sábado, dezembro 31, 2011

Mulher por admirar em 2011 foi a Nadja da Silva

Às tantas fomos obrigados a ir para uma campanha eleitoral. Por decisão de não sei quem, essa campanha era para eleger edis de Pemba, Cuamba e Quelimane. Durante a campanha, constatei que havia uma mulher que abertamente era por mudança em Moçambique - essa era a Nadja da Silva.

GUEBUZA APELA `A AUSTERIDADE EM 2012

Maputo, 31 Dez (AIM) - O Presidente da República, Armando Guebuza, apelou hoje, em Maputo, a todos os moçambicanos para continuarem a pautar pela observância das medidas de austeridade em 2012, e empenharem-se no aumento da produtividade e no combate aos obstáculos ao desenvolvimento do país. Ler mais

PRESIDENTE ZAMBIANO FAZ PAZES COM MALAWI

O presidente zambiano, Michael Sata, decidiu sexta-feira fazer as pazes com o governo do vizinho Malawi, pondo termo a um conflito diplomático em conexão com a sua deportação daquele país em 2007, quando na altura era o líder da oposição.

Faleceu Dionísio Quelhas

Lamento que eu não tenha conseguido ir te encontrar na Matola, depois de falarmos ao telefone em Julho último.
Descanse em Paz, Quelhas!

sexta-feira, dezembro 30, 2011

Padre angaria livros para Moçambique

José Luzia Gonçalves, padre católico há 40 anos em Moçambique, lidera uma “operação” de angariação de livros literários e de investigação científica em várias editoras e livrarias portuguesas para apoiar estudantes do ensino secundário, universitário e técnico-profissional em Nampula.
O projecto visa proporcionar aos amantes da leitura, oportunidades de acesso ao material bibliotecário e contribuir para o avanço da educação, cultura e consequente adesão as tecnologias de informação e comunicação numa província com cerca de 12 mil estudantes.

Fonte: Jornal Notícias - 30.12.2011
 

Guebuza considera “marginais” os que criticam a história do país

Para Armando Guebuza são também “marginais” os que questionam os critérios da atribuição da categoria de herói nacional
Maputo (Canalmoz) - Depois de ter já usado vários adjectivos para tentar repelir os que o incomodam, depois de designadamente já ter apelidado os seus críticos como “apóstolos da desgraça”, “tagarelas”, “intriguistas”, o presidente da Frelimo e presidente da República acaba de brindar os moçambicanos com mais um adjectivo: “marginais”. Ler mais

17 JOVENS ACUSADOS DE VIOLAÇÃO SEXUAL

Um grupo de 17 jovens da cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, é acusado de ter abusado sexualmente uma mulher de 35 anos de idade que, terá passado pelo local onde os jovens estavam a ser submetidos a ritos de iniciação...
Numa tentativa de justificar a agressão, um dos jovens ora detidos afirma que o lugar reservado a ritos de iniciação é vedado a circulação de mulheres, bem como alega a existência de uma regra segundo a qual não devem sair daquele lugar sem antes manter uma relação sexual. Ler mais

Reflectindo: A regra segundo a qual não devem sair daquele lugar sem antes manter uma relação sexual é para mim estranha. É nova?

quinta-feira, dezembro 29, 2011

Religião?

North Korean State Television Breaks the News of Kim Jong Il's

Carlos de Lima - Eu voltarei

Monte Nairuku - Nampula

Fotógrafo: eu próprio

Desmobilizados de guerra escrevem ao Presidente a denunciar ameaças da secreta moçambicana

Maputo, 29 dez (Lusa) - Os desmobilizados de guerra de Moçambique denunciaram ao Presidente moçambicano, Armando Guebuza, a suposta criação de brigadas pelos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE) para amedrontar os "veteranos", que ameaçam manifestar-se à escala nacional.

Numa carta a que a Lusa teve acesso, enviada à Presidência da República, Nações Unidas, União Europeia e diversos serviços diplomáticos, incluindo a embaixada de Portugal em Maputo, o Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique diz que os "veteranos" são vítimas de ameaças dos serviços secretos do país.

Revisão da Legislação Eleitoral: Divergências obrigam à interrupção das negociações

As chefias das bancadas parlamentares da Frelimo, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) voltam a reunir-se entre os dias 5 e 8 de Janeiro para prosseguirem com as negociações visando ultrapassar as diferenças em torno do processo de revisão da legislação eleitoral, ora em curso a nível da Assembleia da República.

Chávez diz que EUA podem ter método para desenvolver cancro nos líderes sul-americanos

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, especulou ontem sobre a existência de uma "tecnologia americana para induzir o cancro", um dia após o anúncio de que a colega argentina, Cristina Kirchner, sofre da doença que vitimou também outros líderes sul-americanos. Ler mais

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Líder da Perdiz anuncia mais um encontro com Guebuza

As conversações entre o Presidente da República, Armando Guebuza, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama deverão prosseguir nos próximos cinco dias, segundo anunciou o próprio líder da Perdiz, em declarações à imprensa esta terça-feira, na cidade de Nampula... Entendo que há um visível recuo por parte da Frelimo e do governo em termos de tratamento. Pois que já não há aquela arrogância, aquele discurso de desrespeito e desprezo em relação à minha pessoa e à Renamo... Note-se, a propósito, que já falo com o Presidente Guebuza de três em três dias, o que não acontecia dantes. E até é possível que daqui a três ou quatro dias volte a ter um novo encontro com ele. Ler mais 
Também no site de AIM

Fonte: TIM - 28/12/2011

terça-feira, dezembro 27, 2011

Comunidades, cultura e paisagem de Nampula 2/3



Fonte: MocambiqueTV

Dhlakama : Há divergências na Renamo quanto às manifestações

Afonso Dhlakama admite que há divergências na Renamo quanto ao modelo das manifestações há muito anunciadas por aquele partido.De regresso a Nampula, depois de uma digressão pela zona Norte e Centro do país, o presidente da Renamo garante que as manifestações irão realizar-se, muito embora admita que terá que ser feito mais trabalho junto das bases.

Comunidades, cultura e paisagem de Nampula 1/3



Fonte: MocambiqueTV

Ilícitos eleitorais gozam de impunidade em Moçambique

Conselho Constitucional insurge-se contra o Ministério Público

Maputo (Canalmoz) - O Acórdão do Conselho Constitucional proferido na última sexta-feira, em Maputo, que serviu para validar as vitórias de Vicente da Costa Lourenço, em Cuamba, Tagir Ássimo Carimo, em Pemba, e Manuel António Alculete Lopes de Araújo, em Quelimane, como presidentes dos frespectivos municípios, trouxe uma crítica ao Ministério Público por este não responsabilizar os prevaricadores nos chamados ilícitos eleitorais. Ler mais

Polícia impõe recolher obrigatório e assalta estabelecimentos comerciais

Governo estraga Festa do Natal em Nampula

“As ordens vieram de Maputo” porque “temiam-se manifestações da Renamo” Ler aqui

Os 30 anos do Eyuphuro: Um Furacão na identidade moçambicana que pode estar a perder força

Por Jorge Ferrão

O ano que termina deixará um sentimento de dever incumprido, uma mágoa imperdoável e muito do orgulho makhuwa chamuscado. Nampula e os makhuwas, não prestaram vassalagem nem renderam homenagem à banda Eyuphuro que, ao longo dos últimos 30 anos, foi a mais representativa e bem sucedida da província. Fica, então, esta dívida de gratidão ao grupo Furacão que, ao longo de 30 anos, alimentou sonhos, preencheu corações, encantou festivais, foi figura de cartaz na Europa e se transformou principalmente no ex libis mais emblemático de Nampula. Na realidade, nenhuma outra montra desta província chegou tão alto intra e além fronteiras.

segunda-feira, dezembro 26, 2011

domingo, dezembro 25, 2011

Reconquista da Beira: Frelimo desenha plano estratégico

O PARTIDO Frelimo acaba de elaborar um plano estratégico visando a reconquista da cidade da Beira, município actualmente sob gestão da oposição.

CC condena a Frelimo pelo uso de viaturas de Estado na campanha

O Conselho Constitucional (CC) condenou, último fim-de-semana, na cerimónia da validação e proclamação dos resultados das eleições intercalares, o uso dos bens do Estado para a campanha eleitoral por parte da Frelimo, no município de Cuamba, nas eleições intercalares de 7 de Dezembro.

Cabo Verde: Sexy Morena



Fonte: MocambiqueTV

Luz misteriosa vista no céu na noite de Natal

O mistério está para já lançado. Esta véspera de Natal ficou marcada por um fenómeno que está a intrigar os alemães. Uma luz intensa foi vista nos céus da Alemanha e o facto de ter ocorrido na noite de Natal levou já muitos a compararem o fenómeno com a Estrela de Belém que guiou os três Reis Magos. Ler mais

Carta à Comissão Política do partido FRELIMO!

Reflexão de: Adelino Buque

Aceitem os meus sinceros cumprimentos, senhores membros da Comissão Política do partido FRELIMO, desejando que todos estejam bem de saúde, bem como as vossas famílias. Camaradas! Esta carta deve ser entendida como sendo de um membro que se sente defraudado com a falta de algum posicionamento dessa Comissão Política em relação a matérias sensíveis do quotidiano da nossa sociedade, particularmente, em relação às renúncias dos edis de Quelimane, Cuamba e Pemba. Eu até poderia escrever esta carta à camarada Carmelita Namashulua, Ministra da Administração Estatal, que tutela os municípios; à camarada presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo Ndlovo, na qualidade de membro da Comissão Política afecta à Zambézia; à camarada Margarida Talapa, em Cabo Delgado; e à camarada Alcinda Abreu, no Niassa. Mas penso que para um assunto tão sério quanto sensível, o melhor é dirigir-me à Comissão Política do nosso glorioso partido FRELIMO como órgão. Acho o momento oportuno para o fazer, porque as eleições intercalares já aconteceram e esperam-se resultados apenas, sendo que esta carta em nada irá influenciar as tendências.

Mozambique: Changing fortunes for the ruling party


cc Wikimedia

Recent municipal elections in Mozambique show that the ruling party in Mozambique, Frelimo, may not be as strong as it would like to think. Luca Bussoti reports that low voter turnout and an impressive showing by the opposition suggest all is not well for Frelimo.  Ler mais

 Fonte: Pambazuka 15.12.2011 (via Bosses blog)

sábado, dezembro 24, 2011

Fernando Alonso em corrida para angariar fundos para uma escola secundária em Nacala

O bicampeão de Fórmula 1, Fernando Alonso, apadrinhou a terceira edição da "Corrida Solidária Cajastur" que arrecadou 30 mil euros para a organização não-governamental “Mãos Unidas" em Moçambique.
Cerca de um milhar de pessoas viu o piloto espanhol participar na corrida de cinco quilómetros pelas ruas do centro da capital do Principado das Astúrias, numa festa com dimensão condicionada pela chuva que caiu durante todo o percurso.
A edição deste ano da iniciativa da Cajastur teve por objectivo recolher fundos para a "Mãos Unidas", que vai canalizar o dinheiro para construir uma escola secundária em Nacala, uma zona muito pobre de Moçambique.

Parcialidade em grande na campanha eleitoral

A parcialidade, sobretudo dos órgãos ligados ao poder, foi a tónica dominante nas eleições autárquicas. A Televisão de Moçambique foi o expoente máximo dessa faceta. Por outro lado, a Rádio Moçambique optou por conceder o mesmo espaço de antena a todos os candidatos.

sexta-feira, dezembro 23, 2011

Feliz Natal e Própero Ano Novo

Desejo a todos um feliz Natal e próspero Ano Novo.

Que 2012 seja um ano de muita reflexão e cidadania participativa e inclusiva;

Que o Novo Ano seja uma porta aberta para novos sonhos e realizações.

Um abraço fraterno para todos!

CC valida hoje resultados eleitorais

O Conselho Constitucional (CC) proclama e valida esta manhã os resultados definitivos das eleições intercalares realizadas no dia 7 de Dezembro para a eleição dos presidentes dos Conselhos Municipais de Cuamba, no Niassa, Pemba, em Cabo Delgado e Quelimane, na Zambézia.
O acto terá lugar no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano e contará com a participação de representantes dos partidos políticos, coligações partidárias, observadores eleitorais e demais interessados.

Fonte: Jornal Notícias - 23.12.2011

A Questão de Moçambicanidade

Discutindo sobre moçambicanidade com honestidade e frontalidade, podemos neste post aqui ou no meu mural do facebook debater a questão de unidade nacional, tribalismo, regionalismo, localismo, inclusão vs exclusão em Moçambique.

quinta-feira, dezembro 22, 2011

Clarividência

Por r Machado da Graça

Com a clarividência e liderança visionária, que não param de lhe atribuir os seus subordinados, alguém decidiu, ou pelo menos autorizou, que Pio Matos, o Presidente do Município de Quelimane, se deveria demitir.
É claro que este não gostou nada disso mas, como se costuma dizer, manda quem pode e obedece quem deve, e Pio Matos lá encontrou em si razões de saúde para justificar a sua demissão, juntando-se aos seus colegas de Pemba e de Cuamba.

O culpado das reprovações em massa

Há muito que se tem falado do fraco nível do sistema de ensino em Moçambique, mas nada nos teria melhor preparado para chegar a essa conclusão se não os resultados registados nos últimos exames do ensino secundário geral em algumas escolas do país, sobretudo na cidade de Maputo. Aqui, turmas inteiras (ou quase isso) reprovaram, e os alunos serão obrigados a repetir os exames na segunda época.

Malema eleito para Comité Executivo do ANC

O controverso presidente da Juventude do ANC, Julius Malema, foi eleito, esta semana, para o poderoso Comité Executivo da província de Limpopo.
Esta é a segunda vitória de Malema, uma vez que no último domingo, Cassel Mathale, figura muito próxima dele, foi eleito para o cargo mais importante do ANC a nível da província de Limpopo, derrotando o vice-ministro da Arte e Cultura, Joe Phaahla.

Feira de Acesso a Informação do CODD

A feira teve lugar em Maputo, no dia 19 de Novembro de 2011. O CODD é uma organização não-governamental congregando pesquisadores de todas áreas do saber científico com objectivo de pesquisar e advogar pela cidadania moçambicana.

Veja o vídeo aqui

Bonga receia o pior para Angola e critica a passividade das sociedades a...



Fonte: aqui

Encerramento da IV sessão


(Canalmoz) “O Povo moçambicano precisa de antídoto para se livrar de um cancro maligno chamado Frelimo” – afirma chefe da bancada da Renamo, Maria Angelina Enoque

“As células do Partido Frelimo estão a atrofiar o Estado, pois servem de fonte segura de utilização abusiva dos bens e meios do Estado para perseguir membros da oposição e fazerem campanha contra estes” – Lutero Simando, chefe da bancada do MDM

Para Talapa a oposição votou contra as propostas do Governo alegadamente porque “ficam enfurecidos por verem moçambicanos a terem a capacidade de aumentar a sua renda”. (Aqui)

Moçambique entre os países com menos democracia segundo os critérios do Economist Intelligence Unit

O índice de democracia da Economist Intelligence Unit, entidade do grupo do jornal britânico The Economist, divulgado quarta-feira (21), coloca Cabo Verde à frente dos restantes países lusófonos.

quarta-feira, dezembro 21, 2011

Editorial @Verdade: Queremos políticos melhores

...É certo que o Orçamento já foi aprovado, através da ditadura do voto. Porém, em 2012, desejamos que um deputado, pelo menos um, da bancada maioritária se rebele contra essa ideia dominante e o caos reinante na gestão da vida de todos nós. Que apareça alguém, no meio da orientação única, que olhe para o que é prioritário: comida, saúde e educação. Que grite, que esperneie, que proteste contra esse crime silencioso, o de prometer flores e dar balas... Ler mais

Produção em Moçambique: Os desafios para aumento da produtividade

Informe anual do PR na íntegra (@Verdade)

É com elevada honra e solenidade que nos dirigimos ao maravilhoso Povo Moçambicano, através de todos e de 1. É com elevada honra e solenidade que nos dirigimos ao maravilhoso Povo Mocambicano, através de todos e de cada um de vós, Senhores Deputados, para, em cumprimento do dever constitucional, apresentar a Informação Anual do Chefe do Estado à Assembleia da República sobre a Situação Geral da Nação, ao abrigo do disposto na alínea b), do artigo 159 da Constituição da República de Moçambique.

Oposição exige "fim de secretismo" nos negócios do Estado "a todos os níveis de governação"

Os líderes das bancadas parlamentares da RENAMO e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), principais partidos da oposição moçambicana, defenderam hoje o "fim de secretismo" nos negócios do Estado "a todos os níveis de governação".

Há Nove meses sem salários

Trabalhadores da Baleia Segurança em Nampula exigem 9 meses de salários.

Ver e escutar aqui.

Global Voices: Da Contorvérsia Candidatura de Manuel de Araújo ao Compromisso dos Cidadãos

O anúncio da candidatura de Manuel de Araújo para as eleições intercalares do passado 7 de Dezembro [en] em Quelimane, Moçambique, foi objecto de um leque variado de opiniões. Depois da renúncia dos presidentes dos municípios de Cumba, Pemba e Quelimane ninguém esperava que um ex-membro da Renamo, partido histórico da oposição, e um académico de créditos firmados fosse “lutar” por dois anos de mandato. Ler mais

Munícipes de Inhambane elegem novo edil nos próximos três meses

Na sequência da morte de Lourenço Macul, presidente do Município de Inhambane, os munícipes daquela urbe poderão eleger o novo edil nos próximos três meses. Esta informação foi avançada pela ministra da Administração Estatal, Carmelita Namashulua.

Reacção dos académicos e políticos ao Estado da Nação 2011



Fonte: MocambiqueTV - 21.12.2011

Rihanna conhece “o cabrão mais racista de sempre” num hotel em Portugal

Rihanna admitiu no último domingo ter sido alvo de comentários racistas durante a sua estadia em Portugal, no hotel em que se encontrava hospedada.

Num inglês grosseiro e isento de censura, através do Twitter, a cantora que esteve no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no passado sábado, garantiu que um dos hóspedes do hotel se terá referido a ela com comentários racistas: "Acabei de conhecer o fdp mais racista de todos os tempos!", escreveu.

terça-feira, dezembro 20, 2011



Fonte: MocambiqueTV - 20.12.2011

Chefe de Estado destaca crescimentos nas áreas sociais

Ideias soltas sobre o informe do Presidente da República

Por Egídio Vaz

O Presidente da República dirigiu-se hoje a Nação para dar a sua opinião sobre o Estado Geral da Nação moçambicana. Este tem sido um exercício previsível, constitucional, em que anualmente o Presidente da República é obrigado por lei a dirigir-se á nação para informar sobre o pulsar do mesmo. Ler mais

MDM estranha o facto de Guebuza não ter afirmado que o Estado da Nação é bom



Fonte: MocambiqueTV - 20.12.2011

Mozambique: The Irrepressible facebook blogger

Edgar Barroso is a 28 year old civil servant in life who has over 1.800 friends on Facebook as the “Apóstolo da Desgraça” (literally meaning the Apostle of Disgrace, a tongue-in-cheek name for those who never tire of denouncing the state of things and a reference to contemporary Mozambican literature). He has become one of the most influential online personalities in Mozambique, using the platform as a kind of blog. Ler mais

Fonte: Global Voices - 20.12.2011

Informe sobre o Estado da Nação (análise)



Fonte: MocambiqueTV - 20.12.2011

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Existe separação nítida entre o partido e o Estado

O secretário-geral da FRELIMO, Filipe Paúnde, negou hoje (segunda-feira) que as acções públicas moçambicanas estejam partidarizadas, afirmando que no país "há uma separação nítida entre o partido (no poder em Moçambique) e Estado".

FRELIMO lamenta morte do líder da Coreia do Norte

Maputo - A FRELIMO, partido no poder em Moçambique, lamentou hoje (segunda-feira) a morte de Kim Jong-il, líder norte -coreano, lembrando que a Coreia do Norte "deu o seu apoio durante a luta de libertação nacional" contra o regime colonial português.
Reagindo à morte de Kim Jong-il, de 69 anos, no sábado, vítima de ataque cardíaco, o secretário - geral da FRELIMO considerou a notícia "uma tristeza" para o povo sul --coreano.
"Considerando as relações que existem ao nível estatal também sentimos pela perda", aliás, "temos relações comerciais com a Coreia (do Norte) e sabemos que a Coreia (do Norte) deu o seu apoio durante a luta de libertação nacional" de Moçambique (1964-74).
"É uma triste notícia. Sentimos o desaparecimento de qualquer ser humano. Qualquer um que morre é uma perda para todos nós. Neste caso é uma perda para o povo da Coreia (do Norte)", disse Filipe Paúnde...

Fonte: Angola press - 19.12.2011

Reflectindo: Vi esta notícia primeiro no site do Notícias Sapo moz, só que agora não consigo vê-la lá.

Revisão da Lei Eleitoral: modelos propostos para a composição da CNE

... O “Notícias”, que teve acesso aos debates, soube que de entre esses modelos a primeira opção é de uma CNE partidária, portanto, exclusivamente composta por representantes de partidos políticos com representação parlamentar e um presidente sem filiação partidária, num total de sete membros. Neste modelo, cada um dos três partidos com representação parlamentar indicaria dois membros, sendo obrigatório que destes dois membros um seja formado em Direito.

domingo, dezembro 18, 2011

De Araújo homenageado pelo MDM na cidade de Maputo

Os quadros e militantes do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) na cidade de Maputo homenagearam sábado último a Manuel de Araújo pela vitória nas eleições intercalares de 7 de Dezembro último, no Município de Quelimane. Com cânticos, danças, palmas e assobios, os militantes do MDM manifestaram a sua satisfação pela conquista de mais um município, depois de Beira em 2008. Os militantes do partido do “Galo” pediram uma gestão exemplar ao município, tal como acontece na Beira.

Tonoto: Ochanca



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XRGu08M8EHE

Guebuza apresenta Estado da Nação

O presidente moçambicano, Armando Guebuza, vai, esta terça-feira, a Assembleia da Republica, apresentar o informe anual sobre o Estado Geral da Nação, cujo conteúdo se espera faca uma radiografia do seu desempenho no ano prestes a findar.
Em sessão solene, o Chefe do Estado dirigir-se-á a Nação, esperando-se que o discurso incida sobre os avanços alcançados em todas as esferas, politico, socioeconómico e cultural do pais.
A deslocação de Guebuza ao parlamento acontece, segundo o jornal “Domingo” de hoje, numa altura em que os cidadãos nacionais estão ansiosos em conhecer a avaliação do Presidente da Republica sobre o momento em que se vive no pais.

Fonte: AIM - 18.12.2011

Proposta de OE2012: Meios de controlo e repressão reforçados

A proposta do Orçamento do Estado (OE), apresentada pelo Governo na passada segunda-feira, na Assembleia da República, é tida como “despesista” pelas bancadas da oposição, as quais alegam que a mesma “fortalece instituições para o controlo e repressão”.
Efectivamente, o Governo apresentou a proposta de OE para 2012 e o correspondente Plano Económico e Social (PES). A despesa do Estado está orçada em 162.5 mil milhões de meticais, dos quais 84.1 serão alocados ao funcionamento da máquina estadual, 65 destinam-se a investimentos e os remanescentes 13.3 a operações financeiras.
Para a oposição, o OE é despesista e dá prioridade à instituições de controlo e repressão em prejuízo das de “fiscalização”. Como exemplo apontam 2.88 biliões de meticais alocados às Forças Armadas, dos quais mais de 60 porcento são para

Nampula poderá ser proximamente a “Tete” do norte do país

Por Fátima Mimbire, da AIM

A província de Nampula, no norte de Moçambique, poderá conhecer uma nova dinâmica económica nos próximos anos com a execução de vários projectos de exploração mineira.

As autoridades daquela região do país acreditam que a província poderá registar um ritmo de crescimento similar a província de Tete, no centro do país, actualmente considerada a capital moçambicana dos recursos minerais.

sábado, dezembro 17, 2011

Proposta do Governo sobre o Orçamento Estado em 2012

Fonte: @verdade

Samakuva reeleito presidente da UNITA

José Pedro Kachiungo derrotado numa eleição que poucos consideravam ao seu alcance.
O presidente da UNITA, Isaías Samakuva foi reeleito na chefia dao seu partido político. Samakuva obteve 85,6% dos votos, contra 11% para o seu rival, José Pedro Kachiungo.
A eleição realizou-se no final do XI Congresso da UNITA, que teminou sexta-feira à noite, em Viana, nos arredores de Luanda. Ler mais
Fonte: Voz da América

Reflectindo: Depois dos catastróficos resultados eleitorais de 2008, será que havia e há alguma condicão moral para Isaias Samakuva continuar na lideranca da UNITA? Isto é só em África. Quem está a festejar pela continuidade de Samakuva deve ser José Eduardo dos Santos.

Cesaria Evora Besame Mucho


Cesária Évora faleceu hoje em São Vicente

A cantora cabo-verdiana Cesária Évora faleceu hoje aos 70 anos em Mindelo. Segundo a Lusafrica, Cize estava internada desde sexta-feira.
A Diva dos pés descalços faleceu hoje, dia 17, em São Vicente, devido a complicações respiratórias. Segundo informações da rádio nacional, RCV, a cantora sentiu-se mal ontem, dia 16, sendo depois levada para as urgências do hospital Batista de Sousa. Ler mais

Paz à sua Alma!

Change by Tracy Chapman



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=FodfkqfJrhQ

sexta-feira, dezembro 16, 2011

LINDOMAR CASTILHO - EU CANTO O QUE O POVO QUER



Eu canto o que o povo quer 
eu canto o que o povo diz 
eu canto de coração, oi 
por isso eu sou feliz (bis) 

Nasci de família humilde 
família de cantador 
cantando versos do povo 
para o povo com amor 

Estou com a maioria 
para o que der e vier 
eu faço parte do povo 
e canto o que o povo quer 

Eu canto o que o povo quer 
eu canto o que o povo diz 
eu canto de coração, oi 
por isso eu sou feliz (bis) 

Do trabalho não tenho medo 
sou honesto sou ordeiro 
garra nunca me falta 
porque nasci brasileiro 

Não deixo para amanhã 
o que hoje devo fazer 
estou ao lado do povo 
fazendo o país crescer 

Eu canto o que o povo quer 
eu canto o que o povo diz 
eu canto de coração, oi 
por isso eu sou feliz (4x) 

Tagir Carimo: Linette, de que nacionalidade es?

No Facebook, Tagyr Karim (Tagir Carimo) o recentemente eleito edil de Pemba, pergunta de que nacionadade era a Linette Olfosson, deputada da Assembleia da República durante toda a legislatura de 2001-2004, e deputada suplente, na legislatura 2004-2009.

Novo presidente da Tunísia venderá palácios de Ben Ali

O novo presidente da Tunísia anunciou nesta sexta-feira que venderá a maioria dos palácios presidenciais construídos pelo ditador deposto do país e usará o dinheiro para criar novos empregos, em uma medida destinada a aplacar a insatisfação por causa do alto índice de desemprego. Ler mais

Fonte: TIM - 16.12.2011

Um olhar aos resultados das eleições intercalares

Por Félix Júlio Mondlane

Não tive a oportunidade de viver aquele momento histórico da independência nacional, naquele dia 25 de Junho de 1975, simplesmente porque ainda não tinha vindo ao mundo. Após esta data, emocionei-me com a assinatura do Acordos Geral da Paz em 1992.

quinta-feira, dezembro 15, 2011

Velha OJM

EDITORIAL (@Verdade )

Não sabemos se a Frelimo tirou ilações da estrondosa e pornográfica derrota de 7 de Dezembro, em Quelimane. Também não sabemos se os mesmos já pensaram na responsabilidade da OJM na goleada sofrida em território chuabo.
O que a OJM, uma organização juvenil que se diz de massas, foi fazer em Quelimane? Qual foi a importância do discurso de Basílio Muhate para a juventude de Icidua, Coalane e Sangarivieira, só para citar três exemplos de onde a Frelimo foi objecto de uma copiosa derrota?

Opinião de Jeremias Langa sobre a vitória de Manuel de Araújo e MDM em Quelimane

A vitória do MDM e de Manuel de Araújo em Quelimane transmitiu a ideia inequívoca de que é possível vencer a Frelimo e vencê-la com clareza - a “vitória de David sobre Golias” - mudou a equação política eleitoral em Moçambique. Na sua opinião, a Frelimo ainda está em posição de vencer as próximas eleições gerais e presidenciais, mas aquele analista político admite que o MDM de Davis Simango tem possibilidades de se tornar no segundo maior partido da oposição, prevendo que a Renamo se poderá “eclipsar em definitivo” do panorama eleitoral moçambicano.

N.B: Por favor escute aqui a entrevista

Fonte: Voz da América - 15.12.2011

Reflectindo: Que acha desta análise, caro leitor?

A Realidade da Pobreza em Quelimane

Ex-presidente Chirac condenado a pena de prisão

Chirac é o primeiro chefe de Estado francês a ser condenado, desde a sentença emitida , contra o marechal Pétain.
Um tribunal francês condenou o antigo presidente Jacques Chirac a dois anos de prisão, com pena suspensa pelos crimes de desvio de fundos públicos e abuso da confiança pública. Ler mais

Fonte: Voz da América - 15.12.2011

Call for papers - III Conferência do IESE/IESE's III Conference

O IESE anuncia a realização de uma conferência subordinada ao tema Moçambique: Acumulação e Transformação num Contexto de Crise Internacional, a ter lugar em Maputo, nos dias 4 e 5 de Setembro de 2012. Em anexo, veja o convite para submissão de comunicações para esta conferência. Agradecemos que circule esta mensagem. O convite para submissão de comunicações pode também ser descarregado do website do IESE,http://www.iese.ac.mz/.

IESE hereby announces that it will hold a conference on the theme: Mozambique: Accumulation and Transformation in a Context of International Crisis, in Maputo, on 4-5 September 2012. Please, find attached the call for papers for the conference. We would be grateful if you could circulate this message. The call for papers can also be downloaded from IESE’s website, http://www.iese.ac.mz/.

Carlos Castel-Branco
Director

quarta-feira, dezembro 14, 2011

Nova direcção na Educação da cidade de Nampula

Dhlakama agradece munícipes que gazetaram o pleito

O líder do maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, vai, nos próximos dias, proceder uma visita de trabalho aos municípios de Pemba em Cabo Delegado, Cuamba em Niassa e Quelimane na Zambézia para agradecer aos munícipes locais que optaram pela abstenção nas últimas eleições intercalares realizadas a 7 de Dezembro corrente.

Jossias Matsena queixa-se à PGR

... Apesar de ter sido restituído a liberdade, ainda não conseguiu engolir a dor motivada pela sua detenção, em Novembro último, supostamente por estar a traçar um plano de incitação a violência no país. Esta quarta-feira, lá foi a Procuradoria-Geral da República queixar-se da actuação da polícia. Ler mais

Fonte: TIM 13.12.2011

Faleceu presidente do município de Inhambane

Faleceu na tarde de ontem, no Hospital Provincial de Inhambane, o presidente do Conselho Municipal desta urbe, Lourenço da Silva Macul, vítima de doença.

Fonte: Jornal Notícias - 14.12.2011

terça-feira, dezembro 13, 2011

Futura procuradora do TPI face aos desafios políticos

"Não penso nos dirigentes que perseguimos", declarou recentemente numa entrevista à AFP em Haia, na sede do Tribunal Penal Internacional. "Trabalho para as vítimas de África, elas são africanas como eu e é daí onde eu busco a minha inspiração". Leia aqui.

Campanhas, musculatura, vitória, derrota e ajustes

O pensamento de: Fernando Ernesto Ketulo *

A província da Zambézia, no geral, e a sua capital, Quelimane, em particular, estão a passar por um período pós-eleitoral calmo e tranquilo.

Muitos pensavam que haveria confusão depois das eleições. O medo era tal que o Governo mobilizou uma força militar descomunal para Quelimane. Crianças viram pela primeira vez carros de assalto a circularem nas vias públicas. Eu já os tinha visto vezes sem conta nos tempos da guerra civil

segunda-feira, dezembro 12, 2011

Gambiana eleita procuradora do TPI

Nova Iorque - A gambiana Fatou Bensouda foi eleita hoje (segunda-feira) nova procuradora do Tribunal penal internacional (TPI) pelos 120 Estados membros desse tribunal encarregue de julgar através do mundo os autores de genocídio ou de crimes de guerra.
Fatou Bensouda sucederá em Junho Luís Moreno-Ocampo, ficará nove anos a frente do TPI. Havia em Setembro, no início do processo de selecção, 52 candidatos. Bensouda, antiga ministra da Justiça na Gâmbia, é actualmente adjunta de Moreno-Ocampo no TPI.
Ela foi eleita por consenso durante a reunião anual dos 120 Estados membros do TPI na sede da ONU em Nova Iorque.

Botswana: PR Ian Khama critica atitude de África sobre o TPI

Nova Iorque - O presidente do Botswana Ian Khama criticou os chefes de Estado africanos que se recusam a cooperar com o Tribunal penal internacional (TPI), acusando-os de colocar o continente negro “ no mau lado da história”.

"Não dá para esconder" existência de "governos não democráticos"

Cidade da Praia - Um investigador cabo-verdiano ligado a uma universidade norte-americana disse hoje (segunda-feira) que "não dá para esconder" a existência de "governos não democráticos" em África, incluindo na África Ocidental.

Quatro polícias na mira da expulsão, acusados de terem feito campanha a favor do MDM em Quelimane

Quatro agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) na Zambézia, em particular a trabalharem na cidade de Quelimane, vão responder por um processo interno porque acusados de terem feito campanha eleitoral pelo candidato vencedor das últimas eleições autárquicas intercalares, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Manuel de Araújo.

FRELIMO consolida presença no sistema bancário

O partido FRELIMO deverá fortificar o seu envolvimento na rede bancária nacional, com a entrada para o Conselho de Administração do Barclays Bank Moçambique de Luísa Dias Diogo, economista e antiga primeira-ministra do país, que se espera tenha efeitos oficiais e efectivos no início de Janeiro de 2012, de acordo com fonte interna da instituição.
Outras fontes alegaram que Diogo já está em exercício desde 30 de Novembro como PCA do Barclays Bank Moçambique, mas a visada declina confirmar ou desmentir a informação, limitando-se a afirmar que “fui convidada”.
Um informante no interior do Barclays Bank Moçambique afiançou-nos que, oficialmente, Luísa Diogo deverá entrar em funções em Janeiro, no âmbito de uma “mexida profunda” que vai atingir o próprio administrador delegado sul-africano Paul Nice, que vai para a reforma, devendo ser substituído por um outro compatriota seu, a ser designado ainda. Ler mais

Fonte: Correio da Manhã in @Verdade 12.12.2011

ESTAVA ESCRITO, QUELIMANE LIBERTOU-SE!

CRÓNICA

Por: Gento Roque Cheleca Jr., em Bruxelas

« A bússola do destino não falha » (Arrone Fijamo Cafar, in Ecos de Inhamitanga)

Gostaria de iniciar esta crónica cometendo um subterfúgio involuntário, animado pela vitória eleitoral do MDM e do seu candidato Manuel de Araújo, porquanto, neste momento, é o coração que pilota a cabeça e não o inverso.

O hara-kiri da Frelimo

Por Fernando Lima

O banho Araújo em Quelimane não só se ficou a dever à sua “performance” mas também a um verdadeiro apagão verificado na candidatura do frelimista Aboobacar Bico.

Segundo as contagens paralelas disponíveis à hora do fecho do jornal *, Manuel de Araújo, apesar dos votos nas urnas terem baixado em 12%, o candidato da oposição fez subir os votos do renamista Latifo Xarifo em 2008, de 19.236 para a fasquia dos 22 mil votos, um aumento de 16%.

domingo, dezembro 11, 2011

MDM queixa-se à CNE

O MDM alega terem desaparecidos 20 cadernos com cerca de 1 000 eleitores cada e esta situação permitiu que os eleitores pró-Maria Moreno não conseguissem votar.
O MDM reúne-se, hoje, em Cuamba, para concertar sobre o expediente a submeter à CNE distrital. No mesmo, o MDM alega terem desaparecidos 20 cadernos com cerca de 1 000 eleitores cada e esta situação permitiu que os eleitores pró-Maria Moreno não conseguissem votar. Diz ainda que o STAE introduziu 8 mil eleitores “fantasmas” nos cadernos digitalizados para facilitar a fraude a favor da Frelimo.

Fonte: O País - 12.12.2011

sábado, dezembro 10, 2011

By-election details

Provisional results for the three by-elections for mayor on Wednesday were announced Thursday afternoon by the Electoral Administration Technical Secretariat (STAE). The results cover all polling stations, but will still be changed slightly because the National Elections Commission (CNE) must recheck all ballot papers declared invalid; this will not change the outcome.

As Palavras de Lourenco Aboobacar

CAROS AMIGOS, TIVE INÚMERAS DIFICULDADES DE ACEDER A MINHA CONTA DO FACEBOOK NAS ÚLTIMAS 48 HORAS, E COMO CONSEQUÊNCIA, NÃO CONSEGUI NA HORA ÚTIL PARABENIZAR MANUEL ARAÚJO PELA VITÓRIA QUE OBTEVE NAS ELEIÇÕES AUTARQUICAS INTERCALARES NA CIDADE DE QUELIMANE. MAS PERMITAM-ME QUE APROVEITE ESTE MOMENTO PARA PARABENIZAR AO MEU IRMÃO MANUEL DE ARAÚJO PELA VICTORIA E DESEJO-LHE SUCESSOS NO CUMPRIMENTO DA NOBRE TAREFA QUE O POVO LHE CONFIOU. E AINDA, ESTÃO DE PARABÉNS OS MUNÍCIPES PELO VOTO DE CONFIANÇA. QUANTO A MIM, CONTINUAREI A DAR O MEU APOIO A TUDO QUE ESTIVER AO MEU ALCANCE. AQUELE ABRAÇO!

Fonte: Mural de Lourenco aboobacar - 10.12.2011

Mudar é possível

Editorial

Quelimane (Canalmoz) – Terminadas que estão as eleições intercalares, depois do candidato da Frelimo já ter reconhecido a sua derrota e felicitado o vencedor depois da Comissão de Eleições da Zambézia ter anunciado ontem os resultados, falta agora apenas esperar pelo “carimbo” da CNE, que deverá ocorrer nos próximos 15 de dias. Manuel de Araújo está exausto. Daviz Simango é uma espécie de messias. Quelimane e Beira preparam já um acordo de gemelagem autárquica.
A juventude inunda a sede do MDM em Quelimane de onde a policia fortemente armada já se retirou certamente envergonhada do ridículo a que o seu comando a sujeitou nestas eleições.
As ruas de Quelimane estão cheias de gente alegre.
Ninguém guarda rancor. Ler mais

Mudar é possível

Quelimane (Canalmoz) – Terminadas que estão as eleições intercalares, depois do candidato da Frelimo já ter reconhecido a sua derrota e felicitado o vencedor depois da Comissão de Eleições da Zambézia ter anunciado ontem os resultados, falta agora apenas esperar pelo “carimbo” da CNE, que deverá ocorrer nos próximos 15 de dias. Manuel de Araújo está exausto. Daviz Simango é uma espécie de messias. Quelimane e Beira preparam já um acordo de gemelagem autárquica.

Rescaldo das Eleições Intercalares: “Tareia Eleitoral”!!!

Por Jonathan McCharty

Os políticos e as fraldas devem ser trocados de tempos em tempos, e pela mesma razão.
Eça de Queirós

O "Município de Quelimane", 4o maior centro urbano do país, a avaliar pelo candidato proposto pela oposição, a quantidade de pesos-pesados da máquina governamental-partidária que praticamente ali foi fixar residência, a campanha eleitoral renhida e o engajamento dos munícipes em prol dos destinos da sua Autarquia, detém de forma incontestável o estatuto de “Epicentro destas Eleições Intercalares”, entretanto terminadas. Para quem, do nada, voluntariamente precipitou o processo que conduziu a estas eleições autárquicas, perder nesse local, naquilo que, nos termos de Edson Macuácua, se qualificaria como uma “derrota retumbante, convincente e esmagadora”, confere ao partido Frelimo a posição de maior perdedor destas eleições!! Ler mais

sexta-feira, dezembro 09, 2011

By-election details

Provisional results for the three by-elections for mayor on Wednesday were announced Thursday afternoon by the Electoral Administration Technical Secretariat (STAE). The results cover all polling stations, but will still be changed slightly because the National Elections Commission (CNE) must recheck all ballot papers declared invalid; this will not change the outcome.

RENAMO felicita MDM pela vitória no município de Quelimane

A RENAMO, o principal partido da oposição em Moçambique, felicitou hoje o candidato do MDM, Manuel de Araújo, pela vitória no município de Quelimane, considerando-a "um rastilho" para a saída da FRELIMO do poder.

quinta-feira, dezembro 08, 2011

Aires Ali: Nós e Outros

Segundo o Canalmoz, aqui, o Primeiro-Ministro Aires Ali havia dito na sessão de informacões do governo o seguinte: “Vocês dizem que o País não está a desenvolver, mas estudam nas nossas escolas, usam os nossos hospitais e frequentam as nossas universidades”.
Aqui há questões de fundo como: vocês(outros) e nós. Quem são os outros e quem são eles os donos das escolas, universidades, hospitais?

Erros que penalizaram a Frelimo em Quelimane!

Por Lázaro Mabunda

A Frelimo, apesar de ter vencido as eleições em dois municípios (Pemba e Cuamba), foi o grande derrotado das intercalares desta semana, ao deixar Quelimane cair nas mãos do jovem “Movimento Democrático de Moçambique”. O que me impressionou foi o envolvimento da juventude nas eleições de Quelimane. Até às 04h00, já havia jovens acampados à volta das mesas de voto. Este comportamento da juventude constitui um requerimento do pedido de mudança do discurso político de que os “jovens são o futuro de Moçambique” para “jovens são o presente de Moçambique”.

Quelimane, zona libertada da Frelimo

EDITORIAL: @Verdade

1. Não foi Lourenço Abubacar que perdeu. Foi todo o partido Frelimo, a sua poderosíssima máquina logística e os rostos mais salientes da sua estrutura dirigente que quase fixaram residência em Quelimane.

AVIS DU PUBLIC PRÉSENTE ANGOLA LUANDA 3



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UOCTehVwAsI&feature=endscreen&NR=1

INTERCALARES/FRELIMO GANHA EM PEMBA E CUAMBA E MDM VENCE EM QUELIMANE

MAPUTO, 08 DEZ (AIM) – Os resultados parciais das eleições intercalares realizadas Quarta-feira última em três cidades moçambicanas apontam para uma provável vitória dos candidatos da Frelimo, o partido no poder, em Pemba e Cuamba, e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), na oposição, em Quelimane.

quarta-feira, dezembro 07, 2011

A CNE

Manuel de Araújo eleito Presidente do Município de Quelimane

Manuel António de Araújo é o vencedor das eleições municipais intercalares em Quelimane com 62,27% dos votos apurados. De acordo com o resultados divulgados esta quinta-feira pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral em Quelimane o candidato Lourenço Abubacar obteve 37,72% dos votos.
O edil eleito nasceu a 11 de Outubro de 1970, em Quelimane, onde fez os seus estudos primários e secundários. Araújo estudou na Escola Primária de Coalane, anexa ao Centro de Formação de Professores Primários de Nicoadala, na Escola Secundária 25 de Junho, e na Escola Pré-Universitária 25 de Setembro, todas na cidade de Quelimane.
Fez o ensino superior no Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) e nas Universidades do Zimbabwe e Fort Hare (MPS), na Universidade de Londres (MSc SOAS) e na Universidade de East Anglia (PhD), no Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte. Leccionou na Escola Secundária 25 de Setembro, na Francisco Manyanga, no Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), na Universidade Pedagógica (UP) e na Universidade A Politécnica, em Maputo.
Manuel de Araújo foi fundador da Associação dos Estudantes de Relações Internacionais, do Conselho Nacional da Juventude, do Conselho Juvenil para o Desenvolvimento do Voluntariado, da Fundação para o Desenvolvimento da Zambézia, da Associação Moçambicana no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, e do Centro do Estudos Moçambicanos Internacionais (CEMO), onde desempenhou até ao dia 8 de Novembro do ano corrente a função de presidente.

Xirangano 03 de Dezembro de 2011



Manuel de Araujo acompanhado pelo Presidende do MDM, Daviz Simango dirigiu um Showmicio jamais visto em Quelimane. Milhares de Quelimanenses, com sede de mudança, acorreu ao local. O evento foi seguido de uma marcha pelas arterias da cidade de Quelimane.

Fonte: aqui - retirado aos 07.12.2011

RENAMO anuncia encontro entre Dhlakama e Guebuza, mas PR desconhece

Maputo, 07 dez (Lusa) - A RENAMO, o principal partido da oposição em Moçambique, anunciou hoje que o seu líder, Afonso Dhlakama, vai reunir-se na quinta-feira com o Presidente da República, Armando Guebuza, no primeiro encontro entre os dois em sete anos.
Mas, contactado pela Lusa em Maputo, o Gabinete da Presidência da República de Moçambique indicou que da agenda de Armando Guebuza para quinta-feira não consta nenhuma reunião com Afonso Dhlakama.
O alegado encontro entre o líder da oposição e o chefe de Estado, supostamente agendado para a cidade de Nampula, norte do país, foi divulgado pelo porta-voz da RENAMO, Fernando Mazanga.

Fonte: Notícias Sapo Moz - 07.12.2011

Munícipes de Quelimane, Pemba e Cuamba estão a votar; Polícia comete ilegalidades

Arrancou às 7 horas de hoje, 7 de Dezembro, o processo de votação para a eleição dos novos Edils dos municípios de Quelimane na província da Zambézia, Pemba em Cabo Delgado e Cuamba, na província do Niassa. Segundo reportam os enviados do nosso jornal àqueles três municípios, assistem-se impávido e sereno algumas irregularidades juntos as mesas das assembleias de votos distribuídas por aquelas três autarquias.

terça-feira, dezembro 06, 2011

Quelimane: uma disputa entre a continuidade e a mudança!

210 observadores nacionais e alguns internacionais (União Europeia e Estados Unidos da América) vão hoje acompanhar a transparência e justeza das eleições. Para as urnas, são esperados 134 545 eleitores, sendo 120 783 do último recenseamento e 13 762 da actualização. Nas últimas eleições, o nível de participação foi de cerca de 44%.

Rescaldo da campanha eleitoral em Quelimane: Deputado Geraldo Carvalho (MDM) processado por agressão

O deputado Geraldo Carvalho, pelo MDM, é o único processado pela Polícia da República de Moçambique (PRM) na sequência dos desacatos da passada quarta-feira em Quelimane, pois ele é indiciado de ter lançado soco contra o director provincial dos Transportes e Comunicações da Zambézia, Alberto Manharagem.

segunda-feira, dezembro 05, 2011

Na minha cidade natal, se pudesse votar, votava Manuel de Araujo.

João Carlos Trindade

Já defendi essa filosofia, mas o seu tempo de validade esgotou-se. O "Partido da Independência" já não é este, com o devido respeito. Aquele "Partido da Independência" que mereceu a nossa admiração e total apoio (onde muitos, como eu próprio, militámos) não faria uma campanha tão vazia de propostas e de soluções nem de tão baixo nível como se viu nestes dias. Porquê, então, continuar a dar o benefício da dúvida à orientação política hoje dominante e não dá-la a um jovem candidato que tem formação e quer mostrar serviço? Atenção, que estamos a falar de eleições municipais e não legislativas, nem presidenciais... Se o candidato não responder às suas promessas e não pautar a sua gestão por princípios de ética, de respeito pelo "outro", de participação democrática e cidadania activa, de salvaguarda dos interesses dos mais desfavorecidos - que é o que os quelimanenses dele esperam -, então o eleitorado cá estará nas próximas eleições para o castigar nas urnas...

domingo, dezembro 04, 2011

@:Verdade: No último dia a chuva roubou protagonismo

Efectivamente, a campanha de Manuel de Araújo terminou na sexta-feira, no campo do bairro Chirangano, onde se registou provavelmente o maior banho de multidão de todo este processo eleitoral. Araújo e Deviz, depois de pedirem os votos aos eleitores, fizeram uma marcha pela cidade que foi acompanhada por populares e simpatizantes do MDM. Ler mais

No último dia a chuva roubou protagonismo

Em Quelimane, segunda e terça-feira serão dias de reflexão. A campanha eleitoral terminou hoje à noite com a chegada da chuva que deixou visíveis os crónicos problemas de saneamento naquela urbe. Na quarta-feira os quelimanenses escolhem um novo presidente para a sua cidade.
Para o partido Frelimo, fortemente desgastado pela gestão danosa de Pio Matos, a campanha foi feita com a presença de pesos “pesados” do partido no poder. Do outro lado, Manuel de Araújo foi a grande figura da sua campanha e só nos últimos dias apareceu acompanhado pelo presidente do seu partido, Deviz Simango.

Carta aberta aos meus irmãos de Quelimane

Por Edgar Barroso

“O bom cidadão tem que se sentir indignado” – Elísio Macamo

Maputo (Canalmoz) - Vou ser breve. Irmãos, o país está ao rubro. Vêm aí, a 7 de Dezembro, as eleições intercalares para a escolha dos futuros edis das cidades de Quelimane, de Cuamba e de Pemba. Esta carta vai especificamente para os eleitores da cidade de Quelimane. Como todos vocês já devem saber, este evento é uma oportunidade única para que todos os citadinos quelimanenses adoptem a mudança que verdadeiramente querem para a sua condição, para as suas vidas e para a cidade na qual vivem, estudam e trabalham.

DIZER POR DIZER - Justiça feita!

Por Pedro Nacuo

POR um triz o efémero mandato que foi imposto pela lei, do presidente da Assembleia Municipal, que até a próxima semana é interino, ia sujar-se por causa do litígio que encontrou à volta de um terreno, na zona do Wimbe. Como “macaco-velho” evitou a vergonha e baseou-se nas regras existentes, tendo decidido contra um despacho do governador, sobre o mesmo assunto.

Eleições Intercalares - Frelimo pede voto aos taxistas de bicicleta em...



TVM: http://www.youtube.com/watch?v=zTQ9mYMBRrk&NR=1

Cidade de Quelimane



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=rQ9ZJOoB-Oo

Reflectindo: Uns negam que Pio Matos tenha sido escorracado e acusado pelos seus camaradas. Escutem esta entrevista.

Três partidos extra parlamentares manifestam apoio aos candidatos do MDM nas intercalares

Os candidatos de MDM nas eleições intercalares contam com o apoio de pelo menos três partidos extra parlamentares. Trata se do UNAMO do PDD e do PRD.
Manuel de Araújo, em Quelimane, Maria Moreno em Cuamba e Assane Tique em Pemba contam para as eleições intercalares do próximo dia 7 de Dezembro com o apoio do Partido para a Paz e Desenvolvimento de Raul Domingos, do Partido Renovador Democrático de Maneca Daniel e ainda da União Nacional Moçambicana, Unamo de Carlos Reis. Ler mais

Fonte: TIM -03.12.2011

MDM já gastou 100 mil meticais em cauções durante a campanha eleitoral

O Movimento Memocrático de Moçambique (MDM) reitera as acusações de que os seus membros estão a ser vítima de intimidação por parte das autoridades policiais nas três autarquias que vão ser palco das eleições intercalares 7 de Dezembro, nomeadamente Quelimane, Pemba e Cuamba.

sábado, dezembro 03, 2011


MocambiqueTV: http://www.youtube.com/watch?v=8_NAC1BlbdQ&feature=endscreen&NR=1

Lourenço Aboobacar responde aos críticos com trabalho árduo



MocambiqueTV: http://www.youtube.com/watch?v=AsR5wrWNVLA

Eleições Intercalares - Assamo Tique do MDM no Cariacó em Pemba



MocambiqueTV: http://www.youtube.com/watch?v=Np4SigL5z_o&NR=1

Diário da campanha eleitoral: …e no 11o dia chegou a violência

Escaramuças, entre membros das duas candidaturas, roubaram protagonismo ao comício de Lourenço Abubacar Bico no bairro de Chirangano e a caravana de Manuel de Araújo. Houve feridos e vidros partidos. Eis a outra face da campanha em Quelimane.
Um jovem simpatizante do Movimento Democrático de Moçambique, o director provincial dos transportes e comunicação da Zambézia, Alberto Manharage; e director de campanha da candidatura de Manuel de Araújo, Geraldo de Carvalho, ficaram feridos na sequência de um desaguisado provocado por membros do partido Frelimo na rua onde fica a sede do MDM.

sexta-feira, dezembro 02, 2011

“É preciso desenvolver-se a cultura democrática e dar um estatuto oficial a oposição”

Christian Daziano, embaixador da França em Moçambique, é diplomata em África há mais de 30 anos. Para ele a construção da paz é o maior exemplo moçambicano para o continente. Contudo, ressalta que o modelo de democracia do país é ‘imperfeito’ e sugere que a oposição tenha um ‘estatuto oficial’. Para o diplomata o grande desafio da próxima década é a redistribuição da riqueza. Afirma ainda que a reforma do conselho de segurança das Nações Unidas, e a presença do continente africano nas esferas de decisão, continuam como prioridades para a França.

eleitoral: Araújo esteve esteve na manhã do 11º dia no bairro de Coalane, Bico

Manuel de Araújo começou o seu 11o dia de campanha no bairro Coalane 2 e Lourenço Abubacar Bico não saiu à rua, mas fez saber que no período da tarde continuará com a sua campanha, embora não tenha revelado a sua agenda. Deviz Simango, presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), acompanhou o candidato do seu partido por Coalane 2, um bairro no qual falta tudo: água, energia, ruas e sobretudo asfaltado. Ler mais

Eleições Intercalares:Cuamba - Motorista revela que usa carro do Estad...



Fonte: MocambiqueTV - http://www.mocambique.tv/em-destaque/jose%cc%81-mandra-diz-que-na-campanha-ha%cc%81-excepc%cc%a7o%cc%83es/

Diário da campanha eleitoral: no 10° dia Moreno pediu voto dos motoristas de chapas, Lourenço fez comentários racistas

No décimo dia de campanha eleitoral em Cuamba, a candidata do MDM, Maria Moreno, visitou pelo menos cinco bairros da cidade com destaque para João, Maniua e Tetereane onde pediu aos moradores voto a seu favor, fazendo promessa de melhorar as condições de vida de todos os munícipes. Acompanhada por jovens e mulheres cantando “Maria vai ganhar”, Moreno andou pelas ruas, casa em casa, pedindo voto das mulheres, dos motoristas de chapas e prometeu criar oportunidades de empregos para todos, independentemente das simpatias partidárias.

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Manuel de Araujo e Daviz Simango.wmv



Fonte: MocambiqueTV - http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=Lz9pm6y80Y0&NR=1

Daviz Simango escala Pemba



Fonte: MocambiqueTV: http://www.youtube.com/watch?v=iuk1bE75kw8&feature=player_embedded

SE QUEM FEZ E FAZ SEGUIRÁ FAZENDO, NAO SEI PARA ONDE VAMOS!

Há quem se gabe de ter feito, estar fazendo e promete continuar a fazer. De acordo! É coisa boa reconhecer e valorar os nossos feitos _ mas é melhor ser coerente e humilde, saber estar e reconhecer o que pode nao estar bem ou a simples probabilidade de algum dia vir a errar ou a arrepender-se daquilo de que um dia se orgulhou. Ler mais

Eleições Intercalares - Daviz Simango faz campanha porta-a-porta em Pa...

m

Fonte: MocambiqueTV: http://www.youtube.com/watch?v=DcKFZEBUuRM&feature=player_embedded