quinta-feira, março 31, 2011

Ponte sobre Moculumba – recordando a minha infância

Por aqui passei muitas vezes de Jeep ou Land-Rover cujos condutores eram o saudoso padre Canova, descanse em país, padre Gino e irmã Maria.
As minhas frequentes travessias de Moculumba a pé, eram há quase 10 km ao Oeste desta ponte. Aí muitas lembranças dos meus colegas, da pausa que faziamos nas margens de Moculumba, das águas deste rio de Okukuni, daquela mata na altura quase virgem.

A Manifestação de Luanda

BD diz que estará na manifestação de Sábado “para contribuir para o fim do medo”
O BLOCO DEMOCRÁTICO, BD, tomou conhecimento da realização duma Manifestação promovida por jovens cidadãos para o dia 2 de Abril, próximo sábado, na Praça da Independência, pela LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM ANGOLA. Ler mais


A exortação foi feita em comunicado distribuido a imprensa pela União das Tendências do MPLA, a conhecida corrente que luta pela democratização do partido no poder em Angola. Ler mais

Foram consideradas certas as vaticinações segundo as quais o convite feito pelo governador de Luanda, José Maria dos Santos aos jovens promotores da manifestação de sábado seria apenas “para impor condições” quanto a realização da iniciativa democrática em favor da liberdade de expressão em Angola. Ler mais

O chefe do estado-maior das Forças de Defesa e Segurança (FDS) abandona Gbagbo?

O chefe do estado-maior das Forças de Defesa e Segurança (FDS) da Côte d'Ivoire, general Philippe Mangou, que desde Novembro de 2004 foi um dos pilares do poder do Presidente Laurent Gbagbo, refugiou-se quarta-feira na residência da embaixadora da África do Sul em Abidjan.
O general Mangou refugiou-se quarta-feira a noite, com a sua mulher e seus cinco filhos, na residência oficial da embaixadora sul-africana. Ler mais

Reflectindo: Será este o princípio do fim de Laurent Gbagbo?


Cleptocracia nos países do Terceiro Mundo (Concl.)

Por Beth Danquah

Continuacão da Parte 1
Os casos mais flagrantes foram dos saudosos ditadores Mobutu Sese Seko do ex-Zaire (actual República Democrática do Congo) e do Tenente-General Sani Abacha da Nigéria, que para o primeiro caso, durante os 32 anos que esteve no poder (1965-1997), a dívida externa do país era de US$12 biliões e acumulando uma fortuna pessoal estimada em cerca de US$7 biliões para além de concentrar nas suas mãos grande parte do PIB do país.

Daviz Simango acusa Frelimo de mobilizar munícipes para não devolverem “7 Milhões”

Na Beira presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, acusa a Frelimo de estar a mobilizar os beirenses para não reembolsarem o dinheiro que será disponibilizado aos munícipes, no quadro do Fundo para o Combate à Pobreza Urbana, também conhecido por “Sete milhões”. O edil da Beira sustenta a sua acusação,

quarta-feira, março 30, 2011

Direcção dos Antigos Combatentes de Maputo: Desvio de fundos leva funcionários a tribunal

Quatro funcionários do Estado estão desde ontem em julgamento na Matola acusados de desvio de fundos e bens do Estado alocados à Direcção Provincial dos Assuntos dos Antigos Combatentes de Maputo.
O caso, cujo processo-querela está sob a égide da 2ª sessão do Tribunal Judicial da Matola-700 com o número 481/A/2008, foi denunciado há alguns anos por Zauria Adamo, na altura chefe dos Recursos Humanos na instituição lesada, ao Presidente Armando Guebuza durante uma presidência aberta à província do Maputo. As supostas falcatruas ocorreram entre 2000 e 2003 e o Estado foi lesado em cerca de 80 mil meticais em dinheiro e bens.

Linette Olofsson - a Life Spent in Politics

By Charles Maraia

Mopeia District — There is no way one can have a conversation with Linette Olofsson without being dragged into her collection of images about her community agricultural project in central Mozambican Province of Zambezia.
It has been seven years since she left the Mozambican parliament and started the Nfuma Yatho project.
Nfuma Yatho, which means "our wealth" in the local Sena language, integrates diverse community groups: women, local leaders and families who before did not have any other source of income. The project combines livestock, fishing, a mill and a wood-fired bakery.

Costa do Marfim voltou à guerra

 Apoiantes de Alassane Ouattara abriram duas novas frentes na Costa do Marfim

Os apoiantes de Alassane Ouattara abriram duas novas frentes na Costa do Marfim: no Leste, atacaram a cidades de Laodiba, a cinco quilómetros de Bondoukou, próxima da fronteira com o Gana e avançaram para sul, para Daloa, no coração da região do cacau; a Ocidente dizem ter tomado o controlo de Duékoué, uma cidade que estava nas mãos dos apoiantes de Laurent Gbagbo desde 2003 e fecharam a fronteira com a vizinha Libéria.

A Renamo enganada mais uma vez

Eis:

O primeiro encontro aconteceu a 09 de Fevereiro num dos hotéis da capital. Estiveram no tal encontro, do lado da Frelimo, Afonso Menezes, chefe da delegação, Manuela Mapungue e Rufino Nambora. A Renamo fez-se representar por Alberto José Sabe, Meque Braz e José Ferreira Muivai para discutir sobre o custo de vida, a partidarização do Estado, a implementação do Acordo Geral de Paz e a organização dos processos eleitorais.

- A delegação da Frelimo propôs a marcação do segundo encontro no dia 24 de Fevereiro que, segundo Mamad, aconteceu e a Frelimo não trouxe soluções.

-  Para ontem estava prevista mais uma ronda, só que a Frelimo apenas enviou dois dos seus três representantes e de novo apareceu “sem soluções”. Ler mais

Fonte: CanalMoz - 30.03.2011

Adenda: o erro está corrigido

terça-feira, março 29, 2011

Reflexão sobre democracia em África

Por Amós Zacarias

Quando se fala da democracia em África, não me passa apenas de um gosto pela expressão, porque de democracia no verdadeiro sentido não existe, pois de acordo com alguns filósofos, etimologicamente a palavra democracia (demo+kratos) é um regime de governo em que, o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, por meio de representantes eleitos. Mas isto não se verifica em vários países africanos.

Primeiro-Ministro deve dar o exemplo de transparência na utilização de fundos públicos

Por Noé Nhantumbo

Visitas pelo seu partido não devem ser custeadas pelos cidadãos…

Beira (Canalmoz) - É um mau exemplo o que se passou em Nampula aquando da recente visita do Primeiro-ministro em serviço do partido Frelimo. Cada um faz trabalho político pelo partido em que encontra filiado e isso não constitui preocupação para ninguém. Agora mobilizar fundos públicos e aplicá-los em actividades de apoio a visitas partidárias é um contra-senso grave e inadmissível. Ler mais

ALGUMAS NOTAS SOLTAS SOBRE A NOSSA OPOSIÇÃO

Por: Gento Roque Cheleca Jr., em Bruxelas
“O que mais interessa, em política, é o tratamento que se dá ao presente e a forma como se preparam os caminhos do futuro”. (Mário Soares, estadista português).

Longe vão os tempos em que a nossa oposição estava coroada de políticos fulgurantes, capazes de entregar o peito às balas em defesa dos superiores interesses nacionais do país. Nessa altura (depois do Acordo Geral de Paz em Roma), perfilavam no seio de alguns partidos políticos da oposição, quatro principais paladinos de causas indubitáveis até então indomáveis e ossos duros de roer, ante uma Frelimo lunática e quimérica.

CC abre processo-crime contra Luís Mondlane

O Conselho Constitucional (CC) decidiu, em plenário, abrir processo-crime ao seu ex-presidente, Luís Mondlane, por se ter feito passar por presidente do Conselho Constitucional, quando já não o é.
No dia 21 de Março, Mondlane escreveu uma carta à Direcção Nacional de Contabilidade Pública, do Ministério das Finanças, a solicitar documentos para supostamente ajudar a sua defesa, assinando em papel timbrado do Conselho Constitucional como... presidente deste órgão.
A carta foi parar aos juízes-conselheiros do Conselho Constitucional, que decidiram instaurar-lhe processo por crime de “falsa qualidade”.
O processo já está na Procuradoria-Geral da República.

Fonte: O País online - 29.03.2011

Mo Ibrahim insta Europa a apoiar democracia em África

Paris, França (PANA) – Os interesses da Europa apenas podem ser duravelmente garantidos pela democracia e não pelo apoio aos ditadores, defendeu terça-feira em Paris o empresário de origem sudanesa Mohammed "Mo" Ibrahim.

segunda-feira, março 28, 2011

Malawianos podem estar a registar-se como antigos combatentes em Moçambique - denuncia Governador da Zambézia

O Governador da província central da Zambézia, Francisco Itae Meque, admitiu que algumas pessoas que se inscreveram como antigos combatentes, para beneficiarem de privilégios sociais inerentes a este grupo, sejam de proveniência malawiana e estejam a agir em conluio com os próprios antigos combatentes.

“Quando a guerra é necessária e urgente", livro polémico de Domingos da Cruz

A necessidade da democratização plena da sociedade angolana.

“Quando a guerra é necessária e urgente”, o titulo do segundo livro de Domingos da Cruz, um jornalista e activista cívico angolano, com forte incidência sobre a necessidade da democratização plena da sociedade angolana.
Domingos da Cruz faz um apelo aos jovens angolanos para que participem activamente na vida pública do país e que não deixem que seja uma pequena elite a decidir o futuro.
O livro “Quando a guerra é necessária e urgente”, foi lançado em Luanda, na presença de várias individualidades, e o nosso repórter Panguinho de Oliveira conversou com o autor, Domingos da Cruz, que está a estudar “Jornalismo e Democracia”.

Escute aqui a entrevista e dê-nos a sua opinião.

Fonte: Voz de Angola - 28.03.2011

Reflectindo: quem puder que escute Domingos da Cruz.

Juventude de Luanda decidida em sair à rua para exigir liberdade de expressão

Lisboa  - De acordo com um anuncio que corre nos correios eletrônicos, um grupo de jovens em Luanda escreveu uma carta ao governador de Luanda, José Maria Santos informando que  vão concentrar-se as 13h do dia 2 de Abril no largo da Independência para uma manifestação pacifica destinada a exigir a liberdade de expressão em Angola.

Esta manifestação é  pacífica e apartidária e está de acordo com a lei, já que foi devidamente comunicada ao Governo Provincial de Luanda no dia 24 de Março, como pode ser visto no documento abaixo. De acordo com a lei 16/91, o GPL teria 24 horas para proibí-la mediante uma justificação por escrito, caso contrário está automaticamente legalizada.” Dizem os promotores da iniciativa numa manifesto cujo teor se segue na integra.

domingo, março 27, 2011

Cleptocracia nos países do Terceiro Mundo (1)

Por McBeth Danquah

Cleptocracia provém do grego, que significa “Estado governado por ladrões”. A cleptocracia ocorre quando uma nação deixa de ser governada por um Estado de Direito imparcial e passa a ser governada pelo poder discricionário de pessoas que tomaram o poder político nos diversos níveis e que conseguem transformar esse poder político em valor económico, por diversos modos. O Estado passa a funcionar como uma máquina de extracção de renda ilegal da sociedade, isto é, a população como um todo, em contraposição à máquina de extracção de renda legal, o sistema de cobrança de impostos, taxas e tributos dos Estados que vivem em um regime não-cleptocrático.

Caução presidencial sem consenso

Revisão do pacote eleitoral continua a dividir membros de três partidos na Comissão de Administração Pública.

Do mau atendimento à baixaria do ministro

Por Francisco Mandlate

O Dr. Manguele cometeu um acto que considero de baixaria, quando, em Xai-Xai, durante uma cerimónia no Hospital Provincial, atacou os então correspondentes da Stv por causa da reportagem sobre o mau atendimento hospitalar.

EUA: Khadafi coloca vítimas em locais atacados por aliados

Secretário de Estado da Defesa norte-americano diz que o seu país tem relatórios dos serviços de inteligência que apontam nesse sentido.
O secretário norte-americano da Defesa dos EUA, Robert Gates, disse ter indicações que as forças leais ao líder líbio, Muammar Khadafi, estão a colocar corpos de vítimas dos seus ataques nos locais bombardeados pela coligação internacional. O objectivo será fazer passar estes mortos por vítimas dos aliados.

sábado, março 26, 2011

7 milhões, Tesouro e...Mondlane

O Governo não tem moral para mandar prender os devedores dos 7 Milhões, que devem “penchinchas”, quando o mesmo Governo assobia ao lado há 10 anos e não consegue sequer que os famosos devedores do Tesouro paguem aos poucos as suas dívidas.

Sócrates lidera eleições directas no PS

A candidatura de José Sócrates obteve uma votação «seguramente superior a 90 por cento» no primeiro dia de votações das eleições directas para o cargo de secretário-geral do PS, disse este sábado à Lusa fonte socialista.

José Sócrates disputa o cargo de secretário-geral do PS com o ex-presidente da Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo Fonseca Ferreira, com o líder do PS/Madeira, Jacinto Serrão, e com António Brotas, histórico militante socialista de Lisboa.

Líbia: Após conquistar Ajdabiya, rebeldes avançam em direcção a Brega

Benghazi - Os rebeldes consolidaram a sua posição na cidade estratégica de Ajdabiya e avançam em direcção a Brega, informou o porta-voz rebelde Shams Eddin.
O citado porta-voz assegurou a um grupo de jornalistas que os revolucionários já têm o controlo total de Ajdabiya e agora avançam rumo ao porto de Brega, cerca de 80 quilómetros ao oeste e cujo controlo os revolucionários perderam há dez dias.
Eddin, no entanto, esclareceu que ainda há combatentes das forças de Kadafi em Ajdabiya e na estrada de Brega, mas afirmou que os rebeldes capturaram o comandante das tropas leais ao regime líbio, Belgazem Ganga.

Fonte: Angola press - 26.03.2011

Sobre a devolução dos sete milhões

O jurista José Caldeira diz que o Estado não pode levar os beneficiários dos “sete milhões” à cadeia sem que o acto esteja previsto na lei como crime. De acordo com Caldeira, a única forma é instaurar-se um processo civil para a devolução dos fundos por penhora dos bens do mutuário do dinheiro...
Entretanto, Entretanto, o advogado Máximo Dias defende que tal pode acontecer, considerando que se trata de dinheiro do Estado, conseguido através da cobrança de impostos...

Leia o texto no O País online (24.03.2011)

Reflectindo: Parece-me que José Caldeira faz uma interpretação jurídica, enquanto que Máximo Dias faz uma interpretação política. Para a interpretação política, alguns régulos já estão aplicando ao mandarem chamboquear os mutuários que não devolvem o dinheiro, mas isso é legal? E será que o advogado Máximo Dias não poderia defender (duvido que ele o faria) um mutuário que ficasse preso por não devolver esse dinheiro?
Adenda: Porquê não se estudar o problema com a devolução dos sete milhões ou considerar-se a análise do economista Carlos Nuno Castel-Branco para uma solução sustentável?

A mim ninguém convence que é com ameaças que o dinheiro se devolverá. Se calhar o governo sabe muito bem disso, mas pronuncia ameaças para pensarmos que há vontade para a devolução desse dinheiro.

Angariar passageiros nos terminais gera emprego para muitos jovens em Nampula

Angariar passageiros é uma das novas actividades que se verifica em quase todas terminais de passageiros nas principais cidades do país.
Avaliar pelos resultados obtidos neste negócio, cada dia que passa em quase todas paragens há sempre novos angariadores ou seja Anarrawa como são conhecidos em Nampula.
Angariar passageiros é uma das actividades mais concorridas nos últimos tempos em Nampula, envolvendo principalmente jovens, motivados por falta do emprego formal.

sexta-feira, março 25, 2011

Obiang promete reformas políticas importantes aos partidos da oposição

Lisboa, 25 mar (Lusa) -- O presidente da Guiné Equatorial, no poder desde 1979, comprometeu-se numa reunião com dirigentes da oposição a levar a cabo reformas políticas importantes no país, como encurtar o mandato presidencial e criar um organismo contra a corrupção.

CEDEAO em busca de mandato da ONU para destituir Laurent Gbagbo

Abuja, Nigéria (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deu um passo decisivo na sua tentativa de destituir o Presidente ivoiriense cessante, Laurent Gbagbo, ao pedir às Nações Unidas autorização da aplicação imediata das decisões tomadas pelos chefes de Estado africanos em dezembro de 2010 sobre a situação na Côte d’Ivoire.

Sócrates faz declaração ao país às 20 horas

Primeiro-ministro tem uma audiência com o Presidente da República às 19:00 e fala ao país depois

José Sócrates fará uma declaração ao país às 20h00, apurou a TVI, após a audiência com o Presidente da República, que está marcada para as 19:00.
O primeiro-ministro esteve no debate no Parlamento, mas saiu após o discurso de Teixeira dos Santos. O primeiro-ministro saiu de repente da Assembleia da República, dirigindo-se para o seu gabinete sem prestar qualquer declaração aos jornalistas.
Recorde-se que a oposição chegou a acordo para chumbar o PEC e, José Sócrates já tinha dito que, caso este chumbo acontecesse, se demitiria.

Fonte: TV24 - 23.03.2011

A diferença entre líderes africanos e europeus

Por Lázaro Mabunda

O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, anunciou, na noite de quarta-feira, o seu pedido de demissão do cargo que ocupa. Na mesma altura, revelou que será candidato às eleições antecipadas que deverão ter lugar ainda neste primeiro semestre. A demissão de Sócrates, motivada por chumbo ao Programa de Estabilidade e Crescimento, vem revelar a diferença existente entre as lideranças da Europa e África.

quinta-feira, março 24, 2011

Os supostos pontos apresentados pela Renamo na mesa de diálogo com a Frelimo

A formação do Exército e da Policia da República de Moçambique (PRM);

A criação de órgãos eleitorais que considera de consensuais;

A discriminação dos cidadãos na função pública e em outras instituições humanitárias de acordo com a filiação partidária;

A manutenção da paz e democracia em Moçambique.

Leia o texto aqui

Fonte: Jornal Notícias – 25.03.2011

Benin: Oito candidatos rejeitam resultados provisórios das presidenciais

Cotonou – Oito dos 13 candidatos que participaram nas eleições presidenciais beninenses de 13 de Março corrente rejeitaram os resultados provisórios proclamados pelo Tribunal Constitucional que concedem a vitória ao Presidente cessante, Yayi Boni.

O juiz Luís Mondlane apenas confirmou hipóteses já existentes de que este governo é permeável à corrupção

 Por Gento Roque Chaleca Jr., em Bruxelas
“Os Xiconhocas estão de volta à ribalta. A vossa geração, meus queridos sobrinhos, não terá sequer uma simples pastagem (no futuro) para atenuar os duros e invisíveis golpes da miséria. Até o capim ruim que o veado não come, vós sequer tereis! E quando forem anciões (como eu, vosso tio), que de tanto mastigar no vazio a boca até anda despovoada de dentes. Não fiquem, porém, à espera que algum dia este governo compartilhe convosco o produto da esmola que recebe dos doadores, porque, como disse o músico nampulense, Salvador Maurício (antes de partir para o Reino do Senhor), os ratos roeram tudo” – Extracto da palestra com os meus sobrinhos, alargada, pela primeira vez, ao público de Bruxelas.

Rosário diz ainda que há clientelismo político na concessão de fundos

O académico Lourenço de Rosário diz ainda que há clientelismo político na concessão de fundos e põe em causa a competência dos conselhos consultivos distritais que aprovam e monitoram os projectos.
Acrescenta que há um vulnerável flagrante das autoridades distritais perante tentações de clientelismo político local. “E, é preciso não assobiar para o lado. Muito deste dinheiro serve para pagar favores políticos. Não era esta a intenção do discurso programático (de Armando Guebuza), mas não houve capacidade de monitorar e acabou-se por aí”, constata.
Lourenço de Rosário questiona os moldes de criação dos conselhos consultivos distritais, responsáveis pela aprovação e monitoria dos projectos no âmbito dos “sete milhões”, tendo dito que os critérios são de todo desconhecidos, sendo, por isso, questionável a competência deste órgão.
Disse, por outro lado, que há o um clientelismo político que não se trata exactamente de corrupção de desvio de dinheiro para fins pessoais, mas tem a ver com desembolsos por afinidades, e não com objectivo de combate à pobreza.

Fonte: O País online - 24.03.2011

quarta-feira, março 23, 2011

COM A CORRUPÇÃO À VISTA NO CONSELHO CONSTITUCIONAL, QUAL É O ESTADO GERAL DA NAÇÃO, CAMARADAS?

CRÓNICA
Por: Gento Roque Cheleca Jr., em Bruxelas

Tenho dito ao longo desta peregrinação literária que, se as famosas ‘presidências abertas’ do senhor presidente da República incluíssem os gabinetes dos seus apóstolos, é bem provável que muitos deles já tivessem renunciado às sinecuras. O problema é que o senhor Presidente da República, em nome da ‘revolução-verde’, prefere visitar hortas de meia dúzia de camponeses sorteados pelos famosos 7 milhões de meticais, em detrimento dos ‘viveiros da corrupção’. Há quem diga, porém, que tal acontece porque esses ‘viveiros da corrupção’ não possuem placas para a aterragem da frota de helicópteros presidencial, razão pela qual a corrupção no nosso país atingiu à medula governativa. Extracto da palestra com os meus sobrinhos.

Público: Sócrates pediu demissão a Cavaco

Na sequência do chumbo do Pacto de Estabilidade e Crescimento no Parlamento, o primeiro-ministro apresentou a demissão. Ler mais

Quem não devolver “sete milhões” vai à cadeia

A decisão foi tomada, ontem, pelo conselho de Ministros

A medida visa disciplinar os beneficiários do Fundo de Combate à Pobreza Urbana que não o devolvam, num acto doloso, ou seja, “não devolvem porque não querem”.

Benin à beira de uma crise pós-eleitoral

Adrien Houngbédji auto-proclamou-se segunda-feira presidente eleito do Benin

O principal candidato da oposição, Adrien Houngbédji, auto-proclamou-se, segunda-feira, presidente eleito do Benin, depois de o Tribunal Constitucional (TC) declarar o chefe de Estado cessante, Yayi Boni, vencedor das eleições de 13 de Março corrente. “Ganhei estas eleições. Sou o presidente eleito dos beninenses”, afirmou. Segundo o TC que proclamou os resultados, segunda-feira, Houngbédji obteve 35,64 por cento dos sufrágios. “Já tomei iniciativas, em concertação com os responsáveis da “União Faz a Nação”, uma coligação da oposição para que juntos enfrentemos as consequências”, declarou Houngbédji.

Khadafi jura ao Ocidente que vai vencer

Khadafi voltou ontem a falar em público, a partir de um edifício destruído. Numa mensagem transmitida pela televisão estatal, o coronel assegurou que ninguém o vai demover e que a Líbia sairá vitoriosa deste conflito.
“No final conseguiremos chegar à vitória (...) Não nos vamos render, iremos derrotá-los por todos os meios”, gritou Khadafi, assegurando que o seu regime está “preparado para a luta, seja longa ou curta”.
O coronel falou a partir do edifício destruído no passado dia 21 pelas forças da aliança e que fica no interior do seu complexo presidencial, em Trípoli. Diante de si estavam centenas de defensores do seu regime, que cumpriam o duplo papel de espectadores e de escudos humanos, na iminência de novos ataques ocidentais.

Fonte: Público.pt - 23.03.2011

“Caso Constitucional”: Inquérito condicionado à observância de estatutos

O EX-PRESIDENTE do Conselho Constitucional, Luís Mondlane, comunicou formalmente ontem, em Maputo, àquele organismo sobre a sua indisponibilidade para ser ouvido pela comissão de inquérito criada para investigar alegadas violações à lei e normas internas que regem os vários procedimentos e actos administrativos daquela instituição e os princípios éticos exigidos aos detentores de cargos daquela natureza.

terça-feira, março 22, 2011

Sócrates deverá demitir-se amanhã e comunicar ao PR

O destino de José Sócrates joga-se amanhã no Parlamento quando se votarem as resoluções sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). Falhadas as últimas tentativas de diálogo com a oposição e um "chumbo" à vista, só lhe restará um cenário: a demissão. E já deverá ir à cimeira europeia de Bruxelas, quinta e sexta-feira, como primeiro-ministro demissionário. A demissão imediata, já amanhã, é dada como certa entre os membros do núcleo duro de Sócrates. E pode comunicar a decisão ainda nesse dia ao Presidente Cavaco Silva, uma vez que a audiência semanal ficou agendada para amanhã, sabe o PÚBLICO. Ler mais

Khadafi desafia coligação internacional com novos ataques no Oeste do país

Em Misurata foram mortos mais de 40 civis

A operação militar das forças internacionais poderá “parar a qualquer momento” se Khadafi respeitar um cessar-fogo, disse o chefe da diplomacia francesa, Alain Juppé. Mas no terreno as forças do coronel intensificaram os combates no Oeste do país e estão a causar dezenas de vítimas civis.

Manhenje condenado a dois anos de prisão

O antigo ministro do Interior, Almerino Manhenje, foi hoje condenado a dois anos de prisão pela 8ª Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo. A mesma pena coube aos outros dois co-réus, nomeadamente Rosário Fidélis e Álvaro de Carvalho, antigos director e adjunto financeiros. Para o tribunal ficou provado o envolvimento dos réus, de entre outros, no crime de violação de legalidade orçamental.

Líbia: posição dos aviões aliados revelada no Twitter

Ex-militar holandês tem interceptado mensagens de rádio e divulga tudo na sua conta da rede social.

Um ex-militar holandês tem interceptado mensagens de rádio dos aviões militares da coligação e tem divulgado tudo, incluindo as posições das aeronaves, na sua conta do Twitter. Para evitar colisões com aviões civis, os aparelhos militares são obrigados a divulgar publicamente a sua posição. Por isso, não é difícil a curiosos e amadores interceptar as mensagens, utilizando aparelhos fáceis de adquirir.

segunda-feira, março 21, 2011

Na província de Nampula: Frelimo quer aproveitar desorganização da oposição

O quadro sénior e membro da Comissão Política da Frelimo, Aires Ali, pediu aos seus correligionários e demais simpatizantes da sua formação política para aproveitarem a alegada desorganização de alguns partidos da oposição para ganharem mais eleitorado nos próximos pleitos eleitorais.

Gestores públicos não serão elegíveis a deputados

GESTORES e dirigentes de empresas públicas estatais ou comparticipadas pelo Estado poderão não ser elegíveis para deputados da Assembleia da República caso seja adoptada uma proposta no sentido de alargar as incompatibilidades de exercício das funções de membro do mais alto órgão do poder legislativo no país.

Banco Mundial disponibiliza 70 milhões USD ao sector agrícola

Uma verba que irá financiar a implementação do projecto governamental de irrigação (PROIRRI), anunciou a organização

O Banco Mundial aprovou uma ajuda financeira de 70 milhões de dólares norte-americanos ao sector agrícola moçambicano, uma verba que irá financiar a implementação do projecto governamental de irrigação (PROIRRI), anunciou a organização.

Director da Juventude impede filiação de jovens em partidos da oposição

Nampula (Canalmoz) – O director dos Serviços de Educação Juventude e Tecnologia (SEJT), da cidade de Nampula, Augusto Tauancha, teceu duras críticas aos jovens que tendem a aderir aos movimentos político-partidários diferentes da Frelimo, partido no poder. Tauancha falava à margem de um debate sobre a participação dos jovens nos fóruns de tomada de decisão, promovido pelo Conselho Provincial da Juventude em Nampula, decorrido no último fim-de-semana na chamada capital do Norte. Ler mais

Fonte: CanalMoz - 21.03.2011

Reflectindo: Para democraticamente ser credível, havia representação dos outros partidos desse debate do Conselho Provincial da Juventude? Se não houve, a que se deveu? Falta de convite? Falta de interesse por parte dos partidos da oposição? Falta de quem representá-los? E se houve, qual foi a intervenção desses?

UA convoca reunião do CS da ONU sobre Líbia

Addis Abeba - O painel da União Africana (UA) sobre a Líbia decidiu convocar a 25 de Março em Addis Abeba, na Etiópia, uma reunião com os representantes dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a União Europeia e a Liga Árabe para discutir a operação militar em curso na Líbia.

Garantido salário para mais professores

O Reino Unido da Grã-Bretanha acaba de dar “luz verde” ao Governo moçambicano para contratar ainda este ano 1200 novos professores para leccionarem os níveis secundário e técnico-profissional vocacional, ao se comprometer a garantir o pagamento integral dos respectivos salários.

domingo, março 20, 2011

Forças Armadas da Líbia anunciam cessar-fogo imediato

TRÍPOLI (Reuters) - As Forças Armadas da Líbia emitiram uma ordem para todas as unidades para que observem um cessar-fogo imediato, informou um porta-voz dos militares em pronunciamento a jornalistas neste domingo.

Líbia distribui armas a mais de 1 milhão de pessoas, diz agência

ARGEL (Reuters) - O governo da Líbia iniciou a distribuição de armas a mais de 1 milhão de pessoas e deve completar a operação em horas, disse a agência de notícias estatal neste domingo.
A agência Jana citou fontes no Ministério da Defesa líbio, que disse que eles "esperam que a operação termine nas próximas horas para armar mais de um milhão de homens e mulheres". (Reportagem de Hamid Ould Ahmed)

Fonte: Reuters.br - 20.03.2011

Reflectindo: Muammar Gaddafi é mesmo um louco. Eles sabe para que servirão muitas dessas armas?
ARGEL (Reuters) - Forças leais do líder líbio Muammar Gaddafi chegaram ao centro de cidade de Misrata, dominada por rebeldes, com tanques, e muitas pessoas foram mortas a tiros, disseram moradores neste domingo.

Avanço de Khadafi para Benghazi foi «suspenso»

A primeira fase de ataques aéreos contra alvos na Líbia foi «um êxito» e permitiu criar uma zona de exclusão aérea, afirmou este domingo o principal responsável militar dos Estados Unidos, o almirante Michael Mullen, à televisão ABC.
O chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos disse também que as forças leais a Muammar Khadafi «suspenderam o avanço» para Benghazi, cidade bastião dos rebeldes a quase mil quilómetros para leste da capital, Tripoli.
Hoje de madrugada, segundo um porta-voz do comando militar africano dos EUA em Estugarda, na Alemanha, Kenneth Fidler, 19 aviões norte-americanos, entre os quais três bombardeiros furtivos B2 e caças F-15 e F-16, atacaram objetivos na Líbia.

Fonte: TV24 - 20.03.2011

Khadafi: «Vamos defender a nossa terra dos inimigos»

Líder líbio garante: «Vamos morrer como mártires». E descrever os ataques aéreos como «novo hitlerismo»

Depois de uma noite de ataques, Muammar Khadafi falou este domingo ao país, através da televisão estatal, e deixou recados às forças da coligação, a quem disse estar preparado para «uma longa guerra».
Numa declaração ao país, apenas transmitida com som, o líder líbio garantiu ainda que jamais vai permitir que estes «novos cruzados» explorem o petróleo do país.

sábado, março 19, 2011

Líbia: EUA e Grã-Bretanha disparam 110 mísseis de cruzeiro

Washington - Estados Unidos e Grã-Bretanha dispararam uma salva de 110 mísseis de cruzeiro Tomahawk contra a Líbia, informou hoje (sábado) o almirante americano William Gortney.
Os mísseis foram disparados de navios e submarinos de Estados Unidos e Grã-Bretanha e atingiram "mais de 20 alvos", incluindo instalações do sistema integrado de defesa anti-aérea e de comunicações estratégicas, todos situados na costa, segundo o almirante.
O ataque ocorreu durante a noite e será necessário "algum tempo" para avaliar o seu resultado.

Fonte: Angolapress - 19.03.2011 (22:37)

Público: Morto o Jornalista Nabbous em Bangasi, Líbia

19h12 A “cara do jornalismo dos cidadãos” na Líbia morreu hoje em Bengasi: Mohammad Nabbous, activista pró-democracia e fundador do canal televisivo online Al-Hurra foi hoje morto aparentemente a tiro por tropas de Khadafi em Bengasi, de onde enviou várias reportagens ao longo dos últimos dias. “Ele tocou os corações de muitos com a sua coragem e espírito indomável (...) O seu objectivo era contar o que se está a passar na Líbia. Por favor honrem este homem e ajudem-no a realizar o seu sonho, usando as imagens que ele captou nas vossas transmissões”, apela a Al-Hurra.

Fonte: Público.pt - 19.03.2011 (19h12)

Minuto a minuto: começou a operação militar contra Khadafi

Primeiros disparos dos aviões franceses

Ao final de um dia em que as forças de Khadafi atacaram várias posições da rebelião, apesar de insistirem que estavam a cumprir o cessar-fogo anunciado na véspera, a coligação internacional passou à acção. Um avião francês foi o primeiro a disparar contra um veículo militar do regime líbio nos arredores de Bengasi. Sarkozy avisou Khadafi: "Ainda tem tempo para evitar o pior". Ler mais

Líbia: Avião de combate é atingido em Benghazi

Tripoli - Um avião de combate foi atingido hoje em Benghazi, bastião da rebelião no leste da Líbia, e despenhou-se, constataram os jornalistas da France Presse.
O avião de combate, que sobrevoou a cidade durante alguns minutos, desapareceu de repente no céu.
A parte traseira do lado direito do aparelho estava em chamas e o avião caiu numa zona habitacional do sul de Benghazi, onde se despenhou, provocando uma explosão, seguida de um fumo bastante negro.

Fonte: Angola press - 19.03.2011

O Mondlanegate

Por Jeremias Langa

“Deixo o Conselho Constitucional convicto de que dei o melhor de mim para o desenvolvimento da instituição, quer no âmbito interno, quer na projecção da sua melhor imagem além-fronteiras”, Luís Mondlane, Presidente do Conselho Constitucional, na sua nota de renúncia.

sexta-feira, março 18, 2011

Comentário sobre suposto "nepotismo" no Governo da província de Maputo

Ei PESSOAL, o Luis Mondlane acaba de renunciar do cargo de Presidente de CC. Agora vamos atacar os desmandos da GOVERNADORA DA PROVINCIA DE MAPUTO: Desmandos de nomear irmao dela para director em MOamba, a sua cunhada(esposa do irmao director SDAE em Moamba) para chefe de gabinete da governadora, influenciar admissão do filho nas Finanças em Maputo; aliado a sua promescuidade ao sexo, alcool e suruma.
JORNALISTAS: VAMOS INVESTIGAR ESSE ASSUNTO QUE ESTÁ ABALA A PROVINCIA DE MAPUTO!

Adenda: O autor deste comentário assinou com o nome: Antonio Hama.
Fonte: O País online - 17.03.2011

Reflectindo: Alguém, incluindo Basílio Muhante, secretário-geral da "OJFrelimo" vai verificar os factos?

França diz que operação na Líbia começará em breve

PARIS (Reuters) - A França poderá iniciar operações militares contra a Líbia dentro de horas, depois que o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução permitindo esse tipo de ação, disse nesta sexta-feira o porta-voz do governo, François Baroin.
O presidente Nicolas Sarkozy reuniu-se com seu ministro da Defesa, primeiro-ministro e chefe das Forças Armadas, em busca de apoio para seu plano de sediar negociações entre autoridades da União Europeia, a União Africana e a Liga Árabe nesse sábado.

Novo Governo de Cabo Verde com alguns independentes

Composição do novo Governo de José Maria Neves

Cidade da Praia, 18 mar (Lusa) -- O primeiro-ministro indigitado de Cabo Verde anunciou hoje a composição do novo Governo, que contará com 18 ministros e três secretários de Estado, que serão empossados na próxima segunda-feira pelo presidente cabo-verdiano, Pedro Pires.

Líbia declara cessar-fogo após resolução da ONU

TRÍPOLI (Reuters) - A Líbia declarou um cessar-fogo no país para proteger os civis e cumprir uma resolução da Organização das Nações Unidas, aprovada na quinta-feira, disse o ministro líbio das Relações Exteriores, Moussa Koussa, nesta sexta-feira.
"Decidimos por um cessar-fogo imediato e por uma suspensão imediata de todas as operações militares", disse ele a jornalistas.
"(A Líbia) tem grande interesse em proteger os civis", acrescentou.. Ele afirmou que o país também protegerá todos os estrangeiros e ativos estrangeiros no país.

(Reportagem de Maria Golovnina e Michael Georgy)

Fonte: Reuters.br - 18.03.2011

E os bens camarada Luís Mondlane, devolveu?

“Custava, camarada, apertar as suas ambições, coordenar os seus interesses e disciplinar os seus apetites? Camarada, nem tudo o que brilha é ouro”
Bom dia, camarada Mondlane. Espero que esteja bem de saúde, apesar do turbulento momento que vive. Pensei em fazer uma opinião, mas não estava inspirado. Uma opinião exige muito investimento na preparação psicológica e, acima de tudo, na concentração, além de inspiração. O género que não me exigiria muita concentração seria a carta. Não estranhe camarada Mondlane. Entenda a minha situação.

ONU aprova uso da força contra Khadafi

Dez votos a favor, cinco abstenções

O Conselho de Segurança das Nações aprovou esta noite o uso da força para proteger civis contra as forças de Khadafi, excluindo o recurso a ocupação do território. Portugal votou a favor da medida.
A decisão foi recebida com alegria em Bengasi, berço da revolta líbia, onde os opositores do regime de Khadafi dispararam para o ar, saudando a medida.
Segundo as agências noticiosas, centenas de jovens concentraram-se frente à sede do Conselho Nacional de Transição, instância criada pelos revoltosos, e agitavam bandeiras da monarquia, usadas antes da tomada do poder pelo coronel Muammar Kadhafi, em 1969.
Numa primeira reacção, o regime de Kadhafi disse que a resolução das Nações Unidas "ameaça a unidade" do país.  Ler mais

Fonte: Público.pt - 18.03.2011

Luís Mondlane decidiu sair pelo seu próprio pé

Presidente do Conselho Constitucional não resistiu à pressão e renunciou
O inquérito que lhe foi instaurado no Conselho Constitucional não irá parar, apesar da sua saída. Luís Mondlane esteve um ano e 10 meses como presidente do Conselho Constitucional.
O  presidente do Conselho Constitucional, Luís António Mondlane, anunciou, ontem, ao fim da manhã, através de um comunicado de imprensa, que renunciava ao cargo que ocupava naquela instituição desde 28 de Maio de 2009. No entanto, em nenhum momento da sua nota se refere, objectivamente, à polémica em que está envolto. Sobre as razões, diz apenas que “move-me o interesse de contribuir para a salvaguarda da paz e estabilidade do país, abrindo espaço para a consolidação da democracia e do Estado de Direito democrático.”

quinta-feira, março 17, 2011

Frelimo aplaude renúncia de Mondlane: "Bem ponderada, correcta, oportuna e acertada”

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, elogiou a decisão de Luís Mondlane que, hoje, renunciou ao cargo de Presidente do Conselho Constitucional (CC), o mais alto órgão responsável para matérias de constitucionalidade no país.

Reacção de Alice Mabota sobre a renúncia de Luís Mondlane ao cargo de Presidente do CC

Reagindo a esta renúncia, Maria Alice Mabote, presidente da liga dos Direitos Humanos, instituição que exigira nas vésperas a suspensão do mandato de Mondlane, até que se conclua o inquérito que está a ser levado a cabo ao nível daquele órgão, disse ter pecado por ser tardia.

“Se ele tivesse parado e renunciado logo que o escândalo eclodiu, tinha oportunidade de sair pela porta grande e teria evitado que viessem a público mais revelações sobre a sua postura, que o levam a incorrer ao foro criminal. Neste momento, eu como pessoa e como activista dos direitos humanos não estou totalmente satisfeito, apenas com a demissão.
Ficarei mais satisfeito se ele for sentar na barra do tribunal, só assim é que direi que há justiça”.

Escute aqui.

Fonte: Voz da América - 17.03.2011

Presidente do Conselho Constitucional renunciou

O Presidente do Conselho Constitucional, Luís António Mondlane, renunciou ao cargo, esta manhã. Esta a reacção de Mondlane às acusações que alimentam a comunicação social moçambicana, nos últimos dias, sobre uma suposta gestão danosa que vinha protagonizando no Conselho Constitucional.

De manhã, Luís Mondlane falou com o Chefe de Estado, comunicando-lhe a intenção de renunciar ao cargo, por já não se sentir em condições para se manter como Presidente do Conselho Constitucional. A meio da manha, Mondlane reuniu todos os trabalhadores do Conselho Constitucional, juízes-conselheiros incluídos, e comunicou-lhes a decisão.

Fonte: O País online - 17.03.2011

Reflectindo: Parabéns Luís Mondlane pela postura de auto-responsabilização e responsabilidade. Agora resta saber se todos os que assumem alguma responsabilidade no Estado, no governo e mesmo nos partidos políticos em Moçambique, já podem aprender que a opinião pública tem que ser respeitada, acabando em definitivo com aqui é em África onde o chefe é um galo numa capoeira. Resta também saber se cada cidadão moçambicano já acredita que a sua voz pode ser útil se insiste na cidadania participativa.

As razões para o não a Ana Juliana

Acórdão do TA diz que nomeação da nova SG só podia ser por transferência

Em exclusivo, o jornal “O País” teve acesso ao acórdão no 19/2011 do Tribunal Administrativo, através do qual este órgão recusa o visto à juíza Ana Juliana de Sales Lucas e Saúte para exercer o cargo de secretária-geral do Conselho Constitucional.

VEGA 5: Sete moçambicanos estão desaparecidos

SETE moçambicanos e dois indonésios, tripulantes da embarcação pesqueira Vega 5, continuam sendo dados como desaparecidos na sequência dos confrontos armados ocorridos na noite do último domingo no Mar Arábico envolvendo os piratas e a Marinha indiana. Deste confronto resultou o resgate do barco com treze dos seus: Ler mais

A União Africana e a democracia em África

PREOCUPADOS em enraizar, no continente, uma cultura de alternância política fundada sobre a realização das eleições transparentes, livres e justas e conduzidas por órgãos eleitorais independentes, competentes e imparciais;

quarta-feira, março 16, 2011

Filho de Khadafi diz que campanha de Sarkozy foi financiada pela Líbia

Em entrevista ao canal televisivo Euronews, Saif al-Islam Khadafi, o filho do líder líbio Muammar Khadafi, afirmou que a Líbia financiou a campanha eleitoral do Presidente francês, Nicolas Sarkozy, em 2007 e que quer o seu dinheiro de volta.

Moçambique: Governo apela à vigilância face ao risco de contágio de revoltas

O primeiro-ministro moçambicano, Aires Ali, exortou hoje (quarta-feira) a população a manter-se vigilante para prevenir o perigo de instabilidade, como a que está a abalar a África do Norte e o Médio-Oriente, "assolados pela onda de manifestações populares".
Aires Ali evocou a necessidade de a população moçambicana pautar pelo "civismo e urbanismo", quando falava na sessão de perguntas e respostas entre os deputados da Assembleia da República e o Executivo.

Droga, brinquedos e bronca no CC

Por Jeremias Langa

Porque é inaceitável que o país esteja a apregoar austeridade e contenção e um dos presidentes de um órgão de soberania, como é o Conselho Constitucional, tenha um comportamento impoluto, predador, delapidador, de ostentação.

As autoridades moçambicanas decidiram terminar de uma forma surpreendentemente simples a suspeição que se levantou, na semana passada, de que dois contentores tinham ido parar ao porto de Maputo com armas e drogas: com um comunicado lacónico de dois parágrafos, emitido ao fim da manhã do sábado passado, a dizer que os contentores suspeitos, a final, não tinham armas, mas sim brinquedos. E ponto final e parágrafo no assunto.

Egipto: Dissolvidos serviços de segurança do Estado

O ministério egípcio do Interior decidiu suprimir os serviços de segurança do Estado, elemento central do sistema de repressão durante o regime de Hosni Mubarak, anunciou hoje (terça-feira) a agência oficial Mena.

terça-feira, março 15, 2011

Presidente eleito do Níger homenageia seus compatriotas pela sua vitória eleitoral

Niamey, Níger (PANA) - O presidente eleito do Níger, Mahamadou Issoufou, noticiou terça-feira um vibrante homenagem a todos aqueles que contribuíram para sua vitória na segunda volta das eleições presidenciais realizadas sábado último, 12 de março.
"O meu primeiro pensamento vai ao povo do Níger. O povo do Níger arbitrou e fê-lo com sabedoria, ou seja com responsabilidade e maturidade ao designar-me para o servir nos próximos cinco anos. Agradeço-lho", disse Issoufou num comunicado lido na sede de seu partido, o Partido do Níger para a Democracia e Socialismo (PNDS).

Jacob Zuma desloca-se à Líbia numa mediação da UA

O presidente sul-africano Jacob Zuma e quatro outros estadistas vão deslocar-se à Líbia, o mais tardar nesse fim-de-semana, no quadro de uma missão da União Africana para tentar resolver a crise que assola esse país do Magrebe, indicou hoje (terça-feira) o governo de Pretória.

Teodato Hunguana é o novo PCA das TDM

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa Telecomunicacões de Mocambique (TDM), Joaquim de Carvalho, cessou hoje as suas funções.
Em sua substituição foi nomeado Teodato Hunguana, que acumula com o seu actual cargo de PCA da Mocambique Celular (Mcel), empresa publica de telefonia movel.

Recaptura do "Vega 5": Libertados 13 moçambicanos. E os restantes seis onde andam?

O Governo moçambicano diz que 13 dos 74 tripulantes que se encontravam a bordo da embarcação de pesca “Veja 5”, propriedade da empresa Pesca Mar, recapturada na última segunda-feira, são de nacionalidade moçambicana.
Assim, faltam por resgatar seis moçambicanos, uma vez que aquando da captura a embarcação, a 27 de Dezembro último, a mesma transportava a bordo 24 tripulantes, dos quais 19 cidadãos nacionais, dois espanhóis e três indonésios.

Mahamadou Issoufou vence eleições presidenciais no Níger

Niamey, Níger (PANA) - Mahamadou Issoufou venceu as eleições presidenciais nigerinas, no termo da segunda volta organizada sábado último, segundo os resultados provisórios globais divulgados esta segunda-feira pela Comissão Eleitoral Independente (CENI).
O candidato do Partido Nigerino para a Democracia e Socialismo (PNDS/Taraye) obteve 57 porcento dos sufrágios contra 42 porcento para o seu adversário, Seini Oumarou, do Movimento Nacional para a Sociedade de Desenvolvimento (MNSD/Nassara).
Uma vez estes resultados validados pelo Conselho Constitucional, Mahamadou Issoufou vai tornar-se no primeiro Presidente da VII República, depois de derrotado na sua corrida à presidência em 1999 e 2004 pelo ex-chefe de Estado Mamadou Tanja, derrubado pelos militares em 18 de fevereiro de 2010.

segunda-feira, março 14, 2011

Kassoma decidido em retirar assento parlamentar de Kamalata Numa

Lisboa - A decisão de António Paulo Kassoma em retirar o assento parlamentar do deputado da UNITA, Abílio Kamalata Numa esta a ser atribuída uma suposta “orientação superior” do regime. A observação é em meios políticos, sustentada pelo o facto de o mesmo, na historia dos Presidentes da Assembléia Nacional ser o líder parlamentar mais submisso ao palácio presidencial. (Não toma nenhuma decisão sem antes consultar JES)

Tribunal Administrativo nega visto à nova secretária geral do Conselho Constitucional

Iinformação é avançada pela AIM

O Tribunal Administrativo recusou dar visto a Ana Juliana Lucas para o cargo de Secretária-geral do Conselho Constitucional (CC), o mais alto órgão responsável por matérias de constitucionalidade em Moçambique. A informação é avançada pela AIM, que cita fontes judiciais.

Eles conduzem-nos à desgraça

O Governo de turno tem uma grande oportunidade de entrar para a história como um bom exemplo de incapacidade e incompetência. Só há uma possibilidade para que isso não aconteça: que o povo morra de fome muito antes que a tempestade económica comece a manifestar-se.

O ministro de Planificação e Desenvolvimento já fez o alerta de sempre: dias piores estão por vir. Num país em que o primeiro-ministro não manda – a sua função é meramente cosmética, quais bolas na árvore de natal –, Aires qualquer coisa Ali, no seu estilo sacerdotal, lembrou-nos que caminhamos alegremente para o abismo. Estávamos a precisar dessa informação! Não é mesmo!!? ler mais

Rússia proíbe entrada da família Kadhafi

Moscovo - O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, proibiu hoje (segunda-feira) a entrada no país e a execução de operações financeiras em território russo do líder líbio Muammar Kadhafi e de sua familia, em decreto divulgado pela agência Interfax.

Embarcação "Vega 5" aprisionada pela marinha de guerra da Índia

Os 61 piratas somalis detidos pela marinha indiana)

A Marinha de Guerra Indiana anunciou hoje a detenção de um grupo de 61 piratas fortemente armados, bem como o resgate de 13 tripulantes que eram mantidos como reféns a bordo do barco de pesca moçambicano “Vega 5”, no Mar Arábico, a 600 milhas náuticas (cerca de 1.111 quilómetros) a Oeste da costa indiana.

Conselho Constitucional lança inquérito ao seu presidente

Maputo - O Conselho Constitucional de Moçambique (CC) lançou um inquérito ao seu presidente, Luís Mondlane, para "apurar os factos" na polémica que o opõe aos restantes magistrados do mais importante órgão constitucional e eleitoral do país.
O CC criou uma comissão que tem 10 dias para produzir um relatório, composta por três dos sete juízes do órgão: Lúcia Ribeiro, Manuel Franque e Norberto Carrilho.
Os dois primeiros foram nomeados para o CC pelo parlamento por proposta, respectivamente, da FRELIMO (no poder) e da RENAMO (principal partido da oposição) e Carrilho foi indicado pelo Conselho Superior de Magistratura Judicial.

Líbia: Governo amnistiará soldados que aderiram a rebelião

Tripoli - Os soldados que se uniram à rebelião contra o ditador Muammar Kadhafi serão "perdoados" caso decidam se entregar, anunciaram hoje (segunda-feira) as Forças Armadas líbias na televisão estatal.
O anúncio foi feito no momento em que as forças de Kadhafi avançam rumo ao leste em direcção à “capital” rebelde, Benghazi, e ameaçam a cidade chave de Ajdabiya.
Nos primeiros dias da revolta contra Muammar Kadhafi, vários soldados se uniram aos rebeldes.

Fonte: Angola press - 14.03.2011

Reflectindo: e quem seria oposição?

Desmobilizados dizem-se ludibriados pelo ministro dos Combatentes

Combatentes dos 16 anos voltam à carga

“O ministro não nos mostrou a proposta do estatuto, só disse que o mesmo nos tratava de forma equilibrada. O que não é verdade”.
Os desmobilizados de guerra voltaram à carga e dizem que estão decididos a manifestar-se e agora é de vez.

domingo, março 13, 2011

Oposição critica a medida e diz ser sintomática do retorno ao monopartidarismo

Cobrança coerciva de quotas na Frelimo

A oposição com assento na Assembleia da República critica a cobrança coerciva de quotas para o partido Frelimo. De acordo com a Renamo e o MDM, isto é uma prática da Frelimo, que periga o futuro da democracia multipartidária, onde as pessoas têm direito a filiarem-se ao partido com o qual se identificam.

Desvio no Comando-Geral da PRM: Dinheiro em falta acima de 270 biliões

O DESVIO de fundos no Comando-Geral da PRM, em Maputo, implicando alguns generais da corporação, ascende a 270 biliões de meticais da antiga família. O rombo financeiro terá ocorrido até pouco depois de 2005, ano em que houve grandes mexidas nas chefias do Comando-Geral e do Ministério do Interior.

O reino do petróleo quer mudar mas sem revolução

Por Margarida Santos Lopes

Hoje é "dia de raiva" na Arábia Saudita. Ao palácio de Abdullah chegam pedidos de uma monarquia constitucional. O povo está a perder o medo e a Casa de Saud começa a ceder. Ler mais

União Africana exige inquérito sobre presença de mercenários na Líbia

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A União Africana (UA) exigiu um inquérito sobre a eventual presença de mercenários estrangeiros na Líbia, indicando que ela poderá tomar medidas em conformidade com os tratados em vigor que proíbem a utilização de mercenários.

Tripoli qualifica de ilegal resolução da Liga Árabe contra Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A Líbia qualificou de “decisão ilegal e contrária à Carta da Liga Árabe” a resolução dos ministros dos Negócios Estrangeiros árabes para a imposição pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas de uma zona de exclusão aérea no país, segundo fonte oficial.

Líbia: Liga Árabe defende zona de exclusão aérea e contacto com oposição

Cairo - A Liga Árabe mostrou-se a favor da criação de uma zona de exclusão aérea na Líbia e de contactos com o Conselho Nacional de Transição, que reúne a oposição, anunciaram neste sábado diplomatas que participam da reunião extraordinária da organização, no Cairo.
Os ministros árabes dos Negócios Estrangeiros "resolveram de comum acordo convidar o Conselho de Segurança (das Nações Unidas) a assumir suas responsabilidades, estabelecendo uma zona de exclusão aérea para proteger o povo líbio", declarou um desses diplomatas que preferiu não ter o nome divulgado.
"A decisão foi aprovada pelos ministros árabes, com excepção dos representantes de Argélia e Síria", acrescentou.
A Liga Árabe é integrada por 22 países, mas o regime líbio do coronel Muamar Kadhafi foi excluído das reuniões depois da repressão aos rebeldes.
"Os ministros decidiram abrir canais de contacto com o Conselho Nacional de Transição (CNT) na Líbia", disse a fonte.

Fonte: Angola press - 13.03.2011

Prostíbulo Político

Basílio Muhate, fala de prostituição política, no seu mural do Facebook. E eu questiono sobre o prostíbulo político em Moçambique.

MOZAMBIQUE 178: News reports & clippings

10 March 2011
 
Guebuza: North Africa is a warning
Railway privatisation failure
Bank profits $143 mn
Elite loans to be collected
In brief: oil, party dues

sábado, março 12, 2011

Salarios de politicos convertidos em MZN

Armando Guebuza - Presidente da República de Moçambique - Data de nascimento: 1943 Moçambique - Casado

Anual: MZM 1,596,600.00
Mensal: MZM 133,050.00
Semanal: MZM 31,932.00
Diário: MZM 6,386.00

Robert Mugabe - Presidente do Zimbabué - Data de nascimento: 1924 Zimbabué - Casado - Filhos: 3
Anual: MZM 577,588.00
Mensal: MZM 48,132.00
Semanal: MZM 11,552.00
Diário: MZM 2,310.00

AIM, edicão em inglês e equilíbrio jornalístico

Parliament Opens With Conflicting Visions

Maputo — As has become normal, the formal speeches on Wednesday opening a sitting of the Mozambican parliament, the Assembly of the Republic, painted pictures so divergent that it was hard to believe that the speakers were referring to the same country.

Um desempregado, um bolseiro e uma estagiária inventaram o Protesto da Geração à Rasca

João, Paula e Alexandre formaram-se em Coimbra e passaram por associações de estudantes. Dois desencantaram-se com os partidos a que pertenciam.
Estavam os três num café de Alfama, em Lisboa, a falar da canção dos Deolinda - aquela que começa com o verso "sou da geração sem remuneração" - e da reacção emotiva das pessoas, nos Coliseus do Porto e de Lisboa, "que se levantaram e bateram palmas" e se reviram no que ouviram. E foi assim que surgiu a ideia. João Labrincha, Alexandre de Sousa Carvalho, Paula Gil (27, 26 e 25 anos) conhecem-se há anos, são amigos, também se reviram naqueles versos, mas só em parte. Por isso, nesse dia, "foi a 5 ou 6 de Fevereiro", João chegou a casa e criou um evento no Facebook. Chamou-lhe Protesto da Geração à Rasca.

Lutero Simango - Discurso de Abertura da AR

Iniciamos a presente Sessão numa altura em que os países do norte da Africa e médio oriente vivem uma atmosfera de auto afirmação exigindo mais liberdades, boa governação e partilha justa dos rendimentos. As manifestações populares foram escolhidas como a forma mais adequada e eficaz desta luta, e obviamente as teorias da guerrilha, a luta armada popular, organizações político-militares ou golpes de Estado deixam de ser os mecanismos convincentes para combater os regimes arrogantes e anti populares. As lutas pela liberdade já não podem ser traçadas a curto, médio ou longo prazos.

Organizadores do Protesto Geração à Rasca falam em 280 mil participantes em Lisboa e Porto

Milhares de pessoas em várias cidades juntaram-se ao Protesto Geração à Rasca, convocado por quatro jovens, em protesto contra a precariedade. A organização fala em 200 mil pessoas em Lisboa e 80 mil no Porto.
Em Lisboa, uma das 11 cidades onde decorre o protesto, o desfile chegou ao Rossio por volta das 16h30, com um cordão de gente que nunca parou de crescer e que quase encheu a Avenida da Liberdade. No Porto, onde a PSP apontava não para os 80 mil na rua reclamados pela organização, mas para 50 a 60 mil, a multidão obrigou a um plano B, para desviar o desfile para a Avenida dos Aliados.

União Africana reconhece vitória presidencial de Ouattara

O governo da Costa do Marfim rejeitou o endosso da União Africana à certificação das Nações Unidas do vencedor das eleições presidenciais de Novembro, afirmando que os líderes africanos estão a piorar a situação e serão responsabilizados por um possível regresso a uma guerra civil.

Embaixada dos EUA interessada no conteúdo, origem e destino dos contentores

Supostamente Contendo drogas e armas

A embaixada dos Estados Unidos da América, em Maputo, emitiu, ontem, um comunicado de imprensa no qual nega que esteja activamente envolvida na investigação de contentores que supostamente estão sob custódia das autoridades moçambicana.

Kadafi ameaça abandonar aliança com Europa contra terrorismo

Tripoli, Líbia (PANA) – O guia líbio, Muamar Kadafi, advertiu sexta-feira a União Europeia (UE) contra qualquer decisão a seu desfavor no seu combate contra os rebeldes que ele qualificou de “bandos armados do Al Qaeda que apareceram repentinamente em algumas aldeias líbias", diz a agência noticiária líbia (JANA).

Impasse nas negociações sobre Côte d'Ivoire na Etiópia

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – Um impasse surgiu nas negociações de Addis Abeba (Etiópia) entre representantes do Presidente ivoiriense cessante, Laurent Gbagbo, e de Alassane Ouattara, reconhecido como vencedor das eleições presidenciais de novembro passado, devido à rejeição das propostas feitas pelo painel da União Africana (UA) designado para encontrar uma solução para a crise pós-eleitoral na Côte d'Ivoire.

sexta-feira, março 11, 2011

Substituição de deputados falecidos

Segundo o Jornal Notícias, Rui Bulha, membro senior da Renamo, abandonou o seu partido por apesar de ser o primeiro na lista de suplentes da Renamo pelo círculo eleitoral de Sofala, foi preterito à favor de Manuel Bissopo em substituição do falecido Fernando Mbararano.
Afinal o que diz a lei da Assembleia da República quanto à substituição de deputados perecidos?

Reflectindo: 1) Tenho em mim que Rui Bulha precipitou-se na entrega do cartão da perdiz, pois que ele pode recorrer. Há uma chance de a Renamo e mesmo a direcção da Assembleia da República pedir-lhe desculpas e convidá-lo a tomar posse. 2) Espero que o MDM não faça algo igual quanto à substituição do falecido deputado Agostinho Macuácua. Quem tem o direito de o substituir é o primeiro na lista dos suplentes do MDM pelo círculo da Cidade de Maputo.