homens armados que estavam acampados ilegalmente na sede provincial da “perdiz”, também foi usado para discutir questões candentes da economia nacional, como, por exemplo, a importância dos mega-projectos para o desenvolvimento do país.

Intercalares em Inhambane: Vitória da polícia

O CanalMoz não está em condições de afirmar até que ponto a actuação escandalosamente tendenciosa da polícia teve influência no processo. Mas o facto é que a polícia tornou-se protagonista do processo com detenções arbitrárias que se iniciaram quando a votação decorria apenas há cerca de uma hora do início do processo. Durante o dia todo a polícia não quis prestar qualquer tipo de declaração. Fala-se de 53 membros do MDM que foram detidos em diferentes mesas de votação. Chegou mesmo a haver um momento do dia em que se assistiu a uma verdadeira caça aos membros do MDM.

POLÍCIA CONFIRMA 37 DETENÇÕES

A Polícia da República de Moçambique naquele ponto do país confirma a detenção de 37 pessoas, 35 das quais membros do MDM e duas da Frelimo, supostamente encontradas a fazer campanha eleitoral durante a votação dentro de raio de 300 metros da assembleia de voto.

Jovens do CNJ reunidos em Nampula

quinta-feira, abril 19, 2012

Moçambicano apoia estrangeiros na Alemanha

Adelino Massuvira é conselheiro para os imigrantes, ligado às igrejas evangélicas da região do Henneberger Land, no sul da Turíngia.

Eleições Intercalares em Inhambane: resultados paralelos


Resultados do apuramento paralelo da eleição intercalar de Inhambane, conduzido pelo Observatório Eleitoral com o apoio técnico do EISA: Número de votantes - 16.763; Benedito Guimino - 12.682 (78.5%); Fernando Nhaca - 3.475 (21.5%); taxa de abstenção - 61.76%.

A Frelimo "perdeu" cerca de 1.000 votos em relação a 2008 e o MDM quase triplicou o total dos votos da oposição de 2008.

O melhor desempenho do MDM (quase 30%) foi nos bairros de Chihenguene e Balane 1 e 2. A Frelimo venceu em todas as 54 assembleias de voto.

As taxas mais baixas de participação (cerca de 19%) foram nos bairros de Nhaguíua e Guitambatundo - 
Por Miguel de Brito


Nota: dados publicados por Zenaida Machado no grupo Marcacão Cerrada.

Stockholm Internet Forum 2012

Mocambique também está representado no Stockholm Internet Forum 2012. Não fomos esquecidos

Dinamarca vai injectar mais de 2 milhões de USD no município de Quelimane


O governo Dinamarquês vai investir, este ano, mais de 2 milhões de dólares norte-americanos, no município de Quelimane.
(@Verdade) A Liga Moçambicana dos Direitos Humanos (LDH)considera que o Ministério da Educação (MINED) está a violar os direitos fundamentais dos estudantes bolseiros que se manifestaram diante da embaixada do nosso país, na Argélia, nos passados dias 19 a 22 de Março do corrente ano...
... LDH afirma que a atitude de impôr um termo de compromisso segundo o qual renunciam e alienam os seus direitos fundamentais aos estudantes que pretendam manter as suas bolsas na Argélia o Governo de Moçambique demonstra que não está a implementar "políticas de educação como direitos fundamentais conquistados no acto fundador da independência nacional, mas sim como favor que a classe dominante presta de forma aleatória e cujos beneficiários devem absoluta gratidão." Ler mais

O que trava o Pacote Legal Anti -corrupção

Num documento intitulado “Incompatibilidades e Conflitos de Interesses: os casos de Teodoro Waty e Luísa Diogo”, o Centro de Integridade Pública lançou o seu contributo “visando a aprovação do Pacote Legal Anti-corrupção”. Efectivamente, o documento incide sobre “a questão do conflito de interesses e incompatibilidades que se encontram referenciadas nas propostas de Lei do Código de Ética do Servidor Público”.
A mesma é parte de um pacote amplo de propostas, das quais se destacam as de Protecção de Vítimas, Denunciantes, Testemunhas e Outros Sujeitos Processuais. Ler mais

quarta-feira, abril 18, 2012

Benedito Guimino presidente eleito de Inhambane

O  candidato da Frelimo, Benedito Guimino, é virtual vencedor das eleições intercalares em Inhambane. Dados de contagem paralela de organizações da sociedade civil indicam que Guimino conquistou cerca 80% dos votos depositados nas urnas em eleição com pouco mais de 60% de abstenções. Por seu turno, os dados da contagem paralela da Frelimo são: Guimino 12 640 (78.4%) votos; e Fernando Nhaca (MDM) 3 476 (21.6%) votos. A abstenção foi de 26 459 votos (61%). Finalmente, os dados do STAE, referentes a 50 mesas (faltava contabilizar apenas quatro mesas até ao fecho desta edição) dão vantagem ao candidato da Frelimo, com 11 383 votos, contra 3 237 de Nhaca. Ler mais 

CNE DESPARTIDARIZADA AINDA UMA MIRAGEM

Maputo, 17 ABR (AIM)- A possibilidade de Moçambique ter uma Comissão Nacional de Eleições (CNE) despartidarizada ou maioritariamente composta pela sociedade civil pode cair por terra se não houver qualquer alteração às duas propostas existentes neste momento sobre a composição deste órgão, no âmbito da revisão do pacote eleitoral.
A Frelimo, partido no poder no país, recuou na sua posição defendida em Março último numa conferência sobre a legislação eleitoral organizada pelo Centro de Estudos de Democracia e Desenvolvimento, advogando uma CNE despartidarizada, composta apenas por organizações da sociedade civil.

Malawi: Comunidade da África Austral elogia transição pacífica mas destaca problemas

O secretário executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o moçambicano Tomaz Salomão, elogiou hoje os malawianos pela gestão da transição governativa, após a morte do presidente Bingu wa Mutharika.

Custódio Duma promete processar a TVM

Custódio Duma promete processar a Televisão de Moçambique por veicular falsas informações. É que a TVM noticiou que Duma foi detido por fazer campanha. Tal informação não corresponde a verdade. O CanalMoz esteve no local da sua detenção. Foi detido por ordens da comandante provincial por tirar fotografias a uma placa de inauguração da Escola 25 de Setembro.

Fonte: Canalmoz - 18.04.2012

Custódio Duma detido

Por Luís Nhachote

O Dr. Custodio Duma, advogado de profissao e recentemente eleito membro da Comissao Nacional dos Direitos foi detido e obrigado a subir no carro da PRM, sob orientacao da comandante Provincial da PRM em Inhambane, Arcelia Massingue, alegadamente por ter tirado uma foto da placa que indicava que o Dr Itae Meque inaugurou a em Janeiro de 2010 a Escola 25 de Setembro.

Fonte: aqui

Guebuza encontrou-se com Dhlakama durante duas horas em Nampula

Dhlakama diz ter recebido carta branca para ligar ao Guebuza a qualquer ...

ANC pode estar à beira de cisão

O Congresso Nacional Africano (ANC, no poder na África do Sul) está à beira de uma nova e maior cisão, depois da sua Liga da Juventude ter confirmado que o seu presidente suspenso, Julius Malema, vai continuar a ser seu líder, desafiando assim as instâncias de decisão do partido.
Os responsáveis do Comité Executivo Nacional (NEC) da Liga de Juventude do ANC (ANCYL) reuniram-se em Joanesburgo para discutir a suspensão sumária de Malema, depois deste ter qualificado o presidente sul-africano, Jacob Zuma, de ditador, numa altura em que o seu processo de recurso contra uma exclusão definitiva do partido estava em curso.
“O NEC decidiu que Julius Malema deverá ser mantido nas suas funções de presidente da Liga da Juventude da ANC e executar todas as suas funções neste sentido, pois a decisão de o suspender temporariamente não foi oficialmente comunicada à ANCYL enquanto estrutura do ANC”, declarou a organização, num comunicado.

Fonte: O País - 18.04.2012

terça-feira, abril 17, 2012

Armando Guebuza: desenvolvimento tecnológico é fábrica de sonhos inalcançáveis

Egídio Vaz escreve: um abraço a todos jovens que usam o facebook como ferramenta para o exercício dos seus direitos de cidadania mesmo que uma pessoa que habita este país, pense que as redes sociais sejam para os jovens, "fábricas de sonhos inalcançáveis e de infinitas miragens e expectativas que podem levar à secundarização da cultura de trabalho, promovendo o espírito de mão estendida". na verdade, recorramos as palavras do Presidente Samora Machel que se tornaram em máxima frelimista de então: Quando o inimigo nos ataca é porque estamos no caminho certo. Pelos direitos de cidadania, inalienáveis e não-negociáveis, Viva o facebook

Paulina Chiziane diz que moçambicanos têm medo do colonialismo evangélico

No fim da manhã desta terça-feira Paulina Chiziane (Moçambique) e Ondjaki (Angola), em debate movimentado e repleto de declarações sinceras, falaram sobre a criação literária nos países africanos de língua portuguesa.
O escritor aproveitou a oportunidade para redefinir o tema dos seminários da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, evento literário que decorre em Brasília até o próximo dia 23 com a participação de autores africanos que falam português, “A literatura africana de expressão portuguesa”.
"Sou de um país angolano de expressão angolana. Não sou de expressão portuguesa. Me desculpem, mas somos países africanos de língua portuguesa. Tenho problema com a designação da lusofonia. Para ir aos países lusófonos, preciso de visto", relativizou. ... A moçambicana, em desabafo que emocionou o público, apontou e criticou um novo tipo de colonialismo: o religioso. "Para nós, o Brasil é branco e mulato. A imagem do negro não existe. O único negro reconhecido como negro é o Pelé", começou. "Nós temos medo do Brasil. Um sem-número de igrejas evangélicas quer ensinar aos africanos quem é Deus. Os portugueses vieram com a cruz e a espada. Os brasileiros, com a cruz e a Bíblia. Nós queremos dizer ′sim` a Deus, mas na nossa própria cultura", observou.Ler mais 

A Situação Política Actual de Moçambique – “Violência Política e Eleitoral”!!

Por Jonathan McCharty

Tudo o que for feito em seguida acabará sendo um reflexo dessa "plataforma de lançamento", dessas "fundações da Nação"!!Tudo o que for feito em seguida acabará sendo um reflexo dessa "plataforma de lançamento", dessas "fundações da Nação"!!

Construir uma Nação exige pessoas determinadas a definir e pôr em prática, o rumo a ser seguido, os valores e princípios a orientarem essa acção!!

Quando vemos países com processos políticos ordeiros, com transições pacíficas e graciosas, com diálogo franco e aberto entre partes antagónicas, isso não deve ser entendido como "dádivas que caíram duma árvore", mas resultado de acções concretas de homens pujantes e suficientemente inteligentes para entender que todos fazem parte do esforço conjunto de desenvolvimento de toda uma nação!! Não há pré-destinados nesta tarefa e, quanto mais mãos contribuintes, melhor!! É preciso ser-se forte para se pensar e se agir assim!! Ler mais

Verónica Macamo acusada de favorecer a Frelimo

Maputo (Canalmoz) – A Renamo e o MDM acusam a presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo de abuso de poder ao ter permitido a aprovação da Lei sobre o Desvio de Fundos proposto pela Perdiz, e depois tivesse vindo dar o dito por não dito e considerar a aprovação inicial não válida. Ler mais 

Ametramo decreta abolição do “Kuhlambela”

A Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique, Ametramo, em Inhambane, decretou fim a um dos rituais que preconiza a sucessão da esposa pelos irmãos ou outro parente do marido, em caso da sua morte, como forma de travar a propagação do Hiv/Sida.Trata-se de uma prática secular que obriga a mulher a manter relações sexuais com um dos seus cunhados ou um outro membro da família, alegadamente para a sua purificação depois da morte do seu marido.
Nos casos em que o marido morre, deixando muitas mulheres, os membros da família distribuem-se pelas esposas do falecido.

segunda-feira, abril 16, 2012

Presidente afirma que ocidente impõe ao país a total dependência externa


Nampula - O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, acusou no domingo grupos de pessoas ou de governos do ocidente de impor ao país uma total dependência externa, sublinhando que essas pessoas não querem que Moçambique tenha auto-estima, noticiou a Lusa.

Itália: Estudantes moçambicanos preocupados com integração

Estudantes moçambicanos na Itália dizem estar preocupados com as dificuldades que enfrentam quando regressam ao país após concluírem a sua formação no estrangeiro.
Falando durante um encontro com a Primeira-Dama da República, Maria da Luz Guebuza, que desde Sexta-feira passada realiza uma visita de trabalho a Itália, os estudantes afirmaram que as dificuldades enfrentadas pelos seus colegas que estiveram antes a estudar naquele país europeu desincentivam o regresso a Moçambique.
“O grande problema é a burocracia”, disse Márcia Guiliche, estudante de Economia na Universidade de La Sapienza, em Roma. “Em cada gabinete do Ministério da Educação encontras sempre alguém que te diz que não reconhece o teu certificado”, acrescentou ela, apontando o exemplo de um ex-colega que se encontra em Moçambique há já seis meses, sem conseguir que o seu certificado seja formalmente reconhecido. Ler mais

Candidatos confiantes na vitória nas intercalares do município de Inhambane

Os dois candidatos à presidência do município de Inhambane, sul de Moçambique, manifestaram hoje confiança na vitória, com Benedito Guimino, apoiado pela Frelimo (no poder), a apostar na "continuidade" e Fernando Nhaca, do MDM (oposição) em "resgatar a dignidade".

Daviz Simango diz que já está montada toda máquina de controlo de votos

Maputo (Canalmoz) – No final da campanha eleitoral para as eleições intercalares esta quarta-feira em Inhambane, o presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango disse que o seu partido já montou toda máquina para controlar os votos. Ler mais

domingo, abril 15, 2012

PJ condena posição do ministro da Educação

O Parlamento Juvenil (PJ), uma organização não-governamental, manifestou a sua “indignação” face às declarações do ministro da Educação de repatriar os bolseiros grevistas.
“O Parlamento Juvenil repudia com veemência e desprezo as declarações e postura do ministro da Educação, Dr. Zeferino Martins, porque, a ser verdade, ele é quem deve ser ‘repatriado’ do Ministério para a sua anterior ocupação, por ter demonstrado escassez de competências para dialogar com a juventude e uma desonestidade intelectual não digna dos cultores de educação”, refere o comunicado daquela organização, realçando que “estamos perante uma situação de cessação da personalidade política e moral deste ministro”.